Reforma de São Januário tem prazo de 3 anos e custo de R$ 506 milhões; veja detalhes

Proposta de reforma de São Januário já foi aprovada pela prefeitura do Rio e passará por votação na câmara municipal.

Projeto do Vasco para a reforma de São Januário
Projeto do Vasco para a reforma de São Januário

À espera do potencial construtivo de São Januário, cujo projeto de lei já está na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, o Vasco investiu na atualização do plano de reforma e ampliação do seu estádio. O ge teve acesso a parte do projeto que foi enviado pelo clube à Prefeitura do Rio.

O projeto de lei assinado pelo prefeito Eduardo Paes é voltado exclusivamente para esta proposta de reforma apresentada pelo clube. Para conseguir o potencial construtivo, o Vasco precisou entregar à prefeitura o projeto arquitetônico junto com memorial descritivo, orçamento e projeção de receitas do novo São Januário.

O clube tem como base o projeto desenvolvido por Sérgio Dias na gestão do ex-presidente Alexandre Campello. O arquiteto foi o responsável também pela atualização da proposta. A equipe conta ainda com os arquitetos Ana Carolina Dias, Clarissa Pereira, Felipe Nicolau e William Freixo. Todos são torcedores do Vasco e frequentadores de São Januário.

A ideia é aumentar a capacidade para 47.383 torcedores com a construção de uma arquibancada na parte sul, fechando assim o campo. Também estão previstas a construção de duas torres ao lado da fachada principal, que abrigariam estabelecimentos como museu, loja e restaurante, e a criação de 1.440 vagas de estacionamento. Todo o complexo esportivo será modernizado.

A reforma hoje está orçada em R$ 506 milhões e o prazo de execução é de três anos. A expectativa do clube é poder inaugurar a obra em abril de 2027, quando São Januário completa 100 anos. Tem outra data nos sonhos do Vasco: lançar a obra, com o projeto aprovado e o dinheiro em mãos, em 7 de abril do ano que vem, dia que marca o centenário da Resposta Histórica.

O Vasco já tem memorandos de entendimento (espécie de pré-contrato) assinados com empresas interessadas em comprar o potencial construtivo. Os valores chegam perto do orçamento da obra.

Veja os principais pontos do projeto:

  • Capacidade total: 47.383
  • Tribuna: 123
  • Camarotes: 2.541
  • Camarotes coletivos: 378
  • Frisas: 210
  • Lounges: 1.130
  • Cadeiras: 10.258
  • Arquibancadas: 32.743

Fachada histórica + torres

As torres laterais à fachada principal foram idealizadas em contraste com o estilo arquitetônico, mais modernas. Importante ressaltar que nada será construído em discrepância com a altura da fachada.

Na torre à esquerda da fachada ficará uma área para eventos, podendo gerar renda para o clube, um restaurante e pavimento administrativo e camarotes, todos com varanda. Na torre à direita ficarão a loja do Vasco, outro restaurante e um museu que vai encorpar a sala de troféus.

O estádio terá acesso pelos quatro lados, todos com acessibilidade universal.

Fachada Norte – esplanada

O Vasco vai utilizar 10 mil m2 da sua área para a esplanada, abrindo seu terreno ao público, sem barreira de acesso, na fachada Norte, voltada para a comunidade da Barreira. Nessa parte, estará estampada a Resposta Histórica de 1924, gravada em pedra. O projeto externo do estádio faz referência aos azulejos portugueses e a símbolos vascaínos.

Já na Rua Ricardo Machado, o plano é fazer um painel com imagens de grandes ídolos do Vasco.

Fachada Leste

Projeto tem referência à camisa do Vasco, com a faixa diagonal e a Cruz de Cristo, na fachada leste.

Arquibancada

O setor popular de São Januário é a grande mudança desse projeto em relação ao anterior: a arquibancada, onde os torcedores ficarão em pé, será o setor mais próximo do campo – distância de 10 metros – e também o com maior capacidade e ingressos mais baratos. O setor norte foi desenhado em homenagem aos Camisas Negras.

Seguindo modelo de clubes europeus, a arquibancada terá uma barreira de proteção (safe standing) que permitirá a flexibilidade do setor. Essas barreiras terão apoios que permitirão a mudança para cadeiras, caso o Vasco opte por diminuir a carga de ingressos em algum jogo ou até mesmo em caso de eventos, como shows, em São Januário.

Camarotes

O projeto prevê a construção de 133 camarotes ao longo de todo o estádio, o que vai criar mais uma fonte de renda para o Vasco.

Complexo esportivo

O potencial construtivo não abrange somente o estádio, mas todo o complexo esportivo de São Januário. Assim, o projeto também contempla capela, clube social (piscina) e uma torre esportiva com três pavimentos: quadra de vôlei e basquete, quadra de futsal e quadra de ginástica e luta. As duas primeiras com capacidade para cinco mil torcedores.

Visitantes

A torcida visitante ficará praticamente no mesmo lugar onde fica hoje e terá “tratamento privilegiado”, conforme definiu um dirigente do Vasco. Os camarotes localizados no setor adversário não serão vendidos. Ideia é que sejam disponibilizados para diretoria e funcionários do clube visitante.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    O gramado será trocado por grama sintética ou vai ficar a grama natural ?
    Na reforma do estádio.

  • Responder

    Essa grana toda e nem vai chegar a 50 mil?! Só podia ter um “Freixo” no meio disso tudo! Torcedor Nutela.

Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.