Relembre 10 jogos épicos da história do Vasco da Gama
Neste 120 anos do Vasco, relembre os dez jogos épicos da história cruz-maltina, entre eles estão a final da Libertadores de 98.
O Vasco da Gama completa 120 anos nesta terça-feira. Para comemorar a data, o LANCE! preparou uma galeria especial relembrando dez jogos épicos da história cruz-maltina. Na lista, estão a final da Libertadores de 1998, a virada histórica sobre o Palmeiras na Mercosul de 2000 e muito mais. Confira!
Vasco 4×3 Palmeiras – Final da Copa Mercosul de 2000
O Vasco protagonizou a ‘virada do século’ na decisão da Copa Mercosul de 2000. O Gigante da Colina terminou o primeiro tempo sendo derrotado por 3 a 0 pelo Palmeiras, no antigo Palestra Itália. No entanto, na segunda etapa tudo mudou e o Cruz-Maltino conseguiu a virada, com um show do baixinho Romário, autor de três gols.
Vasco 1 x 1 River Plate – Semifinal da Libertadores de 1998
Quem nunca ouviu a torcida vascaína cantar “Gol do Juninho, Monumental…”? Na semifinal da Libertadores de 98, o Reizinho saiu do banco para marcar um gol histórico de falta e levar o Vasco para a decisão do torneio continental, o que inspirou a criação do canto.
Vasco 2 x 1 Barcelona de Guyaquil – Final da Libertadores de 1998
No ano de seu centenário, o Vasco conquistou o título mais importante de sua gloriosa história. Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, em São Januário, a equipe de Antonio Lopes foi a Guyaquil encarar o Barcelona e conseguiu mais uma vitória, desta vez por 2 a 1, resultado que lhe assegurou a taça.
Vasco 4 x 1 Flamengo – Semifinal do Brasileiro de 1997
Na semifinal do Brasileiro de 1987, o Vasco conseguiu uma de suas vitórias mais marcantes sobre o Flamengo, seu maior rival. Com um show de Edmundo, o Gigante da Colina goleou o clube da Gávea e garantiu vaga na decisão do torneio.
Vasco 1 x 0 Flamengo – Final do Carioca de 1988
A final do Carioca de 1988 teve um herói improvável. Cocada saiu do banco aos 41 minutos da segunda etapa e precisou de apenas três minutos em campo para marcar o gol do título vascaíno, contra o Flamengo.
Vasco 2 x 1 Fluminense – Final do Carioca de 2003
Na decisão do estadual de 2003, o Vasco venceu o Fluminense no Maracanã lotado e ficou com o título. Além da conquista, a partida ficou marcada por conta do famoso cruzamento de letra de Léo Lima.
Vasco 2 x 1 Cruzeiro – Final do Brasileiro de 1974
Em 1974, Vasco e Cruzeiro terminaram o quadrangular final do Brasileirão empatados na liderança. Por este motivo, um jogo extra foi realizado no Maracanã e o Gigante da Colina levou a melhor sobre o clube mineiro.
Vasco 3 x 1 São Caetano – Final da Copa João Havelange
Vasco e São Caetano decidiram a Copa João Havelange, em 2000. No jogo de volta, realizado no Maracanã, o Cruz-Maltino levantou a taça ao vencer o clube paulista por 3 a 1, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário.
Vasco 2 x 3 Coritiba – Final da Copa do Brasil de 2011
O Vasco conquistou sua primeira e única Copa do Brasil em 2011, sobre o Coritiba. O clube cruz-maltino perdeu a partida por 3 a 2, em Curitiba, mas, como havia vencido no jogo de ida em São Januário por 1 a 0, levantou o caneco por conta do gol qualificado.
Vasco 1 x 0 São Paulo – Final do Brasileiro de 1989
Em 1989, o Vasco, campeão do Grupo B, decidiu o Brasileiro contra o São Paulo, campeão do Grupo A. O clube carioca venceu a partida no Morumbi por 1 a 0, gol de Sorato. Como a equipe de Nelsinho Rosa tinha a melhor campanha, não foi necessário a realização do segundo jogo.
Lancenet