Projeto de reforma de São Januário está parado na Câmara; Pedrinho se manifesta

Enviado pela Prefeitura à Câmara em novembro, texto sobre o potencial construtivo do estádio do Vasco da Gama ainda não foi analisado.

Estádio de São Januário
Estádio de São Januário (Foto: Getty Imagens)

O projeto de lei que abrange o potencial construtivo de São Januário, visando a reforma e ampliação do estádio do Vasco da Gama, está paralisado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Enviado pela Prefeitura no dia 10 de novembro do ano passado, o texto ainda não foi analisado pelos vereadores que integram a Casa.

Os parlamentares cariocas estiveram de recesso entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 14 de fevereiro deste ano, mas, deste o retorno ao trabalho, ainda não discorreram sobre o assunto.

Inicialmente, é preciso que o PL seja apreciado por todas as 17 comissões que compõem a Câmara, e cada uma delas tem até 15 dias úteis para dar seu parecer final.

Depois disso, se autorizado pelas comissões, o projeto vai à votação em plenário. Havendo maioria absoluta entre os 51 vereadores (isto é, 26 votos a favor), ele é considerado aprovado pelo parlamento do Rio e segue para sanção ou veto do prefeito.

Vale ressaltar que, para ser votado ainda em 2024, o texto precisa ser aprovado pelas comissões da Câmara até o dia 21 de outubro, em meio às eleições municipais.

Na Câmara, os vereadores que aprovam a ideia (por questões urbanísticas envolvendo a revitalização da região de São Januário ou simplesmente por serem vascaínos) tentam acelerar o processo de análise, fazendo com que haja um parecer conjunto das comissões, em vez de análises individuais.

Um deles é Pedro Duarte (Novo). Torcedor cruzmaltino declarado, ele afirma que tentará convencer os colegas para que o assunto seja debatido o quanto antes e elenca motivos para tal.

– Vou conversar com todos os parlamentares, sejam eles vascaínos ou não. Até porque, a aprovação do potencial construtivo não beneficia somente os vascaínos, mas sim toda a cidade e, em especial, o entorno de São Januário. O ideal é que a aprovação aconteça até junho, pois, depois, tem recesso novamente, e, em seguida, as eleições começam a pegar fogo – diz.

Vasco mira aceleração

O Vasco também deseja que o projeto de lei seja logo aprovado, pois isso facilitaria tanto a montagem do cronograma de obras quanto as negociações pelo financiamento da reforma.

Pedrinho, inclusive, afirmou que sua principal meta como responsável pelo Clube associativo é a revitalização de São Januário. Confira a declaração do presidente ao Globo Esporte.

“Se trata de um projeto grandioso. Estamos dedicados ao tema. Neste momento, o Projeto de Lei vive a expectativa de alguns ajustes.

Na próxima semana terei mais uma reunião com o Prefeito Eduardo Paes, com o presidente da câmara Carlos Caiado e com vereador Alexandre Isquierdo, quem vem conduzindo o processo conosco.

Estou confiante que, com o apoio dos vereadores que está sendo sinalizado, a tão sonhada reforma de São Januário vai sair do papel o quanto antes”.

1 comentário
  • Responder

    Mas, na venda bilionária do futebol do Vasco para a 7771, dissseram que teríamos dinheiro caramba. Agora, temos que ficar mendingando ajuda do governo. Pedrinho não apita nada e o associativo, não recebe 0,01 centavo na venda de jogadores formadores pelo próprio Vasco. Salgado e sua turma deram um golpe no Clube de Regatas Vasco da Gama!

Comente

Veja também
Projeto Nosso São Januário - reforma do estádio do Vasco
Decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial

Após reunião entre Pedrinho e Eduardo Paes, decreto de venda do potencial construtivo de São Januário é publicado no Diário Oficial.

Logo Nike e símbolo do Vasco da Gama
Saiba quanto o Vasco deve receber com patrocínio da Nike

O Vasco da Gama encaminha acordo com a Nike e pode ter a maior fornecedora de material esportivo na história; veja valores.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel tem contrato até 2025 e vira dor de cabeça no Vasco

Com contrato até 2025, Zé Gabriel tem luvas milionárias e salário alto e Vasco da Gama tem dificuldade para negociar o volante.

Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho desmente rumores sobre a venda da SAF do Vasco

Após rumores nos últimos dias sobre negociação entre Evangelos Marinakis e Vasco da Gama, o presidente Pedrinho desmente a informação.

Payet em jogo contra o Flamengo no Maracanã
Adeus? Payet pode estar vivendo seus últimos dias no Vasco

Craque francês do Vasco da Gama, Payet tem contrato até junho de 2025, mas não deve permanecer no Cruzmaltino.