Relembre 10 jogos épicos da história do Vasco da Gama

Neste 120 anos do Vasco, relembre os dez jogos épicos da história cruz-maltina, entre eles estão a final da Libertadores de 98.

O Vasco da Gama completa 120 anos nesta terça-feira. Para comemorar a data, o LANCE! preparou uma galeria especial relembrando dez jogos épicos da história cruz-maltina. Na lista, estão a final da Libertadores de 1998, a virada histórica sobre o Palmeiras na Mercosul de 2000 e muito mais. Confira!

Vasco 4×3 Palmeiras – Final da Copa Mercosul de 2000

O Vasco protagonizou a ‘virada do século’ na decisão da Copa Mercosul de 2000. O Gigante da Colina terminou o primeiro tempo sendo derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras, no antigo Palestra Itália. No entanto, na segunda etapa tudo mudou e o Cruz-Maltino conseguiu a virada, com um show do baixinho Romário, autor de três gols.

Vasco 1 x 1 River Plate – Semifinal da Libertadores de 1998

Quem nunca ouviu a torcida vascaína cantar “Gol do Juninho, Monumental…”? Na semifinal da Libertadores de 98, o Reizinho saiu do banco para marcar um gol histórico de falta e levar o Vasco para a decisão do torneio continental, o que inspirou a criação do canto.

Vasco 2 x 1 Barcelona de Guyaquil – Final da Libertadores de 1998

No ano de seu centenário, o Vasco conquistou o título mais importante de sua gloriosa história. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, em São Januário, a equipe de Antonio Lopes foi a Guyaquil encarar o Barcelona e conseguiu mais uma vitória, desta vez por 2 a 1, resultado que lhe assegurou a taça.

Vasco 4 x 1 Flamengo – Semifinal do Brasileiro de 1997

Na semifinal do Brasileiro de 1987, o Vasco conseguiu uma de suas vitórias mais marcantes sobre o Flamengo, seu maior rival. Com um show de Edmundo, o Gigante da Colina goleou o clube da Gávea e garantiu vaga na decisão do torneio.

Vasco 1 x 0 Flamengo – Final do Carioca de 1988

A final do Carioca de 1988 teve um herói improvável. Cocada saiu do banco aos 41 minutos da segunda etapa e precisou de apenas três minutos em campo para marcar o gol do título vascaíno, contra o Flamengo.

Vasco 2 x 1 Fluminense – Final do Carioca de 2003

​Na decisão do estadual de 2003, o Vasco venceu o Fluminense no Maracanã lotado e ficou com o título. Além da conquista, a partida ficou marcada por conta do famoso cruzamento de letra de Léo Lima.

Vasco 2 x 1 Cruzeiro – Final do Brasileiro de 1974

Em 1974, Vasco e Cruzeiro terminaram o quadrangular final do Brasileirão empatados na liderança. Por este motivo, um jogo extra foi realizado no Maracanã e o Gigante da Colina levou a melhor sobre o clube mineiro.

Vasco 3 x 1 São Caetano – Final da Copa João Havelange

Vasco e São Caetano decidiram a Copa João Havelange, em 2000. No jogo de volta, realizado no Maracanã, o Cruz-Maltino levantou a taça ao vencer o clube paulista por 3 a 1, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário.

Vasco 2 x 3 Coritiba – Final da Copa do Brasil de 2011

O Vasco conquistou sua primeira e única Copa do Brasil em 2011, sobre o Coritiba. O clube cruz-maltino perdeu a partida por 3 a 2, em Curitiba, mas, como havia vencido no jogo de ida em São Januário por 1 a 0, levantou o caneco por conta do gol qualificado.

Vasco 1 x 0 São Paulo – Final do Brasileiro de 1989

​Em 1989, o Vasco, campeão do Grupo B, decidiu o Brasileiro contra o São Paulo, campeão do Grupo A. O clube carioca venceu a partida no Morumbi por 1 a 0, gol de Sorato. Como a equipe de Nelsinho Rosa tinha a melhor campanha, não foi necessário a realização do segundo jogo.

Lancenet

Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.