Relembre 5 vitórias históricas do Vasco sobre o Sport na Ilha do Retiro

Aquecendo as turbinas para o duelo decisivo de domingo (16), confira triunfos marcantes do Vasco contra o Sport em Pernambuco.

Vasco e Sport pelo Brasileiro de 2012
Vasco e Sport pelo Brasileiro de 2012 (Foto: Vasco da Gama)

O Vasco enfrentará no próximo domingo talvez o maior desafio da temporada 2022. A quatro rodadas do fim da Série B, o time viaja para Recife para enfrentar um adversário que está na quinta colocação, somente três pontos abaixo da equipe de Jorginho. Não perder para o Sport na Ilha do Retiro pode deixar os cariocas ainda mais perto do acesso.

A semana foi de trabalho e silêncio no CT Moacyr Barbosa. A única entrevista coletiva foi a de Marlon Gomes na última quinta-feira. Os treinos foram fechados pelo clima de decisão, mas existe otimismo entre os atletas por um resultado positivo no Recife. A confiança em alta é fruto das duas vitórias seguidas que o Vasco conseguiu na competição e, principalmente, pela quebra da sequência negativa de oito derrotas consecutivas fora de casa com o triunfo sobre o Operário há duas rodadas.

E o Vasco tem mais motivos para chegar confiante a Pernambuco. O retrospecto do time como visitante contra o Sport é positivo, com 10 vitórias contra sete vitórias do Leão, além de 11 empates. Nos gols marcados, foram 48 do Vasco e 37 de Sport.

Os dois clubes já protagonizaram uma decisão eletrizante antes: em 2008, o Sport eliminou o Vasco na semifinal da Copa do Brasil e se tornou campeão em cima do Corinthians. Na ocasião, o Leão venceu em casa por 2 a 0, e os cariocas devolveram o placar na volta, com Edmundo marcando gol no fim e depois desperdiçando na cobrança de pênalti, o que eliminou o Vasco. São considerados os jogos mais marcantes entre as equipes na história do confronto.

Mas como o foco é no desempenho do Vasco no Recife, o ge lista cinco vitórias marcantes do time carioca sobre o Sport na Ilha do Retiro. Na lista está um triunfo em que Juninho Pernambucano, revelado pelo Sport e ídolo do Vasco, foi o personagem do jogo.

Confira

Sport 0x2 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 2012

Um dos jogos recentes que mais deu o que falar entre Sport e Vasco aconteceu em 2012. Ao voltar à Ilha do Retiro após 13 anos, Juninho Pernambucano viveu a expectativa de receber o carinho no estádio onde viu nascer seu futebol. Mas foi vaiado e xingado por boa parte da torcida do Leão antes e durante o jogo. Marcou um belo gol de falta, no segundo tempo, quando mandou beijo para a família, que estava no estádio e foi hostilizada depois. O equatoriano Tenorio marcou o outro gol.

Sport 2×3 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1997

Sport 0x1 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1989

O jogo estava empatado em 0 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo, quando Tato aproveitou contra-ataque do Vasco para marcar e dar a vitória aos cariocas. A derrota custou ao Sport a vaga na segunda fase do Brasileirão e a queda para a Série B de 1990. Naquele ano, o Vasco conquistou seu segundo título brasileiro ao vencer o São Paulo na final.

Sport 2×5 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1993


Esta foi a maior goleada do Vasco sobre o Sport como visitante em jogos oficiais. O Leão abriu o placar com Luis Carlos Carioca, mas o time visitante virou para 4 a 1 com gols de França, Yan, Valdir Bigode e Junior. Bizu chegou a diminuir para os pernambucanos, porém, o Vasco matou o jogo com Pimentel e eliminou o Sport do Brasileirão.

Há registro de outra goleada do Vasco no Recife, esta a maior da história do confronto. O time carioca aplicou 9 a 2 no Sport em amistoso disputado em 1946. Os gols do visitante foram marcados por Lelé (6), Santo Cristo, Jair Rosa Pinto e Djalma. Siduca e Zé Pequeno anotaram para o Leão.

Sport 2×3 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1988

Em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Brasileirão de 1988, o Vasco bateu o Sport no Recife por 3 a 2, vitória que rendeu ao time carioca a melhor campanha da primeira fase, ao lado de Fluminense e Internacional, com 27 pontos. O Vasco foi o líder do Grupo B.

Na segunda fase, o time carioca também alcançou a melhor campanha, com 27 pontos e líder do seu grupo. Do outro lado, o Sport foi líder do Grupo A, com 21 pontos. As duas equipes foram eliminadas nas quartas de final: o Vasco caiu para o Fluminense, e o Leão para o Bahia, que se tornou campeão.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Caetano, zagueiro do Corinthians
Veja jogadas de Caetano, cogitado no Vasco

Zagueiro que atuou pelo Goiás no Campeonato Brasileiro, Caetano pode pintar no Vasco da Gama para a próxima temporada.

Caetano, zagueiro do Corinthians
Vasco demonstra interesse em Caetano, zagueiro do Corinthians

O Vasco da Gama teria sondado o zagueiro Caetano, de 23 anos, que pertence ao Corinthians, mas estava emprestado ao Goiás.

Pedrinho em audiência na Câmara de Vereadores do Rio
Investidor da Rússia é o 3º interessado na SAF do Vasco

Em busca de uma empresa para comprar a SAF, o Vasco da Gama tem outro interessado, um investidor da Rússia.

Pedrinho em entrevista coletiva
Confira quais setores o Vasco precisa reforçar para 2025

A diretoria do Vasco da Gama sabe que precisa buscar reforços pontuais para a temporada de 2025; confira setores mais carentes.