Rafael Paiva segue como melhor técnico no Prêmio Bola de Prata

Desde que assumiu o Vasco da Gama, o técnico Rafael Paiva conquistou 16 pontos dos 21 disputados e tirou o time do Z4 do Brasileiro.

Rafael Paiva em Vasco x Botafogo
Rafael Paiva em Vasco x Botafogo (Foto: André Durão)

Depois de vencer o Palmeiras por 1 a 0, no duelo entre líder e vice-líder, o Botafogo abriu vantagem na ponta da tabela do Brasileirão e foi o time com mais representantes na seleção da 17ª rodada do Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha 2024. Com 36 pontos, três a mais que o rival paulista, o Fogão colocou três jogadores no time da rodada: o goleiro John, o zagueiro Bastos e o atacante Luiz Henrique, além do técnico Artur Jorge.

Outro time com bastantes representantes foi o Fortaleza, que bateu o Vitória por 3 a 1, e teve como destaque o lateral-direito Tinga (que marcou um gol), o meia Pochettino, que também fez um, e o atacante Breno Lopes, que fez um gol de falta e deu uma assistência.

No top-5 dos maiores pontuadores da rodada, o grande nome foi o atacante Isidro Pitta, que brilhou na vitória do Cuiabá sobre o Bahia, na Fonte Nova com quase 50 mil pessoas. O paraguaio marcou os dois gols do Dourado e foi o maior pontuador da 17ª rodada com 7,54 pontos. Além disso, ele tentou cinco finalizações, três delas no alvo, e teve uma chance criada.

Outro destaque da rodada foi o volante Alisson, do São Paulo, que apareceu pela primeira vez entre os melhores de uma rodada justamente após o jogo em que saiu lesionado. Já o zagueiro Junior Alonso, vencedor do prêmio em 2020 e 2021, fez um gol em sua reestreia pelo Atlético-MG e entrou na seleção da rodada.

A seleção da 17ª rodada ficou assim:John (Botafogo), Tinga (Fortaleza), Junior Alonso (Atlético-MG), Bastos (Botafogo) e Ramon (Cuiabá); Alisson (São Paulo), Pochettino (Fortaleza) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Luiz Henrique (Botafogo), Isidro Pitta (Cuiabá) e Breno Lopes (Fortaleza). Técnico: Artur Jorge (Botafogo).

Já a seleção geral do campeonato teve apenas uma mudança, com a entrada do lateral-esquerdo Cuiabano, do Botafogo, no lugar de Piquerez, do Palmeiras. Na disputa pela Bola de Ouro, Matheus Pereira, do Cruzeiro, que voltou a jogar bem na vitória sobre o Red Bull Bragantino, segue na liderança, tendo Bastos (Botafogo), Pedro (Flamengo), William (Cruzeiro) e Estêvão (Palmeiras), na sua cola.

A seleção do Bola de Prata após a 17ª rodada ficou assim:João Ricardo (Fortaleza), William (Cruzeiro), Gabriel Xavier (Bahia), Bastos (Botafogo) e Cuiabano (Botafogo); Marlon Freitas (Botafogo), Savarino (Botafogo) e Matheus Pereira (Cruzeiro); Wesley (Internacional), Pedro (Flamengo) e Estêvão (Palmeiras). Técnico: Rafael Paiva (Vasco).

O Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha terá uma novidade em 2024. Diferentemente dos últimos anos, quando a seleção do campeonato era formada no esquema 4-4-2, este ano a seleção dos melhores será mais flexível do meio para frente. Atrás, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos obrigatoriamente um volante, um meia e um atacante. Já os outros três jogadores que entrarão na seleção serão aqueles com as maiores médias, independentemente da posição. Porém, com o limite máximo de 3 jogadores por posição. Assim, poderemos ter, por exemplo, três volantes, dois meias e um atacante, ou 1 volante, 2 meias e 3 atacantes. A cada rodada, o esquema da seleção poderá variar.

Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.

Fonte: ESPN

Mais sobre:Rafael Paiva
Comente

Veja também
Vegetti em jogo contra o Cuiabá
Vegetti alcança melhores números da carreira e fecha ano com chave de ouro

Destaque e artilheiro do Vasco da Gama em 2024, Vegetti alcança a maior marca da sua carreira e termina a temporada em alta.

Vasco x Fortaleza na Arena Castelão
Confira o raio-x dos jogadores do Vasco nesta temporada

Fim de temporada para o Vasco da Gama e o raio-x completo dos jogadores durante o ano de 2024; confira os números.

Pedrinho, presidente do Vasco
Vasco foi o 12º time brasileiro que mais faturou em premiações na temporada

Com participação na semifinal da Copa do Brasil, o Vasco da Gama ficou entre as 12 equipes que mais arrecadou com premiações em 2024.

Torcida do Vasco em São Januário
Vasco agradece apoio da torcida após temporada

Vasco da Gama encerra a temporada sem títulos, mais uma vez, mas conta com o apoio da torcida e Clube agradece nas redes sociais.

Mauricinho em jogo pelo Vasco
Mauricinho declara sua paixão pelo Vasco e desabafa após título na Libertadores

Tetracampeão da da Libertadores de futebol de areia com o Vasco da Gama, atacante Mauricinho declara e faz desabafo.