Rayan ganha espaço em treinos e pode ser novidade no profissional do Vasco

Com multa de R$ 430 milhões, o atacante Rayan, de 16 anos, é a principal promessa da base e vem treinando no profissional do Vasco da Gama.

Rayan em treino do profissional do Vasco
Rayan em treino do profissional do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Depois de Gabriel Pec, Andrey Santos, Marlon Gomes, Eguinaldo e companhia, outro jogador da base do Vasco tem dado os primeiros passos no time profissional. Ainda de forma tímida, Rayan, de apenas 16 anos, atrai os olhares de Maurício Barbieri, que o relacionou para dois jogos no Brasileirão. O diretor esportivo Paulo Bracks disse que ele “pode ser o futuro do clube”.

O atacante, inclusive, passou à frente de Rwan Cruz, reforço contratado em abril. O centroavante emprestado pelo Santos ficou fora da relação para o jogo contra o Fortaleza, na última rodada, enquanto Rayan viajou com o time para a capital cearense. Na ocasião, o Vasco não pôde contar com Pedro Raul, suspenso, e o jovem ganhou vaga na delegação.

Ele já havia sido relacionado para o jogo contra o Santos, em São Januário. No entanto, o jovem ainda não foi escalado pelo treinador no Campeonato Brasileiro. Rayan até já estreou pelo profissional em 2023, mas no Carioca, quando entrou no segundo tempo contra Audax e Boavista. Na ocasião, se tornou o mais novo a atuar pelo Vasco no século 21.

Sem pressão

Rayan tem treinado com certa frequência no profissional. Não só ele, mas alguns jogadores da base vivem o dia a dia do time principal como parte do processo de desenvolvimento dos garotos. O Vasco entende ser importante a troca com atletas mais experientes.

No caso do atacante, Barbieri o vê como uma grande promessa para uma das posições mais carentes do clube no momento. Mas Rayan é ainda muito jovem e é preciso cautela para usá-lo.

Tanto que o atacante ainda não foi integrado de fato no profissional. Nem mesmo ao sub-20. No dia 20 de maio, ele foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo que garantiu ao Vasco o título da Taça Guanabara Sub-20. Marcou um dos gols, inclusive. No entanto, ainda tem idade sub-17, e algumas pessoas dentro do clube acreditam que ele precisa de mais minutagem na base.

O principal é não pressionar o garoto. Como disse o técnico do time sub-20, William Batista, em entrevista recente ao ge, o projeto do Vasco para Rayan no momento é que ele se divirta.

– O melhor do Rayan é desfrutar do que faz. Treina, joga no sub-17, joga no sub-20, é relacionado no profissional. Estamos falando de um menino de 16 anos, que gera uma expectativa pelo potencial, mas que ainda assim é um jovem – disse William, que acrescentou:

– O que nós pensávamos com essa idade? Acho que ele tem que se divertir jogando futebol, falo para ele que o jogo tem que ser o ápice da semana dele, porque ele estando feliz, desfrutando, ele vai dar alegria para todo mundo. Ele tem essa capacidade de um jogo alegre.

Rayan tem três jogos e um gol no time sub-17 nesta temporada. Pela equipe sub-20, o atacante entrou em campo cinco vezes e anotou dois gols, além de ter dado duas assistências.

Uso da base

Nos últimos anos, a base tem servido bem o time profissional do Vasco. Muitas vezes foi solução em momentos conturbados, o que acabou prejudicando o processo de desenvolvimento de alguns jovens. Muitos saíram sem dar os retornos técnico e financeiro que o clube esperava.

Em 2023, mesmo com o investimento da 777, a SAF ainda aposta nos garotos. O time titular entrou em campo com quatro crias do Vasco nos últimos jogos: Galarza, Barros, Pec e Figueiredo. Em coletiva na última terça, o diretor esportivo Paulo Bracks disse que o uso dos jovens sempre esteve nos planos e faz parte do processo de desenvolvimento traçado pelo clube.

– O Vasco sempre valorizou a base. Os torcedores reivindicam a volta de jogadores da base. E de uma hora para outra eu vejo críticas ao uso da base. Vai continuar, porque são jogadores em processo de formação. Vão ter todo o nosso respaldo aqui. A gente está fazendo diferente do que outros clubes fazem. Clubes que estão com performance alta não têm nenhum jogador de base como titular, e a gente entende que esse processo é errado – afirmou.

– Esses jogadores estão amadurecendo dentro da competição, que é dura. Aqui tem jogadores de talento, que são futuro do clube. No último jogo tinha um jogador de 16 anos (Rayan) no banco de reservas que pode ser o futuro do Vasco. Somados os investimentos feitos, o uso da base e as rotas que precisam ser corrigidas, quem vai dar a solução está aqui – completou o dirigente.

Principal promessa da base do Vasco hoje, Rayan assinou seu primeiro contrato profissional em dezembro do ano passado – válido até o fim de 2025. A multa rescisória para clubes do exterior é avaliada em 80 milhões de euros (cerca de R$ 430 milhões na cotação atual).

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rayan
Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.