Relembre a conquista do tricampeonato do Vasco no Brasileiro de 1997

Há exatamente 23 anos, o Vasco da Gama vencia o Palmeiras e conquistava o tricampeonato Brasileiro, no Maracanã.

Time do Vasco da Gama de 1997
Time do Vasco da Gama de 1997 (Divulgação/ Vasco)

Há exatamente 23 anos (21/12/97), o Gigante da Colina conquistou o tricampeonato Brasileiro no Maracanã. O Vasco terminou a primeira fase da competição na liderança, com 54 pontos, após enfrentar os 26 times que participavam do campeonato. Com um ataque avassalador, o Cruzmaltino se classificou para disputa mata-mata. Na etapa seguinte, o Vasco atropelou o Flamengo por 4 a 1 e garantiu sua vaga na final para enfrentar o Palmeiras. O time carioca e o time paulista, como o melhor do grupo A e do grupo B, duelaram para saber quem levantaria a taça de 1997.

A disputa foi divida em dois jogos bem competitivos e ambas partidas terminaram empatadas, mas o Cruzmaltino levou a melhor pela vantagem que tinha do empate e se consagrou tricampeão do Brasileirão naquele ano. O primeiro duelo aconteceu no dia 14 de dezembro no estádio do Morumbi. O palco do confronto recebeu quase 55 mil pagantes. A segunda etapa foi decidida no Maracanã, no dia 21 de dezembro. O estádio estava com aproximadamente 97 mil torcedores, 89 mil eram pagantes, sendo a maioria vascaínos. Após uma sequência de partidas brilhantes, a torcida vascaína pode fazer a festa comemorando o terceiro título do Campeonato Brasileiro.

Escalação do primeiro jogo:

Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Rogério, Marquinhos, Alex (Oséas) e Zinho; Euller (Edmílson) e Viola. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vasco: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Mauricinho) e Ramon (Alex Pinho); Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes.

Escalação do segundo jogo:

Vasco da Gama: Carlos Germano; Válber, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho (Pedrinho) e Ramon; Edmundo e Evair (Nélson). Técnico: Antônio Lopes

Palmeiras: Veloso; Pimentel, Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano (Marquinhos), Rogério, Alex (Oséas) e Zinho; Euller e Viola (Cris). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Clube e jogadores relembram conquista nas redes sociais

Pelo Twitter, o Vasco da Gama publicou uma imagem celebrando os 23 anos do terceiro título de campeão brasileiro do Gigante da Colina.

Alguns dos craques que participaram da campanha do Cruzmaltino em 1997, como Edmundo, que balançou as redes 29 vezes e estabeleceu o recorde de gols em uma mesma edição do Campeonato Brasileiro, o paredão Carlos Germano e o atacante Sorato, também se manifestaram pela internet.

Vejas as postagens

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vegetti e Mateus Carvalho comemorando gol
Escalação do Vasco contra o Fortaleza

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo desta quarta-feira, contra o Fortaleza, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Nome de Paulo Pezzolano não é prioridade no Vasco; veja motivos

O Vasco da Gama tem uma lista com vários nomes de técnicos que estão sendo discutidos com os scouts da SAF e da 777 Partners.

Maxi López defendeu o Vasco entre 2018 e 2019
Maxi Lopez tentou permanência de Ramón Díaz no Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama tentou ajudar a manter Ramón Díaz, mas esbarrou na confusão sobre a saída do técnico.

Ramón Díaz durante jogo na Arena Independência
Ramón Díaz se despede do Vasco e agradece carinho da torcida

Ramón Díaz agradeceu ao carinho recebido da torcida do Vasco e falou em sonho realizado em disputar o Campeonato Brasileiro.

Maicon, zagueiro do Vasco
Com bronca e emoção, Maicon assume liderança em momento difícil do Vasco

O zagueiro ficou indignado com a derrota para o Criciúma, deu bronca no elenco e se emocionou em discurso no vestiário.