Protagonismo: o caminho para o sucesso do Vasco na Série B

O Vasco da Gama está em sincronia com elenco na busca pelo protagonismo, o que pode ser um trunfo importante na Série B.

Marcelo Cabo durante o jogo contra o Bangu
Marcelo Cabo durante o jogo contra o Bangu (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Uma declaração de Marcelo Cabo durante o programa Seleção SporTV, na terça-feira (04), mostrou que o Vasco da Gama está entrando com muita ambição na disputa da Série B.

– O Vasco tem que entrar como protagonista, começar forte e entrar no G4 para não sair mais. Estamos aproveitando essa semana aberta para preparar os jogadores – disse o técnico.

Deveria ser o natural quando se trata de um clube de tal grandeza jogando a segunda divisão, mas não tem sido bem assim. Nas duas últimas vezes que disputou a Série B, o Gigante correu risco de não subir e terminou em terceiro em ambas (2014 e 2016).

Foram campanhas distantes daquela em 2009, na primeira participação, quando subiu sendo campeão e com rodadas de antecedência. O simples fato de ter camisa pesada não garante sucesso, um exemplo disso é o Cruzeiro, que ano passado sequer subiu à Série A.

É preciso de planejamento, entrega, preparo, regularidade e entre outros fatores. Por isso, inclusive, que o próprio Marcelo Cabo foi contratado, sendo que se trata de um grande conhecedor da competição. Com a participação direta o comandante, o Clube está se preparando.

O Vasco busca o protagonismo na Série B para voltar ao lugar que nunca deveria sair, a primeira divisão. Para isso, o técnico contará com dois extremos importantes e que se ligam através do papel de protagonista, no que se refere ao plantel à disposição.

Em busca do protagonismo coletivo e individual

No elenco, o Gigante conta com jogadores que, assim como ele, buscam reconquistar o lugar de destaque que já tiveram no cenário nacional no passado. São os casos, por exemplo, de Vanderlei, Rômulo, Zeca, Leandro Castan, Marquinhos Gabriel e Léo Jabá.

Pode-se dizer também que Talles Magno, mesmo ainda jovem, com 18 anos, entra na lista. O atacante surgiu em 2019 com grande destaque, sendo cotado como uma das grandes promessas do futebol mundial, mas não tem repetido o mesmo futebol desde o ano em questão.

Somado a eles, existem também os casos daqueles que ainda buscam protagonismo pela primeira vez na carreira, em que se destacam os casos de garotos promovidos da base como Gabriel Pec, Lucão, Matías Galarza, MT, Riquelme, Figueiredo e Cayo Tenório.

Essa sede por crescimento individual deve ser um trunfo importante para o Vasco na Série B. A partir disso a tendência é de que se tenha jogadores motivados, o que com um toque de qualidade e entrosamento tornará o Gigante um adversário difícil de ser batido.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Payet sofre estiramento no joelho e está fora contra o Flamengo

Payet sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e deve demorar para retornar às atividades.

Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.