Rayan assume posto de jogador mais novo a estrear pelo Vasco no Século 21
A estreia de Rayan pelo Vasco da Gama aconteceu na partida contra o Audax, pela segunda rodada da Taça Guanabara.
Um dos principais jogadores das categorias de base do Vasco, o jovem Rayan bateu uma marca importante nesta quinta-feira. Ao entrar durante o segundo tempo da partida contra o Audax, no Estádio Luso-Brasileiro, o atacante se tornou o mais novo a atuar pelo clube no século 21. Aos 16 anos, cinco meses e 16 dias o jovem ultrapassou a marca de outra joia do clube: o volante Andrey Santos, que recentemente foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra.
O jogador assinou seu primeiro contrato como profissional em dezembro de 2022. Visto como uma grande promessa dentro do clube pelo protagonismo no sub-17, Rayan ficará até o fim de 2025, com a multa rescisória para clubes do exterior avaliada em 80 milhões de euros (cerca de R$ 450 milhões na cotação atual).
Rayan disputou a Copinha deste ano pelo Vasco, mas acabou eliminado para o Ibrachina, ainda na segunda fase da competição.
Filho de Valkmar, zagueiro multicampeão pelo Vasco nos anos 90, Rayan está no Vasco desde os seis anos de idade e demonstra sua veia artilheira já há muito tempo. Em 2017, aos 11 anos, ele já havia marcado mais de 300 gols com a camisa vascaína.
Em função disso, ele vem pulando etapas. No início da última temporada, com 15 anos, ele fez parte do elenco que disputou a Copinha. E, inclusive, fez gol na goleada sobre o Lagarto logo na primeira rodada.
Veloz, habilidoso e com muita facilidade para finalizar com as duas pernas, Rayan fez o ano quase inteiro no sub-17 e foi campeão, por exemplo, do Campeonato Carioca da categoria, com direito a gol sobre o Flamengo na final. Ao todo, foram 29 gols em 34 jogos.
Em 2022 ele também iniciou sua transição para o time sub-20, mas por enquanto entrando no segundo tempo na maioria dos jogos. Ainda assim, fez dois gols e deu duas assistências nos nove jogos em que foi a campo.
Fonte: Globo Esporte