Projeto de reforma de São Januário está parado na Câmara; Pedrinho se manifesta
Enviado pela Prefeitura à Câmara em novembro, texto sobre o potencial construtivo do estádio do Vasco da Gama ainda não foi analisado.
O projeto de lei que abrange o potencial construtivo de São Januário, visando a reforma e ampliação do estádio do Vasco da Gama, está paralisado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Enviado pela Prefeitura no dia 10 de novembro do ano passado, o texto ainda não foi analisado pelos vereadores que integram a Casa.
Os parlamentares cariocas estiveram de recesso entre os dias 15 de dezembro de 2023 e 14 de fevereiro deste ano, mas, deste o retorno ao trabalho, ainda não discorreram sobre o assunto.
Inicialmente, é preciso que o PL seja apreciado por todas as 17 comissões que compõem a Câmara, e cada uma delas tem até 15 dias úteis para dar seu parecer final.
Depois disso, se autorizado pelas comissões, o projeto vai à votação em plenário. Havendo maioria absoluta entre os 51 vereadores (isto é, 26 votos a favor), ele é considerado aprovado pelo parlamento do Rio e segue para sanção ou veto do prefeito.
Vale ressaltar que, para ser votado ainda em 2024, o texto precisa ser aprovado pelas comissões da Câmara até o dia 21 de outubro, em meio às eleições municipais.
Na Câmara, os vereadores que aprovam a ideia (por questões urbanísticas envolvendo a revitalização da região de São Januário ou simplesmente por serem vascaínos) tentam acelerar o processo de análise, fazendo com que haja um parecer conjunto das comissões, em vez de análises individuais.
Um deles é Pedro Duarte (Novo). Torcedor cruzmaltino declarado, ele afirma que tentará convencer os colegas para que o assunto seja debatido o quanto antes e elenca motivos para tal.
– Vou conversar com todos os parlamentares, sejam eles vascaínos ou não. Até porque, a aprovação do potencial construtivo não beneficia somente os vascaínos, mas sim toda a cidade e, em especial, o entorno de São Januário. O ideal é que a aprovação aconteça até junho, pois, depois, tem recesso novamente, e, em seguida, as eleições começam a pegar fogo – diz.
Vasco mira aceleração
O Vasco também deseja que o projeto de lei seja logo aprovado, pois isso facilitaria tanto a montagem do cronograma de obras quanto as negociações pelo financiamento da reforma.
Pedrinho, inclusive, afirmou que sua principal meta como responsável pelo Clube associativo é a revitalização de São Januário. Confira a declaração do presidente ao Globo Esporte.
“Se trata de um projeto grandioso. Estamos dedicados ao tema. Neste momento, o Projeto de Lei vive a expectativa de alguns ajustes.
Na próxima semana terei mais uma reunião com o Prefeito Eduardo Paes, com o presidente da câmara Carlos Caiado e com vereador Alexandre Isquierdo, quem vem conduzindo o processo conosco.
Estou confiante que, com o apoio dos vereadores que está sendo sinalizado, a tão sonhada reforma de São Januário vai sair do papel o quanto antes”.
Mas, na venda bilionária do futebol do Vasco para a 7771, dissseram que teríamos dinheiro caramba. Agora, temos que ficar mendingando ajuda do governo. Pedrinho não apita nada e o associativo, não recebe 0,01 centavo na venda de jogadores formadores pelo próprio Vasco. Salgado e sua turma deram um golpe no Clube de Regatas Vasco da Gama!