Rafael Paiva analisa triunfo do Vasco contra o Vitória; veja a entrevista coletiva

O técnico Rafael Paiva analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e destacou o amadurecido da equipe.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva em entrevista coletiva

Três vitórias consecutivas, oito jogos de invencibilidade, vantagem no confronto das quartas de final da Copa do Brasil e mais próximo do pelotão de cima na tabela do Brasileirão. O Vasco vive ótimo momento na temporada e deu sequência aos bons resultados neste domingo, com vitória por 1 a 0 sobre o Vitória no Barradão, em jogo válido pela 25ª rodada.

Para o técnico Rafael Paiva, a equipe está “conquistando coisas grandes”. Ele viu evolução no time neste domingo, em especial no modo tranquilo como os jogadores seguraram o resultado na reta final.

– A equipe tem amadurecido em todos os sentidos. Esse também é um aspecto que temos evoluído (não sofrer no fim), pelos gols que sofremos em alguns jogos. E tudo isso faz a gente evoluir. Esse também era um. Lógico que queríamos buscar o próximo gol para estar cada vez mais próximo da vitória, mas saber sofrer no final sem tomar gol tem sido fundamental. A gente vê em vários jogos a quantidade de gols no final do jogo e estamos mais maduros nesses aspecto também. Não pode ser o principal, mas faz parte do jogo, e temos controlado melhor esse final de jogo – disse.

– A parte das contratações não é comigo, é com o Marcelo, o Pedrinho, Felipe. Eu tenho é que potencializar o que eu tenho em mãos – prosseguiu o treinador, quando perguntado sobre reforços.

– Sempre falei que é um grupo extremamente bom para trabalhar, profissional, que temos um casamento bom com os jovens atletas e da base. E vamos tentar buscar o máximo, é um grupo que vai lutar a todo instante e nunca vai dar desculpa do resultado e do jogo. Acreditamos muito no que a gente tem, e temos que acreditar porque eles têm dado resposta. Temos que dar o voto de confiança porque estamos conquistando coisas grandes. Estamos no oitavo jogo sem perder e nos últimos seis jogos são cinco vitórias. Então temos que dar os parabéns ao grupo e vamos tentar melhorar sempre com o que temos na mão – concluiu.

Por fim, Paiva respondeu sobre a decisão de começar com Payet no banco de reservas. Neste domingo, o meio de campo foi formado por Sforza, Hugo Moura e Rayan.

– Ele é extremamente importante para a gente. Vinha de uma sequência em que começou os jogos e foi até quase o final de vários jogos seguidos. E não podemos correr nenhum risco de perder o Payet porque ele é um jogador que faz muita diferença técnica. Hoje tomamos a decisão de poupá-lo no início do jogo, mas a gente sabe que, quando ele entra, o nosso nível técnico melhora e é uma pena aquele gol não ter entrado porque demonstra a qualidade e facilidade que ele tem de fazer as coisas – disse o comandante.

“Ele tem jogado, estado e treinado mais feliz e isso é importante pra gente porque ele faz mutia diferença”, finalizou.

Leia mais sobre a entrevista de Rafael Paiva

Estruturar o time em campo em meio à crise política/econômica

– Isso demonstra o quanto esse grupo é extremamente profissional porque em nenhum momento oscilou nesse sentido, de deixar o externo atrapalhar o nosso dia a dia e capacidade de treinar em alto nível, e ser competitivo. Isso é mais uma forma de demonstrar o grupo que temos. A gente sabe que é muito difícil não estar a par de tudo que está acontecendo, mas conseguimos em todos os momentos. E acho que estamos em uma tranquilidade muito maior em relação ao que está acontecendo no externo e muito pelo que estamos fazendo dentro de campo. Sabemos que a resposta, no final das contas, é dentro de campo. Ali vai ser o termômetro de tudo e estamos conseguindo dar essa resposta. Temos certeza que o Pedrinho está resolvendo da melhor forma possível todos os problemas externos.

Estratégia inicial com linha de três ofensiva

– A gente tentou ter mais jogadores no entrelinhas. Sabíamos que o Vitória ia nos pressionar e a gente queria, ao mesmo tempo de ter profundida e empurrar a linha de quatro do Vitória para trás, a gente gostaria de jogar no entrelinhas. Só que o Vitória encaixou muito bem a marcação, transitou muito forte, e acho que essa foi a maior dificuldade que tivemos no primeiro tempo. Muito forte na transição, jogadores potentes pelos lados e tivemos que correr muito para trás. Não conseguimos ter o controle do jogo que gostaríamos. Estamos tentando buscar todas as estratégias para quando for preciso. O campeonato está afunilando, a Copa do Brasil também, e precisamos ter estratégias para mudar o jogo. Temos conseguido sair atrás e mudar dentro do jogo para buscar as vitórias, e estamos tentando evoluir e extrair o máximo dos jogadores.

Jogo contra o Athletico

– Primeiro temos que desfrutar um pouquinho dessa vitória, desse momento que o Vasco está vivendo, e de novo terminar uma rodada no G8. É muito difícil chegar e pesado no dia a dia chegar no lugar que estamos chegando. Vamos ter um tempo importante para trabalhar para esse jogo que está aberto, e é dificílimo jogar lá na Arena, contra o Athletico. Sabemos que vamos ter que defender muito bem, mas não podemos abrir mão de jogar. Já falamos sobre isso e vamos ter que competir muito porque estamos próximos de chegar em uma semifinal, que faz tempo que não chegamos. Vamos ter que lutar muito, brigar e jogar para passar pelo Athletico lá.

Assista à entrevista

Entrevista coletiva de Rafael Paiva (Fonte: Vasco TV)

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vasco vence o Volta Redonda pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

As categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama venceram o Volta Redonda por 1×0, pela rodada 6° da Taça Guanabara.

Vasco goleia o Artsul pela Copa por 5 x 1 pela Copa Rio Sub-20

O Vasco goleou o Artsul pelo placar de 5×1 no Nivaldo Pereira, em jogo válido pela 6º rodada da Copa Rio Sub-20.

Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste sábado contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Flamengo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado contra o Flamengo, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Definida a arbitragem de Vasco x Flamengo

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, que acontece neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem Vasco e Flamengo

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gam e Flamengo, no Maracanã, pela 5ª do Campeonato Brasileiro.

Vasco x Flamengo é o 3º clássico mais faltoso do Brasileiro; veja ranking

Jogo entre Vasco da Gama e Flamengo está entre os maiores em clássicos mais faltosos pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco acerta com Larisse para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama acertou a contratação da atacante Larisse para reforçar o elenco feminino na temporada de 2025.

Veja o que mudou no Vasco desde a goleada para o Flamengo

O presidente Pedrinho fez mudanças drásticas no futebol do Vasco da Gama depois da goleada para o Flamengo em 2024.