Recorde de gols de Edmundo no Brasileiro pelo Vasco completa 25 anos
Em 1997, Edmundo bateu recorde de gols numa só partida pelo Brasileiro, ao marcar 6 vezes contra o União São João.
O dia 11 de setembro de 1997 entrou para a história do Vasco e de Edmundo. Há exatos 25 anos, o atacante balançava as redes seis vezes contra o União São João, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se tornava o atleta com o maior número de gols marcados em uma mesma partida na história do torneio. Marca que não foi superada até hoje.
O dia histórico de “Animal”, em São Januário, começaria com uma outra marca importante naquela edição: o gol mais rápido do torneio, logo aos 27 segundos de jogo. Todos os outros cinco gols aconteceram no segundo tempo.
O número poderia ter sido ainda maior. Isso porque Edmundo ainda desperdiçou um pênalti na segunda etapa, quando já havia marcado cinco vezes no duelo. O pênalti defendido pelo goleiro Adinam salvou um pouco a noite do arqueiro que já havia falhado em dois gols do atacante vascaíno.
Naquela partida, o Vasco do técnico Antônio Lopes foi a campo com a seguinte formação: Márcio, César Prates, Alex, Mauro Galvão, Felipe, Luisinho (Odvan), Nasa (Fabrício Eduardo), Juninho Pernambucano (Mauricinho), Ramon, Pedrinho e Edmundo.
Desde então, o recorde histórico se mantém intacto há 9.131 dias. Alguns jogadores passaram perto da marca, com cinco gols em um jogo na competição, mas não alcançaram os seis gols de uma só vez. Ronaldo Fenômeno, Nunes, Roberto Dinamite e Magno Alves são alguns dos nomes que conseguiram marcar cinco gols em um só jogo no Campeonato Brasileiro.
O brilho de Edmundo, em 1997, foi primordial para a campanha do tricampeonato brasileiro do Vasco. O camisa 10 terminou a competição como artilheiro isolado e foi responsável por 29 dos 69 gols da equipe – o que corresponde a 42% do total. O atacante chegava ali ao topo da artilharia de uma mesma edição do Brasileiro até então.
Em 2003, o recorde de gols seria superado por Dimba, que balançou as redes 31 vezes pelo Goiás. No ano seguinte, Washington ultrapassaria o número, com seus 34 gols anotados com a camisa do Athletico-PR. O feito do “Coração Valente” é o maior da história do Brasileiro até hoje.
Fonte: Globo Esporte