Rafael Silva desencanta e pontua no Troféu Ademir Menezes
Bernardo lidera a disputa do Troféu Ademir Menezes, em seguida vem Marcinho e Rafael Silva aparece em terceiro lugar.
– Quem foi Ademir Menezes?
Um dos maiores atacantes das décadas de 40 e 50 do futebol brasileiro, Ademir Menezes foi revelado pelo Sport. Entre 1942 e 1956, marcou 301 gols com a camisa vascaína. Sendo que, neste período, ainda atuou com a camisa do Fluminense em duas temporadas.
Em 1948 ajudou o clube a conquistar o Sul-Americano de Clubes – competição que deu origem à Libertadores – de forma invicta. Foi o primeiro grande título internacional da história do futebol brasileiro.
Dois anos depois, Queixada, como era conhecido, fez parte daquela Seleção que ficaria marcada pela derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo, no Maracanã. Na ocasião, marcou 9 gols em apenas 6 jogos. Recorde de um jogador brasileiro até hoje.
Encerrou sua carreira de jogador em 1957 e, dez anos depois, retornou à Colina, mas desta vez como treinador.
– O que é o Troféu Ademir Menezes?
O TAM é um ranking realizado durante a temporada que leva em conta os resultados ofensivos de cada jogador do Vasco, considerando gols, assistências e pênaltis sofridos.
– Entenda como são computados os pontos:
São computados os gols, as assistências e os pênaltis sofridos por cada jogador, para que se defina o vencedor. Para que se tenha uma disputa justa, cada gol marcado terá peso 2, ou seja, valerá dois pontos. Já as assistências e pênaltis sofridos terão peso um. Em caso de empate, levará a melhor quem tiver mais gols marcados. O segundo quesito é o número de assistências.
Confira como está a disputa do Troféu Ademir Menezes:
Legenda: Posição – Jogador – gols (pts) – assistências (pts) – pênaltis (pts) – total
1º – Bernardo – 2 (4) – 2 (2) – 0 (0) – 6 pontos
2º – Marcinho – 2 (4) – 1 (1) – 0 (0) – 5 pontos
3º – Rafael Silva – 1 (2) – 0 (0) – 0 (0) – 2 pontos
4º – Montoya – 0 (0) – 2 (2) – 0 (0) – 2 pontos
5º – Jean Patrick – 0 (0) – 1 (1) – 0 (0) – 1 ponto
Blog do Garone