Professor fala sobre palestra antirracista no CT do Almirante e exalta história do Vasco

José Nilton Júnior comemorou a repercussão da palestra concedida aos jogadores do Vasco da Gama antes do treino da última quinta-feira.

Professor fortalecendo a luta contra o racismo, no CT do Vasco
Professor fortalecendo a luta contra o racismo, no CT do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro)

O professor de História, José Nilton Júnior, concedeu entrevista ao UOL para falar sobre sua palestra aos jogadores do Vasco da Gama.

Antes do treino da última quinta-feira (06), o professor esteve no CT do Almirante num bate-papo com jogadores cruzmaltinos sobre racismo.

O objetivo da palestra, segundo o professor, foi fortalecer a luta antirracista e fazer com que os jogadores se posicionem mais sobre o tema.

– Essa era a ideia. Falar para os jogadores que eles percebam o quanto são multiplicadores necessários para engrossar essa causa, dar voz e ampliar, pois não se posicionar já é se posicionar. Existe aquela frase que diz que ‘não basta não ser racista, tem que ser antirracista’. Eles precisam falar, se posicionar, não é negando que vamos resolver. Durante muito tempo o Brasil negou que fosse um país racista. Não dá para ficar negando. Racismo mata e é necessário falar sobre.

José Nilton Júnior também falou da importância dos jogadores cruzmaltinos abraçarem a causa, pois tem tudo a ver com a história do Clube.

– Eu resgatei um pouco da história do Vasco. Falei da Resposta Histórica do Clube que eles estão jogando, a importância da identificação do atleta e a proposta social do Vasco. Como jogadores profissionais, é importante que eles abracem essas causas antirracistas e que se manifestem, pois isso acontece não só no futebol como na sociedade como um todo. Para combatermos é importante que todas as esferas estejam unidas para que possamos transformar nossa sociedade.

Recentemente, o professor foi vítima de racismo. Em uma aula online, Nilton foi chamado de ‘Gorila’ e em um vídeo divulgado nas redes sociais, um ex-aluno sugeriu que o professor ‘voltasse para a selva’.

Após palestra no CT do Almirante, o professor formado em Filosofia e com mestrado em História na UFRJ, recebeu mensagens de carinho de torcedores do Vasco e de outras equipes, nas redes sociais.

– Foi muito legal. No meu Instagram alguns comentaram, repostaram nos stories parabenizando o Vasco pela iniciativa… Independente do clubismo, da torcida, é uma pauta importante de ser discutida, tratada por qualquer clube. Os alunos ficaram muito contentes. Muito legal o reconhecimento do meu trabalho.

No momento da palestra, o professor José Nilton Júnior foi presenteado com uma réplica da Nova Resposta Histórica, documento enviado pelo Vasco, se recusando a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros

Leia mais sobreCT do Almirante
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
9 de dezembro de 2021
Vasco goleia em estreias no Carioca masculino e feminino de Beach Soccer

Enquanto no masculino o Vasco da Gama venceu o Ronald Carvalho por 8×3, no feminino o Cruzmaltino derrotou o Carioca por 9×0.

Yuri, volante do CSA, teria sido oferecido ao Vasco

Considerado um dos melhores jogadores da posição na Série B, Yuri está sendo analisado por Carlos Brazil, gerente-executivo do Vasco da Gama.

8 de dezembro de 2021
Graça teria duas propostas para deixar o Vasco, uma da Ásia e outra dos EUA

Conversas, porém, ainda são embrionárias; contrato com o Vasco da Gama vai até 2023 e, para sair, técnico Zé Ricardo teria que aprovar.

Edu reposta story no Instagram com crítica ao Vasco: ‘Diretoria incompetente’

Novo reforço do Cruzeiro, Edu compartilhou uma postagem de incentivo que, ao mesmo tempo, criticava a diretoria do Vasco da Gama.

Vasco lamenta morte de Mário Franco, ex-atleta do remo

Também conhecido como Boco Moco, Mário conquistou títulos como o Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano pelo Vasco da Gama.

Cruzeiro acerta contratação de Edu; centroavante foi sondado pelo Vasco

Via redes sociais, Brusque revelou que o jogador está de saída para o Cruzeiro; negociação com o Vasco da Gama não avançou.

‘Gol’ de Nenê em famosa janela de Paris viraliza na internet; assista

De férias em Paris, meia do Vasco da Gama participou de brincadeira em famoso point local, acertou o alvo e levou os torcedores ao delírio.

Médico do Vasco celebra número baixo de lesões em meio às dificuldades da Série B

Chefe do departamento médico do Vasco da Gama, Gustavo Caldeira celebrou que número de lesões em 2021, isto é, 23, não superou 2020.

Carol Paiffer ‘puxa orelha’ de vascaínos e garante compromisso com o Vasco

A investidora Carol Paiffer não tem gostado dos spans de ‘Vasco’ promovido por alguns torcedores em suas lives.

Entenda a função que Brazil exercerá no Vasco; dirigente conhece bem Zé Ricardo

De volta ao Vasco da Gama, Carlos Brazil se reencontrará com Zé Ricardo, o mesmo que o indicou ao Gigante em 2018.

Veja mais notícias