Quarteto ofensivo de Diniz não funciona e Vasco sofre na estreia do Brasileiro

Técnico do Vasco da Gama, Diniz optou por testar uma formação diferente daquela que iniciou a temporada no Campeonato Carioca.

Diniz em Mirassol x Vasco pelo Brasileiro
Diniz em Mirassol x Vasco pelo Brasileiro (Foto: Vinicius Silva/AGIF)

Carrasco do Vasco em 2025, um Mirassol que segue muito forte, principalmente jogando em casa, completou a “trinca” sobre um cruz-maltino que parece às voltas com os mesmos problemas de 2025. Foi o que mostrou a vitória dos paulistas por 2 a 1, na quinta-feira, no Maião, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, marcada por erros técnicos e muitos espaços cedidos pelo cruz-maltino.

Como nas duas vitórias do Mirassol no confronto na temporada passada, o duelo foi movimentado, de claro choque de ideias de jogo e com alternâncias de domínio. Ainda sem Brenner e Marino Hinestroza, o técnico Fernando Diniz surpreendeu e escalou o cruz-maltino numa proposta inédita em 2026, sem centroavante: GB começou no banco e Rojas entrou para formar um quarteto ofensivo com Coutinho, Andrés Gómez e Nuno Moreira.

Naturalmente, o time levou algum tempo até se acostumar à nova ideia em campo. Os primeiros 15 minutos foram de bom toque de bola e movimentação no setor ofensivo, mas marcados por hesitação no último passe, sem a referência na área. Rojas, em sua segunda partida como titular, voltou a mostrar personalidade.

Coutinho dá susto

O Mirassol versão 2026 voltou a mostrar por que é uma equipe perigosa assim que entrou no jogo. Não perdoou os erros técnicos do Vasco e acelerava a saída de bola para explorar as costas da defesa cruz-maltina, dois pontos fracos já extensamente conhecidos por rivais.

Ironicamente, o Vasco abriria o placar em uma jogada aérea. Que nasceu de um bom cruzamento de Puma Rodríguez, quase na linha de fundo. Do alto de seus 1,72m, o camisa 10 subiu tal qual um centroavante e cabeceou no ângulo do goleiro Walter. Gol que ficou marcado pelo susto do choque de cabeça entre Coutinho e João Victor.

O gol não desanimou o Mirassol, que seguiu em cima e foi premiado com a primeira bobeada da defesa vascaína na noite: o desvio de Cuesta para o próprio gol após cabeçada de Renato Marques para o meio da área.

Os comandados de Rafael Guanaes seguiram melhores em um segundo tempo um pouco menos movimentado. Encaixaram a marcação e dificultaram muito a saída de bola do Vasco. A pressão alta deu certo e culminou na virada após mais um erro capital do cruz-maltino. Desta vez com Piton, que se atrapalhou na saída de bola e viu trama com Alesson terminar em bonito gol de Eduardo.

A virada deixou o Vasco abatido. Mais inteiro fisicamente, o Mirassol diminuía o ritmo do jogo com faltas e imponência física. De boas notícias para o cruz-maltino, que parece ter iniciado o Brasileirão de 2026 em continuação da reta final do de 2025, ficaram as entradas dos jovens Andrey Fernandes e João Vitor, que levaram perigo no fim.

O Vasco volta a campo na segunda-feira, em confronto com o Madureira pelo Campeonato Carioca. Já o Mirassol enfrenta o Novorizontino no domingo, pelo Paulistão.

Fonte: O Globo

Comente

Veja também
Jornalista detona postura de Diniz com jogadores do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz chamou atenção com bronca dada no elenco Cruzmaltino na derrota para o Mirassol.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2026; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2026, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco Feminino Sub-20 anuncia novo técnico

Equipe feminina Sub-20 do Vasco da Gama será comandada por um novo treinador no fortalecimento da base em 2026.

Diniz minimiza falha de Lucas Piton em derrota do Vasco para o Mirassol

Fernando Diniz saiu em defesa de Lucas Piton após erro do lateral na derrota do Vasco da Gama para o Mirassol pela estreia do Brasileiro.

Vasco joga sem centroavante e aposta em nova estratégia de Diniz

Vasco da Gama enfrentou o Mirassol, na estreia do Brasileiro, sem um nove de referência e com mais mobilidade no setor ofensivo.

Torcida do Vasco perde a paciência e elege culpado por derrota para o Mirassol

Vasco da Gama estreou no Campeonato Brasileiro 2026 com uma derrota de virada para a equipe do Mirassol fora de casa.

Velhos erros voltam a assombrar o Vasco no início do Brasileiro

Vasco da Gama cometeu falhas defensivas que culminaram na derrota para o Mirassol, na estreia do Brasileiro.

Diniz revela expectativa por estreia de reforços e cita Cuiabano e Spinelli

Fernando Diniz analisou os novos jogadores do Vasco da Gama, além de falar sobre os possíveis reforços para o time.

Vasco é o clube do Brasil que mais faturou com vendas em 2026

Com a transferência de Rayan ao Bournemouth e outros ativos, o Vasco da Gama é o Clube brasileiro que mais faturou com vendas em 2026.

Diniz se manifesta após bronca no elenco e cita episódio com Rayan

Fernando Diniz explica bronca no elenco em Mirassol x Vasco da Gama e cita que os jogadores entendem seu jeito energético.