Produtividade? O outro lado dos reforços do Vasco

O Vasco da Gama tem adotado uma postura ousada no mercado, mas que mas que ao mesmo tempo pode ser problemática.

Marquinhos Gabriel no treino desta quinta-feira
Marquinhos Gabriel no treino desta quinta-feira (Rafael Ribeiro/Vasco)

Semana passada, o Vasco da Gama chegou à marca de 10 contratações para esta temporada. Foram boas? Cabe uma análise individual criterioso de cada um, mas o que existe de comum entre eles é a que foram de baixo custo e com contrato de pouca duração.

Uns foram por empréstimo, com salários divididos, e outros em definitivo. O que tem sido aplicado pela nova diretoria são contratos de produtividade, cláusula que busca proteger o Clube caso o jogador fique muito tempo sem jogar. O problema, no entanto, é o que leva o atleta a aceitar tal condição.

Naturalmente, não é de costume que jogadores assumem o risco, diante do fato de que estão o tempo inteiro sujeitos a lesão. É aí que mora o “X” da questão: o motivo. Se analisar por nome, o Gigante trouxe bons números em sua maioria, mas não adianta de nada se não estiverem à disposição e possam entregar 100%.

Ninguém corre esse risco se não estiver precisando muito da oportunidade. Seja por simplesmente estar em baixa tecnicamente ou até fisicamente, sem conseguir fazer uma sequência de partidas. Este último é mais arriscado ainda, mas muitas vezes não existe uma outra opção para o atleta.

O problema

Protegido financeiramente? Sim. Mas e se o prejuízo for a ausência deles? É o caso de Marquinhos Gabriel, uma das poucas opções para os setor de criação do meio de campo, que tem sofrido com os problemas físicos. Quando joga, vai bem, mas se tornou algo raro estar disponível.

Recentemente, foi o caso de Ernando, que ficou muito tempo de fora, se tratando de outro setor problemático, a defesa vascaína. O zagueiro realizou um processo de aprimoramento físico que o tirou de muitas partidas. Retornando, porém, não foi nada bem na derrota para o Operário-PR.

Outro caso é de Romulo, contratado nos mesmos moldes, que pouco entrou em campo até o momento. Quando chegou, estava parado desde novembro do ano passado, quando encerrou o Campeonato Chinês, o que fez com que não viesse com o melhor condicionamento possível.

Mais um?

Se estivesse 100%, assim como Marquinhos Gabriel, seria uma opção importante para tentar resolver os problemas defensivos do Vasco. Entre os últimos reforços, inclusive, existe o caso de Michel, que não joga desde fevereiro do ano passado. Quanto tempo levará para ganhar ritmo de jogo? Normalmente não é rápido e o Vasco precisa de mais opções para ontem.

É uma modalidade interessante no ponto de vista financeiro, o que é importante diante das limitações do Vasco, mas muito arriscada futebolisticamente. Série B exige disposição física, entrega, portanto, se desenha a ser um problema para o Gigante. As opções são escassas e, em parte, apresentam problemas físicos, logo em posições críticas.

3 comentários
  • Responder

    O Romário falou que nunca viu um Time tão ruim que nem esse.
    Tem toda razão uma defesa fraca um meio de campo ruim demais e um atacante razoável que é o German Cano.

  • Responder

    Time semvergonha

  • Responder

    E está bravo ver o Vasco jogar está salgado aumenta a pressão de qualquer torcedor

Comente

Veja também
Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vasco vence o Volta Redonda pela Taça Guanabara Sub-15 e Sub-17

As categorias Sub-15 e Sub-17 do Vasco da Gama venceram o Volta Redonda por 1×0, pela rodada 6° da Taça Guanabara.

Vasco goleia o Artsul pela Copa por 5 x 1 pela Copa Rio Sub-20

O Vasco goleou o Artsul pelo placar de 5×1 no Nivaldo Pereira, em jogo válido pela 6º rodada da Copa Rio Sub-20.

Olho no rival! Escalação do Flamengo contra o Vasco

Confira escalação que o Flamengo usará no clássico deste sábado contra o Vasco da Gama, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Escalação do Vasco contra o Flamengo

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo deste sábado contra o Flamengo, no Maracanã, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Definida a arbitragem de Vasco x Flamengo

Confira a arbitragem para o jogo entre Vasco da Gama e Flamengo, que acontece neste sábado, pela 5ª rodada do Brasileiro.

Confira quais canais transmitem Vasco e Flamengo

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gam e Flamengo, no Maracanã, pela 5ª do Campeonato Brasileiro.

Vasco x Flamengo é o 3º clássico mais faltoso do Brasileiro; veja ranking

Jogo entre Vasco da Gama e Flamengo está entre os maiores em clássicos mais faltosos pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco acerta com Larisse para o Futebol Feminino

O Vasco da Gama acertou a contratação da atacante Larisse para reforçar o elenco feminino na temporada de 2025.

Veja o que mudou no Vasco desde a goleada para o Flamengo

O presidente Pedrinho fez mudanças drásticas no futebol do Vasco da Gama depois da goleada para o Flamengo em 2024.