Primeiro gol no Maracanã originou apelido de Roberto Dinamite; relembre história

Gol marcado na vitória do Vasco da Gama sobre o Inter pelo Brasileiro de 1971 fez o então garoto Roberto se tornar Dinamite.

Roberto Dinamite no Maracanã em 09 de novembro de 2021
Roberto Dinamite no Maracanã em novembro de 2021

O maior ídolo da história do Vasco nasceu como Carlos Roberto de Oliveira, mas explodiu para o futebol como Roberto Dinamite. O apelido que virou sobrenome aos 17 anos foi incorporado em 1971, logo após a estreia do maior ídolo do Vasco no Maracanã.

Roberto já era destaque nas categorias de base do Vasco no início dos anos 70 e era acompanhado de perto pelo jornalista Aparício Pires, do Jornal dos Sports. Ao ser puxado para estrear pelo time profissional, aos 17 anos, contra o Atlético-MG, o diário publicou uma nota com o seguinte título: ”Vasco escala o Garoto-Dinamite”. Foi a primeira menção ao apelido.

O apelido foi incorporado definitivamente ao nome logo depois, na estreia de Roberto no Maracanã. Contra o Inter, pelo Campeonato Brasileiro de 1971, ele marcou um belo gol de fora da área. No dia seguinte, a manchete do Jornal dos Sports foi: ”Garoto-Dinamite explodiu”. A partir daí Carlos Roberto de Oliveira virou definitivamente Roberto Dinamite. O Vasco venceu por 2 a 0.

– Na primeira vez que joguei no Maracanã fiz um gol que deu origem ao apelido de Dinamite. O Aparício Pires colocou no Jornal dos Sports. Eu peguei uma bola, cortei o Pontes, que era o quarto-zagueiro, e bati forte. A bola estufou e levantou a rede. O fotógrafo registrou. Em razão do chute, a chamada foi ”Dinamite explode no Maracanã”. Logo depois, veio o jogo Vasco e Santos no Maracanã, com Pelé jogando. Eu estava começando. Fiz um gol nesse jogo, com 17 anos, de voleio, contra o Santos de Pelé. O Pelé falou: ”Parabéns, garoto. Belo gol” – recordou Dinamite, em recente entrevista ao Esporte Espetacular.

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto faleceu neste domingo, aos 68 anos, vítima de câncer de intestino. Ele é o jogador com mais jogos e mais gols na história do clube. É também o maior artilheiro dos campeonatos brasileiro e carioca, além de ser o maior goleador do estádio de São Januário.

Roberto será velado nesta segunda, em cerimônia aberta ao público, em São Januário, local onde tem uma estátua e ninguém marcou mais gols do que ele.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Payet sofre estiramento no joelho e está fora contra o Flamengo

Payet sofreu um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e deve demorar para retornar às atividades.

Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.