Rafael Paiva é o 7º interino a comandar o Vasco na década; relembre nomes

Técnico do Sub-20, Rafael Paiva assumiu o time principal do Vasco da Gama após a saída conturbada do técnico Ramón Díaz.

Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco
Rafael Paiva em Fortaleza x Vasco (Foto: Baggio Rodrigues/AGIF)

Por mais que não tenha sido com vitória, a estreia de Rafael Paiva como interino do Vasco foi com o pé direito. O Cruz-Maltino segurou a onda do Fortaleza e saiu com um empate por 0 a 0, fora de casa, deixando em aberta a decisão por vaga nas oitavas da Copa do Brasil.

E esta partida representou a sétima estreia de um interino na década atual (2020 em diante). O Jogada10, então, entrou no túnel do tempo e buscou todos os outros estreantes no período.

Ao todo, nos sete jogos em questão, foram duas vitórias, três empates e duas derrotas. Mas tais reveses foram logo os dois primeiros da sequência. O que infere que já são cinco partidas de estreias sem que os interinos percam no Vasco.

Relembre

O primeiro da lista é Alexandre Grasseli, que sucedeu Ramón Menezes após a queda do treinador durante o Brasileirão de 2020. E a missão não era nada grata, já que o rival pela frente era o Flamengo, que viria a ser campeão. O Vasco perdeu por 2 a 1, em São Januário, em jogo que valia pela 15ª rodada.

Na sequência, foi a vez de Diogo Siston ficar à cargo. Após a saída de Vanderlei Luxemburgo (sua segunda passagem), foi o técnico do sub-20 à época que começou a temporada 2021 à espera de Marcelo Cabo. Perdendo não só o jogo de estreia (1 a 0 para a Portuguesa-RJ), como a segunda rodada do Cariocão.

O próximo da vez, então, foi Alexandre Gomes, na Série B em 2021. Foi ele que assumiu após a queda de Cabo, ainda no primeiro turno da competição. Ele foi o primeiro da sequência a não perder, conseguindo um suado 2 a 2 contra o CSA, em Alagoas, pela 13ª rodada.

Na edição do citado ano, o Vasco não conseguiu o retorno à Série A, porém. Após a confirmação matemática da permanência, Fernando Diniz pediu, então, o boné, com o Cruz-Maltino comandado pelo auxiliar Fabio Cortez nos jogos finais. Sua estreia foi em novo 2 a 2, desta vez contra o Vila Nova, em Goiânia, pela 36ª rodada.

Cadê as vitórias?

No ano seguinte, o primeiro interino veio a conquistar uma vitória. Foi Emílio Faro, auxiliar do time à época. Foi ele quem assumiu o comando quando Zé Ricardo aceitou proposta de time japonês e deixou o Vasco. Emílio conseguiu uma vitória por 3 a 2 sobre o Náutico, no Arruda, em Pernambuco, pela 11ª rodada da Série B de 2022.

Antes de Paiva, ainda houve tempo para outro jovem comandar a equipe profissional vascaína. Foi William Batista, hoje no time sub-20 do Red Bull Bragantino, que conseguiu uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, pela 12ª rodada do Brasileirão.

Fonte: Jogada 10

Comente

Veja também
Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR
Vasco tem interesse em Tomás Cuello, atacante do Athletico-PR

De olho no mercado, o Vasco da Gama busca reforços para 2025 e demonstra interesse na contratação de Tomás Cuello.

Adson em jogo contra o Internacional
Vasco pode ter retorno de 3 jogadores lesionados na pré-temporada

Recuperados de suas respectivas lesões, três jogadores ficam à disposição da comissão técnica para a pré-temporada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Confira bastidores da reunião do CD do Vasco, que terminou em confusão

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco da Gama sobre recuperação judicial do Clube termina em confusão; confira.