Rayan disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Vasco

Atacante que é tratado como um diamante bruto em São Januário, Rayan vai compor a delegação do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Rayan comemorando gol contra o Palmeiras
Rayan comemorando gol contra o Palmeiras (Foto: Matheus Lima/Vasco.com.br)

Depois de Andrey Santos, que virou titular no time profissional com apenas 17 anos, o Vasco tem outra joia saindo do forno. Destaque na temporada do sub-17, o atacante Rayan está perto de assinar seu primeiro contrato com o clube e, aos 16 anos, é tido como a principal promessa da base vascaína.

O jovem encerrou a temporada na última sexta-feira marcando um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, que selou a conquista do Campeonato Carioca Sub-17. Ao todo foram 29 gols em 34 jogos pela categoria esse ano. Rayan também atuou pelo sub-20, mas saindo do banco de reservas na maior parte das vezes. A expectativa é que o atacante passe pelo processo de transição base-profissional já no ano que vem, como aconteceu com Matheus Julião e Erick Marcus esse ano.

Rayan pelo sub-17 em 2022

  • 34 jogos
  • 29 gols
  • 5 assistências

Rayan pelo sub-20 em 2022

  • 9 jogos
  • 2 gols
  • 2 assistências

Apesar do fim da temporada, Rayan não está de férias. Os garotos do sub-15 e sub-17 seguem em São Januário até o dia 15 de dezembro por conta do calendário escolar. Mas o atacante também não será liberado depois disso. O sub-20 vai se reapresentar no fim desse mês visando a Copa São Paulo de Futebol Junior. A competição será disputada entre 2 e 25 de janeiro e, muito provavelmente, Rayan estará na delegação do Vasco em Osasco, região metropolitana de São Paulo.

Rayan chegou ao Vasco com 6 anos e se destacou por todas as categorias que passou, pulando etapas. Não à toa estreou pelo sub-20 ainda com 15 anos. Além do Carioca Sub-17, também conquistou a Copa Rio da categoria esse ano – o Vasco venceu o Fluminense nos dois jogos, por 2 a 0 e 2 a 1, e o atacante marcou os quatro gols das finais.

Outro título especial na trajetória de Rayan no Vasco foi conquistado em 2019. O time passou por Juventus, Chivas e Benfica e venceu o PSG na final da ICC Futures Sub-13, disputada na Flórida.

O talento e os números impressionantes na base do Vasco levaram o garoto às seleções brasileiras de base. Em 2022, ele ficou fora apenas de uma convocação da Seleção sub-17, no início do ano, porque estava saindo de uma lesão. Esteve em todas as outras listas e, nesse mês, foi titular nos quatro amistosos contra Chile e Paraguai que o Brasil fez no Maranhão. Marcou dois gols.

Fruto de amor que nasceu no Vasco

A relação do garoto com o clube vai além dos campos. Criado na Barreira do Vasco, comunidade nos arredores de São Januário, Rayan é fruto de um amor que nasceu por conta do Vasco. Ele é filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo time e que atuou ao lado de Romário, Edmundo e companhia nos anos 90.

Os avós maternos do atacante chegaram à Barreira na década de 70. Em 1995, Walkmar, que jogava na base do Vasco, conheceu Vanessa, que era funcionária do clube. Os dois se casaram, tiveram dois filhos e hoje também têm dois netos.

A história da família com o Vasco promete ter continuidade com Rayan. Ele acerta os últimos detalhes com o clube para assinar seu primeiro contrato profissional.

– É um jogador que tem projeção muito grande, a renovação é essencial e, acima de tudo, uma segurança contratual para que o Vasco nunca mais tenha uma fragilidade igual a do Andrey. O Rayan é uma joia, um atleta que a gente vai investir no desenvolvimento e vai ser observado no profissional no tempo certo – disse Paulo Bracks recentemente ao ge.

Assim como Rayan, outros garotos da base do Vasco são cercados de expectativa. GB, Matheus, Phillipe Gabriel, Erick Marcus, Paulinho e Estrella são alguns dos destaques.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Alexandre Pato assistiu a Vasco x Operário-PR em São Januário

O atacante Alexandre Pato esteve em São Januário para acompanhar a partida entre Vasco x Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Paiva relembra relação com Payet e conta reação curiosa do craque nos treinos

Ex-treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva revelou bastidores da convivência que tinha com o meia francês Payet.

Rayan volta a marcar e vira peça importante no ataque do Vasco

Atacante revelado no Vasco da Gama, Rayan tem amadurecido e se tornado fundamental no esquema de Fernando Diniz.

Novo dirigente do Vasco pode ser chave para renovação com Léo Jardim

Novela envolvendo Léo Jardim e Vasco da Gama pode terminar com a chegada de um diretor de futebol no Cruzmaltino.

Vasco inicia preparação para o clássico contra o Fluminense

Após avançar na Copa do Brasil, Vasco da Gama volta suas atenções para a partida contra o Fluminense, pelo Brasileiro.

Vasco vence o Internacional e ocupa a 4ª colocação no Brasileiro Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Internacional por 3×2, na última quarta-feira, no Nivaldo Pereira, pelo Brasileiro Sub-17.

Vegetti diz que briga com o Operário-PR foi proposital para desestabilizar rivais

Artilheiro do Vasco da Gama, Vegetti revelou a estratégia para tirar o foco dos atletas do Operário-PR no duelo pela Copa do Brasil.

Léo Jardim ‘se paga’ só com premiações dos jogos em que salvou o Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim mais uma vez foi o herói da equipe na classificação suada contra o Operário, pela Copa do Brasil.

Abraço de Diniz em Loide marca os bastidores da classificação do Vasco

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis, em São Januário, e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Léo Jardim vira alvo do Torino e deve definir futuro em junho

Herói do Vasco da Gama na Copa do Brasil, o goleiro Léo Jardim pode estar de saída para o futebol europeu.