Rafael Paiva eleva patamar do Vasco e tenta manter boa fase

O Vasco da Gama espera manter a boa fase para almejar uma possível vaga na próxima edição da Libertadores de 2025.

Rafael Paiva no Nilton Santos
Rafael Paiva no Nilton Santos (Foto: Alexandre Durão)

Vivendo o momento de maior estabilidade na temporada, o Vasco enfrenta o Vitória, hoje, às 18:30, no Barradão, e em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Rafael Paiva passou pelo tão temido mês de agosto com êxito, e espera manter a toada para almejar uma possível vaga na próxima edição da Libertadores, competição que não disputa há seis anos. Dentre chegadas e saídas, além de desfalques por lesão, o treinador conseguiu elevar o patamar do cruz-maltino.

O Vasco não sabe o que é ser derrotado há mais de um mês. A última, de 1 a 0 para o Grêmio, aconteceu no final de julho e, desde então, a equipe já soma sete jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e três empates. É neste contexto, que o clube deixou de se preocupar com a permanência na Série A para sonhar mais alto.

Atualmente, o cruz-maltino está mais próximo do G-6 que da zona de rebaixamento. A boa sequência no Brasileiro o colocou a oito pontos do sexto colocado Bahia, e abriu nove da primeira equipe do Z-4, o seu próximo adversário, com uma partida a menos em relação aos rivais estaduais. Além da situação tranquila na competição, o Vasco segue vivo na Copa do Brasil e está em vantagem na busca pela vaga na semifinal, após derrotar o Athletico-PR por 2 a 1.

Rafael Paiva conseguiu segurar as pontas da equipe, mesmo sofrendo com alguns desfalques. O departamento médico está com cinco jogadores — Philippe Coutinho, Adson, Guilherme Estrella, Jair e Paulinho Paula. Para superar as ausências, o Vasco se movimentou no mercado e trocou algumas peças do elenco pouco utilizadas, negociadas para outros clubes, por “sangue novo”: foram cinco contratações na janela de transferências do meio do ano, até o momento.

O treinador do cruz-maltino terá um importante retorno para o duelo com Vitória: David se recuperou do quadro de celulite facial, e volta a ser relacionado após desfalcar a equipe por duas partidas. Quem segue como ausência é Philippe Coutinho, que não atua há seis jogos. Apesar da expectativa dos vascaínos para ver o craque em ação, foi justamente neste período em que a equipe engrenou de vez. O camisa 10 só entrou em campo três vezes, desde seu retornou ao clube, e ainda não conseguiu a primeira vitória.

No aguardo pela volta de seu grande craque, o Vasco conta com o bom momento de dois jogadores para seguir conquistando os bons resultados. O poder de influência do Vegetti no time já não é nenhuma novidade e, na sequência positiva, o atacante foi responsável direto por quatro gols. Apesar de não ter marcado ou dado assistência no período, Payet se tornou peça importante para o funcionamento do time e tem dado conta do recado.

Mudanças no elenco do Vasco
Mudanças no elenco do Vasco (Foto: Editoria de Arte)

A evolução do cruz-maltino na temporada vai muito além da boa fase de alguns de seus jogadores. Desde que Rafael Paiva reassumiu o comando, a parte mental da equipe tem chamado atenção. No período, nenhum outro time do Brasileirão conseguiu mais viradas que o Vasco — cinco.

Apesar de demonstrar uma capacidade acima da média de passar por situações adversar na partida, a equipe de Paiva precisa melhorar a parte financeira para não “brincar mais com a sorte”. Na sequência invicta, o Vasco sofre, em média, um gol por jogo.

Para vencer o Vitória e seguir na caça pela zona de Pré-Libertadores, o cruz-maltino vai precisar superar um tabu que já dura quase um mês. A última vitória fora de casa, de 1 a 0 sobre o Atlético-GO, aconteceu na metade de julho.

Fonte: Extra

Mais sobre:Rafael Paiva
Comente

Veja também
Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Vasco encaminha acordo com a Nike para 2026

O Vasco da Gama encaminhou acordo com a Nike para ser a nova fornecedora de material esportivo em 2026.

Renato Gaúcho em sua época de técnico do Flamengo
Vasco formaliza interesse em Renato Gaúcho e aguarda resposta do técnico

A diretoria do Vasco entrou em contato com Renato Gaúcho e formalizou o interesse em contratá-lo.

Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.