Reforma de São Januário pouco avança sem a presença de investidores

Processo de modernização de São Januário pode sofrer atrasos por conta da falta de capital de investidores.

Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama
Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O ano de 2021 foi de pouco avanço na reforma de São Januário. Depois de encerrar a parceria com a WTorre, empresa que atuaria na captação de recursos, o Vasco termina a temporada sem ter investidores para tocar a obra.

Desta forma, a modernização do estádio não começou, como era o planejado. E há o risco de outro prazo não ser cumprido: a inauguração em 21 de agosto de 2023, aniversário de 125 anos. Por isso, o Vasco cogita tocar o projeto por etapas.

Se ainda não há máquinas e operários transformando o estádio em um canteiro de obras, houve evolução naquele trabalho que pouco aparece. Além de continuar o processo de regularização de matrículas dos terrenos que contemplam o complexo de São Januário, o Vasco intensificou contato com a prefeitura do Rio. A ideia foi preparar o terreno para facilitar o processo de licenciamento. Há boa relação entre as partes.

Como falta dinheiro para concluir o projeto técnico e iniciar a obra propriamente dita, o Vasco passou a avaliar alternativas. Uma delas é fazer a reforma por etapas. Neste caso, ela começaria pela Social. E, aí sim, poderia ser inaugurada em 2023. O debate em torno do clube-empresa iniciado pela direção, que contratou estudos sobre o tema, avaliará a situação de São Januário.

A obra tem orçamento estimado em R$ 275 milhões, começou a ser planejada na gestão de Alexandre Campello e continuou sendo tratada como prioritária por Jorge Salgado, atual presidente. Pelo cronograma, o prazo de construção é de 18 meses, mas são necessários seis meses de desenvolvimento e aprovação do licenciamento do projeto. A WTorre deixou de atuar na captação de recursos, mas tem a prioridade em operar o novo estádio.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

José Roberto Lamacchia e Leila Pereira
Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Álvaro Pacheco, possível novo técnico do Vasco
Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

Lúcio Barbosa durante apresentação da Betfair no Vasco
SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.