Rayan deixa boa impressão e se destaca em momento caótico do Vasco

Aos 16 anos, o atacante Rayan se destacou contra o Internacional e vira opção para o ataque do Vasco da Gama.

Rayan em jogo contra o Internacional
Rayan em jogo contra o Internacional (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Se há uma boa notícia no momento caótico do Vasco é Rayan. A principal promessa da base do Vasco estreou no Campeonato Brasileiro contra o Inter, fez sua primeira partida como titular no profissional e deixou uma ótima impressão. Aos 16 anos, virou opção no elenco de Maurício Barbieri.

Rayan marcou o gol do Vasco na derrota por 2 a 1 para o Colorado, que lhe rendeu a marca de jogador mais novo a balançar as redes pelo clube no século 21, com 16 anos, oito meses e 10 dias. Superou o atacante Paulinho, atualmente no Atlético-MG.

Em janeiro, ao estrear contra o Audax, pelo Campeonato Carioca, Rayan já havia se tornado o jogador mais jovem a jogar pelo Vasco no século, com 16 anos, cinco meses e 16 dias, batendo a marca de Andrey Santos, outro jogador do elenco. Era um cenário diferente, no entanto, com o Vasco jogando com atletas que ficaram fora da excursão pelos Estados Unidos, no início do ano. O jogo contra o Inter foi sua primeira vez com a equipe principal.

Mas a atuação de Rayan não se restringiu ao gol. Enquanto esteve em campo, o jovem de 1,85 m mostrou personalidade em um time abatido, chamou a responsabilidade e protagonizou os lances mais perigosos do Vasco. Além do gol, foram outras três finalizações, duas delas perigosas.

– Acho que o Rayan entrou muito bem, demonstrou muita personalidade. Pena que o resultado acaba não valorizando isso. Mas ele demonstrou todo talento que ele tem, e é mais uma opção que ganhamos. Ele já vinha treinador conosco há algumas semanas, treinando bem, sempre fazendo gols nos treinos. Ele fez o gol, uma situação que a gente precisava. Ele sempre demonstrou muita serenidade e tranquilidade. A conversa com ele foi simples, para ele entrar e jogar como está acostumado. É mais uma joia que o Vasco mostra para todo mundo – elogiou Barbieri.

Apesar da boa estreia e da grande expectativa em relação ao jovem, o aproveitamento de Rayan, de certa forma, expõe as carências do Vasco no ataque. Os centroavantes contratados nesse ano ainda não engrenaram, casos de Pedro Raul e Rwan Cruz. O momento ruim da concorrência abriu brecha para o jovem talento.

Quem é Rayan?

Novidade para alguns, a boa estreia de Rayan não surpreendeu quem acompanha a base do Vasco. Aos 16 anos, o atacante é há algum tempo a maior promessa do clube.

Apontado como um atleta com extremo potencial, Rayan chegou ao Vasco aos 6 anos. Em 2017, há seis anos, virou notícia no site do Vasco e no ge por marcas impressionantes na base. Aos 11 anos já acumulava 280 gols, segundo os dados do clube.

Rayan foi criado na Barreira do Vasco, ao lado de São Januário, e é filho do ex-zagueiro Valkemar, que jogou no clube entre 1995 e 2000. O jovem acumula passagens pelas seleções de base e, apesar de novo, há algum tempo vem sendo preparado para jogar nos profissionais.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rayan
Comente

Veja também
Souza completa 2 meses sem jogar pelo Vasco

O volante Souza completou dois meses sem ser utilizado pelo técnico Fábio Carille no jogos do Vasco da Gama.

Benja critica time do Vasco contra o Corinthians e projeta futuro do Clube

Benjamin Back projetou o futuro do Vasco da Gama no Brasileiro após atuação contra o Corinthians, no último sábado.

Felipe Melo questiona posição e vê jogador está sendo sacrificado no Vasco

Felipe Melo questionou a forma com que o técnico Fábio Carille tem escalado Tchê Tchê no time do Vasco da Gama.

Atuação em derrota não condiz com justificativas de Carille; veja análise

O técnico Fábio Carrile mudou a escalação do Vasco, tirou peças importantes e acabou derrotado pelo Corinthians.

Defesa do Vasco acumula erros e falhas individuais, e sofre 7 gols em 3 jogos

O sistema defensivo do Vasco da Gama vira dor de cabeça para o técnico Carille, que terá pouco para ajustar o setor.

Estratégia de Carille falha e escancara problemas do time do Vasco

Derrota diante do Corinthians escancarou problemas de desentrosamento e falta de organização no sistema defensivo do Vasco.

Vanderlei Luxemburgo critica postura de Vegetti após derrota do Vasco

Para o ex-treinador do Vasco da Gama, Vegetti tem voz ativa no elenco e não deveria expor os colegas após o resultado negativo.

Carille não comenta declaração de Pedrinho e diz que não precisa de reforços

Após derrota, o treinador Fábio Carille garantiu que não necessita de mais reforços para o elenco do Vasco da Gama.

Ficou na bronca! Torcida do Vasco pede retorno de Rafael Paiva

Revoltada com Fabio Carille, torcida do Vasco da Gama pede o retorno de Rafael Paiva através das redes sociais.

Carille cita falta de confiança contra o Corinthians e explica escalação

Durante entrevista coletiva, Carille explica motivo de entrar em campo com time misto e cita falta de confiança e erros do Vasco da Gama.