Relembre a trajetória de Geovani, eterno ídolo do Vasco e da Seleção Brasileira

Geovani morreu aos 62 anos; relembre a trajetória do eterno ídolo do Vasco da Gama e destaque da Seleção Brasileira.

Geovani Silva, ex-jogador do Vasco
Geovani Silva, ex-jogador do Vasco (Fonte: Ricardo Beliel /PLACAR)

Geovani Silva morreu nesta segunda-feira (18), aos 62 anos, deixando um legado histórico no Vasco e no futebol brasileiro. Ídolo do Cruzmaltino e ex-jogador da Seleção Brasileira, o ex-meia marcou época na década de 1980 pela qualidade técnica, liderança e títulos conquistados. Conhecido como “Pequeno Príncipe da Colina”, Geovani construiu uma das trajetórias mais importantes da história do clube carioca.

Início da carreira e chegada ao Vasco

Natural de Vitória, no Espírito Santo, Geovani nasceu em 6 de abril de 1964 e iniciou a carreira profissional na Desportiva Ferroviária. Ainda jovem, chamou a atenção do Vasco, que o contratou no começo dos anos 1980. A estreia pelo time principal aconteceu em 1982, temporada em que rapidamente conquistou espaço no elenco principal do Gigante da Colina.

Com visão de jogo apurada, habilidade com a perna esquerda e qualidade nos passes, Geovani se tornou referência no meio-campo vascaíno. Naquele mesmo ano, participou da campanha do Campeonato Carioca conquistado pelo Time de São Januário. O desempenho consolidou o meia como uma das principais promessas do futebol brasileiro da época.

Títulos e idolatria no Cruzmaltino

Nos anos seguintes, Geovani manteve o protagonismo no Vasco da Gama e formou equipes históricas ao lado de jogadores como Romário, Mazinho e Roberto Dinamite. Em 1987 e 1988, voltou a conquistar o Campeonato Carioca e reforçou sua identificação com a torcida. Foi nesse período que recebeu o apelido de “Pequeno Príncipe da Colina”, símbolo da elegância e da importância que tinha dentro de campo.

Ao todo, Geovani disputou 408 partidas pelo Cruzmaltino e marcou 50 gols. Os números colocam o ex-meia entre os jogadores mais importantes da história do Clube. Em 1989, após sete temporadas consecutivas em São Januário, foi negociado com o Bologna, da Itália, iniciando sua trajetória no futebol europeu.

Destaque na Seleção Brasileira

Paralelamente ao sucesso no Vasco, Geovani também escreveu capítulos importantes com a camisa da Seleção Brasileira. Em 1983, foi o grande destaque do Brasil na conquista do Mundial Sub-20, disputado no México. O meia terminou a competição como artilheiro e foi eleito o melhor jogador do torneio, tornando-se um dos nomes mais promissores do futebol mundial naquele momento.

Pela Seleção principal, atuou entre 1985 e 1991, acumulando 23 partidas e cinco gols. Em 1988, integrou a equipe brasileira que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul, sendo titular durante a campanha. No ano seguinte, participou da conquista da Copa América de 1989, título que encerrou um jejum de 40 anos do Brasil na competição continental.

Passagem pelo exterior e retorno ao Vasco

Depois das passagens pela Itália, Alemanha e México, Geovani retornou ao Vasco em 1992 para uma segunda passagem pelo clube. Mesmo já distante do auge técnico, voltou a conquistar o Campeonato Carioca e ampliou sua relação histórica com o Time de São Januário.

Nos anos finais da carreira, ainda teve destaque no futebol capixaba antes de encerrar sua trajetória como um dos maiores jogadores da história do Espírito Santo.

Comente

Veja também
Companheiros de Vasco prestam última homenagem a Geovani

Craque que brilhou com a camisa do Vasco da Gama nas décadas de 80 e 90, Geovani faleceu na madrugada desta segunda-feira (18)

Geovani foi homenageado pelo Vasco ainda em vida e com estádio lotado

Meia que defendeu a camisa do Vasco da Gama nas décadas de 80 e 90, Geovani faleceu na madrugada desta segunda-feira (18)

Vasco lamenta a morte de Geovani nas redes sociais

Ídolo do Vasco da Gama nas décadas de 80 e 90, Geovani faleceu na madrugada desta segunda-feira (18) após uma parada cardíaca.

Bragantino terá desfalque importante na zaga contra o Vasco

Vasco da Gama e Bragantino se enfrentam no próximo domingo (24), às 20h30, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Morre aos 62 anos Geovani, eterno ídolo do Vasco

Craque que brilhou com a camisa do Vasco da Gama nas décadas de 80 e 90, Geovani faleceu na madrugada desta segunda-feira (18)

Defesa do Vasco tem números de Z4 e direção mira reforços na próxima janela

Desempenho da zaga do Vasco da Gama tem preocupado a diretoria do Clube que já planeja fazer contratações no meio do ano.

Vasco fica em 12º no Brasileiro após a 16ª rodada; veja a tabela

Confira a tabela do Brasileirão, atualizada após a derrota do Vasco da Gama contra o Internacional, e veja como ficou a classificação.

Vasco pode ter 4 retornos importantes para decisão contra o Olimpia

Vasco da Gama deve contar com retornos importantes para o jogo da próxima quarta-feira contra o Olimpia, pela Sul-Americana.

Vasco estaria interessado em Léo Duarte, ex-Flamengo

Vasco da Gama monitora o mercado da bola e inicia contatos para tentar a contratação do zagueiro Léo Duarte, que atua na Turquia.

São Paulo avalia situação de Arboleda e Vasco monitora de perto

Com a chegada do técnico Dorival Júnior, São Paulo reavaliará futuro de Arboleda, um dos alvos do Vasco da Gama.