Professor fala sobre palestra antirracista no CT do Almirante e exalta história do Vasco

José Nilton Júnior comemorou a repercussão da palestra concedida aos jogadores do Vasco da Gama antes do treino da última quinta-feira.

Professor fortalecendo a luta contra o racismo, no CT do Vasco
Professor fortalecendo a luta contra o racismo, no CT do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro)

O professor de História, José Nilton Júnior, concedeu entrevista ao UOL para falar sobre sua palestra aos jogadores do Vasco da Gama.

Antes do treino da última quinta-feira (06), o professor esteve no CT do Almirante num bate-papo com jogadores cruzmaltinos sobre racismo.

O objetivo da palestra, segundo o professor, foi fortalecer a luta antirracista e fazer com que os jogadores se posicionem mais sobre o tema.

– Essa era a ideia. Falar para os jogadores que eles percebam o quanto são multiplicadores necessários para engrossar essa causa, dar voz e ampliar, pois não se posicionar já é se posicionar. Existe aquela frase que diz que ‘não basta não ser racista, tem que ser antirracista’. Eles precisam falar, se posicionar, não é negando que vamos resolver. Durante muito tempo o Brasil negou que fosse um país racista. Não dá para ficar negando. Racismo mata e é necessário falar sobre.

José Nilton Júnior também falou da importância dos jogadores cruzmaltinos abraçarem a causa, pois tem tudo a ver com a história do Clube.

– Eu resgatei um pouco da história do Vasco. Falei da Resposta Histórica do Clube que eles estão jogando, a importância da identificação do atleta e a proposta social do Vasco. Como jogadores profissionais, é importante que eles abracem essas causas antirracistas e que se manifestem, pois isso acontece não só no futebol como na sociedade como um todo. Para combatermos é importante que todas as esferas estejam unidas para que possamos transformar nossa sociedade.

Recentemente, o professor foi vítima de racismo. Em uma aula online, Nilton foi chamado de ‘Gorila’ e em um vídeo divulgado nas redes sociais, um ex-aluno sugeriu que o professor ‘voltasse para a selva’.

Após palestra no CT do Almirante, o professor formado em Filosofia e com mestrado em História na UFRJ, recebeu mensagens de carinho de torcedores do Vasco e de outras equipes, nas redes sociais.

– Foi muito legal. No meu Instagram alguns comentaram, repostaram nos stories parabenizando o Vasco pela iniciativa… Independente do clubismo, da torcida, é uma pauta importante de ser discutida, tratada por qualquer clube. Os alunos ficaram muito contentes. Muito legal o reconhecimento do meu trabalho.

No momento da palestra, o professor José Nilton Júnior foi presenteado com uma réplica da Nova Resposta Histórica, documento enviado pelo Vasco, se recusando a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros

Leia mais sobreCT do Almirante
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
22 de junho de 2021
Vasco tem apenas uma derrota na temporada com Marquinhos Gabriel em campo

Um dos destaques do Vasco da Gama na temporada, o meia Marquinhos Gabriel vem tendo bom desempenho com a camisa Cruzmaltina.

Vasco pode entrar no G4 da Série B caso vença o Cruzeiro

O Vasco da Gama mira a vitória sobre o Cruzeiro para entrar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro 2021.

Filha de Barbosa comenta exposição do ídolo vascaíno no Museu do Futebol

Filha de um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama fala da exposição em homenagem ao ex-goleiro do Cruzmaltino.

Vasco apresenta time Adulto e Sub-20 de futsal para temporada 2021

O Vasco da Gama anunciou as equipes de futsal nas categorias Adulto e Sub-20 para a disputa da temporada 2021.

Retorno de MT teve trabalho psicológico do Vasco para conter ‘ímpeto’ do jogador

Jovem atleta do Vasco da Gama, o meia MT precisou de acompanhamento psicológico no processo de retorno aos gramados.

Cabo ganha ‘sobrevida’ no Vasco após vitória sobre o CRB e dedica resultado a Pássaro

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo estava pressionado no cargo devido aos maus resultados recentes, mas triunfo sobre o CRB aliviou.

21 de junho de 2021
Sócio do Vasco aciona STJ com pedido para que Leven Siano vire presidente do Clube

Ministro que recebeu o caso foi o mesmo que, em 2020, colocou sob júdice tanto o pleito do Vasco da Gama de 07 de novembro quanto do dia 14.

Vasco treina no CT do Almirante visando duelo contra o Cruzeiro; veja vídeo

Elenco do Vasco da Gama iniciou nesta segunda (21) a preparação para o jogo contra o Cruzeiro, quinta (24), às 21h30min, pela Série B.

Vasco começa arrecadação da campanha Mães da Favela Futebol Clube

O Vasco da Gama anunciou que o posto de coleta de alimentos começou a funcionar em São Januário nesta segunda-feira.

Vasco inicia venda de ingressos virtuais para jogo contra o Cruzeiro

Bilhete virtual para Cruzeiro x Vasco da Gama, pela 6ª rodada da Série B, custa R$ 10; partida acontece na quinta (24), às 21h30min.

Veja mais notícias