Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva, técnico do Vasco (Foto: André Durão)

A história de Rafael Paiva no comando do Vasco está cada vez mais perto do fim. O treinador vive seu pior momento à frente do time e sua permanência em 2025 está descartada. A diretoria já se mexe nos bastidores para buscar outro treinador para a temporada que vem.

A história de Rafael Paiva no comando do Vasco está cada vez mais perto do fim. O treinador vive seu pior momento à frente do time e sua permanência em 2025 está descartada. A diretoria já se mexe nos bastidores para buscar outro treinador para a temporada que vem.

A derrota para o Inter por 1 a 0, na quinta-feira, foi a terceira seguida do Vasco no Brasileirão. A equipe perdeu invencibilidade que durava desde abril jogando em seu estádio. O que mais incomoda é a queda de rendimento de um time que parece não ter margem para evolução – foram apenas duas vitórias nas últimas 13 partidas.

Neste momento, não há garantias de que Paiva seguirá sendo o técnico do Vasco até mesmo nas rodadas finais do Brasileirão de 2024. Se antes qualquer conversa seria realizada somente após o fim do campeonato, a pressão aumentou ainda mais após a entrevista coletiva do treinador — na qual disse que “não há torcida que vaia mais jogador que a do Vasco”. A declaração não foi bem vista internamente e entre os torcedores.

A falta de uma opção unânime no mercado também impede qualquer decisão mais imediata.

O Vasco entende que a responsabilidade não é apenas do treinador, mas que a falta de progresso tem a ver com as escolhas de Rafael Paiva. A menor utilização de atletas da base, que foi uma marca dele no início do trabalho, e a pouca “casca” para lidar com os medalhões preocupam.

O ge ouviu de quem acompanha o dia a dia do elenco no CT que cresceu a insatisfação de alguns jogadores com o trabalho do treinador. Paiva não tem mais todo o grupo na mão, como já aconteceu antes. A dificuldade de lidar com o vestiário é um dos empecilhos para a permanência.

Algumas escolhas ao longo da temporada irritaram internamente, quando, por exemplo, ele usou Rossi nos minutos finais do empate com o Atlético-MG em São Januário. O resultado culminou na eliminação do Vasco na semifinal da Copa do Brasil. O atacante, fora dos planos da diretoria, estava há mais de três meses sem entrar em campo.

A pressão externa é outro elemento que passou a acompanhar o técnico. Antes bem avaliado pela torcida, ele passou a ser questionado por causa dos desempenhos recentes. Na quinta, foi xingado pelos vascaínos ao fim do jogo em São Januário.

– O Vasco já vaiou o Dinamite, quem sou eu para achar que não vou ser vaiado? Faz parte da profissão. Enquanto estiver aqui vou tentar levar a equipe para o melhor lugar possível… Independentemente do que aconteça, do que a torcida canalize em mim, vou sempre ser grato ao Vasco e a tudo que aconteceu aqui – pontuou o treinador, que acrescentou:

– Eu tenho que trabalhar pensando em entregar o Vasco na melhor posição possível. Depois da temporada, vou conversar com o Pedrinho, Felipe, Marcelo (Sant’Anna). Para mim tem sido uma experiência incrível, tenho tentado entregar meu melhor, tentado deixar o Vasco onde merece, mas temos que entender o processo e ter paciência.

O clube fez avaliações positivas sobre o trabalho em outros momentos. O treinador perdeu jogadores importantes por lesão, como Adson e David (e até mesmo Estrella, que tinha margem para crescer), e não ganhou os reforços necessários na segunda janela, em especial o tão desejado zagueiro. Ainda assim, superou as limitações do elenco e levou o Vasco a uma semifinal de Copa do Brasil depois de 13 anos, além de chegar à reta final do Brasileirão com chances de classificação para a Pré-Libertadores, que agora se tornaram mais difíceis.

O presidente Pedrinho, o diretor técnico Felipe e o diretor de futebol Marcelo Sant’Anna mantêm contato frequente com o treinador. Os dirigentes, inclusive, levam a opinião de Paiva em consideração para o planejamento de 2025.

As partes devem conversar para definir se o técnico ocupará alguma outra função no Vasco. Ele foi contratado para o sub-20 no início de 2024 e assumiu interinamente o profissional em dois momentos – no segundo, acabou ficando de vez, apesar de não ter sido oficialmente efetivado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Rafael Paiva
5 comentários
  • Responder

    Esse Paiva tem q treinar é futebol feminino ou então botar esse time do Vasco pra disputar o campeonato feminino.
    Nunca vi um time tão covarde, tão mole, q não ganha uma bola dividida, um rebote, uma jogada no meio

  • Responder

    Diretoria e torcida tira tesão. Como e que os caras vão entrar em campo agora e querer ganhar? Isto so pode ser matéria dos que torcem contra!

  • Responder

    Discordo totalmente que o técnico interino e estagiário não tem um elenco para está numa melhor posição no campeonato , o cara está no comando do time a quase um ano e não tem um time base e nem um sistema de jogo, o que aconteceu mesmo foi que deu muita sorte em o Vasco na está na zona de rebaixamento.

  • Responder

    A paixão do torcedor não deixa ver o que tá na cara: o elenco é super limitado. Não chegar ao fim do campeonato lutando contra o rebaixamento e ainda conseguir a classificação para a sul-americana será um grande feito para esse time.

  • Responder

    Bom dia pra todos, na minha opinião, a culpa das derrotas não é só do treinador porque o time atualmente do Vasco, esta abaixo da média dos outros times que estão nas posições até o G6, se o Vasco quiser pensar em algum título, primeiro precisa trocar alguns jogadores.

Comente

Veja também
Vanderlei Luxemburgo critica postura de Vegetti após derrota do Vasco

Para o ex-treinador do Vasco da Gama, Vegetti tem voz ativa no elenco e não deveria expor os colegas após o resultado negativo.

Carille não comenta declaração de Pedrinho e diz que não precisa de reforços

Após derrota, o treinador Fábio Carille garantiu que não necessita de mais reforços para o elenco do Vasco da Gama.

Ficou na bronca! Torcida do Vasco pede retorno de Rafael Paiva

Revoltada com Fabio Carille, torcida do Vasco da Gama pede o retorno de Rafael Paiva através das redes sociais.

Carille cita falta de confiança contra o Corinthians e explica escalação

Durante entrevista coletiva, Carille explica motivo de entrar em campo com time misto e cita falta de confiança e erros do Vasco da Gama.

Felipe Melo vê falta em gol do Corinthians e critica escalação de Carille

Felipe Melo diz que 1º gol do Corinthians deveria ser anulado por toque na mão de Raniele e não aprovou escalação do Vasco.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Corinthians; veja a entrevista coletiva

Fabio Carille analisou o desempenho do Vasco contra o Corinthians e lamentou a falta de confiança do time após erros cometidos.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Corinthians

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste domingo contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.

Melhores momentos de Corinthians 3 x 0 Vasco pelo Brasileiro 2025

Assista aos gols e melhores momentos da derrota do Vasco da Gama para o Corinthians na Neo Química Arena, pelo Brasileirão 2025.

Galvão Bueno se revolta com o VAR no jogo entre Corinthians e Vasco

Galvão Bueno realizou um leve protesto contra o uso do VAR durante narração do jogo entre Corinthians e Vaco da Gama.

Torcida do Vasco critica Carille por poupar titulares: ‘Tem que demitir’

Revoltada, torcida do Vasco da Gama não esconde satisfação com a atitude de Fabio Carille em preservar os titulares.