Relembre as campanhas do Vasco na Copa do Brasil; Clube fará sua 34ª estreia

O Vasco da Gama fará sua 34ª participação na Copa do Brasil diante do União Rondonópolis; relembre todas as campanhas.

Jogadores do Vasco celebrando gol contra o Água Santa
Jogadores do Vasco celebrando gol contra o Água Santa (Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama)

O Vasco estreia na Copa do Brasil 2025 na noite desta terça diante do União Rondonópolis, em Cariacica. Essa será a 34ª vez que o clube disputa a competição. Contra o time mato-grossense, o clube defende o histórico de nunca ter sido eliminado na primeira fase da competição.

A história vascaína no torneio conta com um título, em 2011, algumas campanhas que bateram na trave e eliminações precoces. O ge relembra os números e alguns momentos marcantes do time desde a primeira edição da Copa do Brasil, em 1989.

Veja as campanhas do Vasco abaixo:

FaseNº de campanhas
Título1
Final2
Semifinal7
Quartas de final5
Oitavas de final12
Quarta fase2
Terceira fase1
Segunda fase4
Fonte: Espião Estatístico

Título em 2011

O principal ano do Vasco na competição aconteceu em 2011, quando sagrou-se campeão em uma campanha memorável para o torcedor. Foram 11 jogos, com cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota – justamente num eletrizante jogo de volta da final contra o Coritiba, por 3 a 2, no Couto Pereira, que foi o suficiente para garantir a taça.

Comandado pelo técnico Ricardo Gomes, o Vasco começou a campanha com uma goleada por 6 a 1 sobre o Comercial-MS, na primeira fase. Até hoje, esta é a melhor estreia do clube na competição. Depois passou por ABC (segunda fase), Náutico (oitavas de final), Athletico-PR (quartas de final) e Avaí (semifinal).

Na final, encarou o Coritiba de Marcelo Oliveira, que fazia campanha surpreendente na competição. Em São Januário, o “Trem-Bala da Colina”, como carinhosamente ficou conhecido o time daquela campanha, venceu a ida por 1 a 0, com gol de Alecsandro.

A volta foi repleta de tensão em um Couto Pereira lotado. Alecsandro abriu o placar para o Vasco, mas o Coxa conseguiu a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Bill e Davi. Na etapa final, Eder Luís deu novo alívio ao Vasco com um chute de fora da área, que contou com falha do goleiro Edson Bastos, aos 12 minutos. O time paranaense ainda voltaria a ficar à frente no placar com Willian, 21.

Mesmo com muita pressão, o Coritiba não conseguiu furar novamente a defesa formada por Dedé e Anderson Martins, e o Vasco garantiu o título pelo critério de gols fora de casa.

Um vice e sete semifinais

O Vasco foi finalista duas vezes. Além do título de 2011, o Vasco também soma um vice-campeonato em 2006, em uma final com clássico contra o Flamengo. A equipe passou por Botafogo-PB, Iraty, Criciúma, Volta Redonda e Fluminense, mas acabou superada pelo rival com derrota nos dois jogos da decisão: 1 a 0 na ida, e 2 a 0 na volta, ambos os duelos no Maracanã.

O time de São Januário também tem sete semifinais no currículo: 1993, 1994, 1995, 1998, 2008, 2009 e 2024. A última ainda bastante viva na memória do torcedor. No ano passado, o time, à época comandado por Rafael Paiva, foi eliminado pelo Atlético-MG, com derrota por 2 a 1 na ida, na Arena MRV; e empate em 1 a 1, em São Januário.

As eliminações mais precoces

O Vasco acabou eliminado quatro vezes de forma mais precoce e caiu já na segunda fase da Copa do Brasil em 2004, 2007, 2022 e 2023.

Em 2004, o Vasco de Valdir Bigode, Beto e do goleiro Fábio empatou em 1 a 1 com o XV de Novembro no jogo de ida, no Rio Grande do Sul. No entanto, o pequeno clube gaúcho aprontou no Rio e impôs ao clube sua primeira eliminação nessa altura da competição. Dauri marcou três vezes no segundo tempo e foi o nome do jogo.

Em 2007, foi a vez do Gama eliminar o Vasco logo no início da competição. Comandado por Renato Gaúcho, o time vascaíno tinha Romário em busca do seu milésimo gol: ele estava com 998 quando o time empatou em 2 a 2 com o Gama pelo jogo de ida, em Brasília. Na volta, no Maracanã, o Vasco sofreu um gol logo no início do jogo, com Rodrigo Ninja. Renato, de cabeça, empatou para o Cruz-Maltino, mas Marcelo Uberaba marcou de falta nos acréscimos e garantiu a classificação para o time do Distrito Federal.

Em 2022, o Vasco foi derrotado nos pênaltis pelo Juazeirense, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. O time baiano converteu todas as cobranças, enquanto Nenê e Anderson Conceição desperdiçaram pelo lado vascaíno.

Por fim, a última eliminação precoce aconteceu para o ABC, em 2023. Após empate em 0 a 0, em São Januário, as equipes decidiram a vaga nos pênaltis, com derrota por 6 a 5. Na ocasião, Pedro Raul e Orellano desperdiçaram suas cobranças para o Vasco.

Vasco e União Rondonópolis se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela primeira fase da Copa do Brasil. Após mudança no regulamento na competição, não há mais vantagem de empate para o time visitante nas duas primeiras fases do torneio. Assim, em caso de empate, a vaga será decidida nas penalidades.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Copa do Brasil
Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de União Rondonópolis x Vasco

O Vasco da Gama enfrenta o União Rondonópolis em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil e IA aponta vencedor.

777 Partners pede que Vasco preste contas sob a gestão Pedrinho

Após rumores sobre possível venda da SAF, advogados da 777 Partners pedem prestação de contas do Vasco da Gama.

Coutinho participa de campanha contra gramado sintético

Grandes jogadores do futebol brasileiro, incluindo Neymar e Philippe Coutinho, participam de manifestação contra gramado sintético.

Vasco acerta com Nuno Moreira e aguarda liberação do Casa Pia

O Vasco da Gama chegou a um acordo com Nuno Moreira e espera finalizar negócio com o Casa Pia para fechar a contratação.

Vasco assina contrato profissional com 6 atletas da base

O Vasco da Gama assinou contrato de formação com Danilo, Miguel, Paulo Victor, Felipe Gabriel, Vinicius e Jarlyson Wesley.

Retorno de Rayan ao Vasco gera grande expectativa

Campeão do Sul-Americano Sub-20, Rayan tem contrato com o Vasco da Gama até dezembro, e vive expectativa sobre futuro.

Presidente do União Rondonópolis-MT exalta o Vasco e projeta jogo

O presidente do União Rondonópolis-MT, Reydner Souza, acredita em surpresa no duelo contra o Vasco, na Copa do Brasil.

Veja curiosidades do Vasco no Kleber Andrade; retrospecto é favorável

O Vasco da Gama disputará sua 14ª partida no Estádio Kléber Andrade, desde a reinauguração, que aconteceu em 2014.

Rayan é esperança de Carille para o ataque, enquanto aguarda por reforços

O atacante Rayan, campeão do Sul-Americano sub-20, fica à disposição do técnico Fábio Carille pela 1ª vez na temporada.

Vasco nunca foi eliminado da Copa do Brasil com novo formato; relembre

O Vasco nunca teve saída mais precoce da Copa do Brasil neste formato, mas não teve vida fácil para avançar de fase.