Presidente de Portugal concede comenda da Ordem do Infante D. Henrique ao Vasco

Honraria oferecida ao Vasco da Gama é destinada a quem promove a expansão da cultura portuguesa e dos seus valores pelo mundo

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal (Foto: Reprodução CCLB)

Os 125 anos de fundação do Club de Regatas Vasco da Gama estão sendo celebrados também pelo governo de Portugal. O presidente dessa nação amiga, Marcelo Rebelo de Souza, outorgou ao Clube a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Ele pessoalmente ligou para o presidente Jorge Salgado para informar da concessão da honraria. Referindo-se ao CRVG, Rebelo disse: “talvez não exista no mundo outra instituição com tamanho alcance na propagação da história e da cultura portuguesa”.

A comenda será entregue pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luiz Faro, no próximo dia 1°/9, no Palácio São Clemente. O anúncio da homenagem foi feito pela embaixadora Gabriela Soares de Albergaria, cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, em seu discurso no evento que celebrou o aniversário do Clube, na sede náutica da Lagoa, no dia 21/8.

Na ocasião, a Diretoria Administrativa do Clube agradeceu a Francisco Gomes da Costa, Grande Benemérito do CRVG e presidente do Real Gabinete Português de Leitura, e a Manuel Domingues e Pinho, Conselheiro do Vasco e presidente honorário da Câmara de Comércio Brasil – Portugal. Eles intercederam junto ao governo português pela concessão da honraria ao Vasco.

A Ordem
A Ordem do Infante D. Henrique foi criada em 1960, para comemorar o 5° Centenário da morte do Infante D. Henrique, o Navegador, filho do Rei D. João I e da Rainha D. Filipa de Lencastre, e o grande promotor e impulsionador da expansão marítima portuguesa.

Ele era um dos membros da Ínclita Geração. A expressão foi cunhada pelo poeta Luís de Camões na epopeia “Os Lusíadas” para se referir ao valor individual dos príncipes que se destacaram pelo elevado grau de educação, capacidade militar, grande sabedoria e predominância na vida pública.

O Infante D. Henrique, Duque de Viseu, nasceu no Porto em 4 de março de 1394 e morreu em Sagres, em 13 de novembro de 1460. Ele foi governador e administrador da Ordem de Cristo. Antes da outorga da Ordem do Infante D. Henrique, o Vasco da Gama também foi agraciado com a Ordem de Cristo.

Por força dessa vida pessoal fortemente ligada à história de Portugal, quando a Ordem foi fundada, em 1960, “em homenagem ao infante D. Henrique e sob a sua invocação”, Decreto presidencial destinou-a para premiar serviços ligados a “atividades ou estudos histórico-marítimos ou ao conhecimento e divulgação da expansão de Portugal no Mundo”.

Porém, em 1962, a finalidade da Ordem foi modificada, passando a “distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal no país e no estrangeiro” e “serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, sua história e seus valores”.

Desde à sua instituição, a Ordem conta com o grau de Grande-Colar, destinado a agraciar Chefes de Estado. O primeiro Grande-Colar da Ordem foi atribuído, em 1960, ao então presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Fonte: C.R. Vasco da Gama

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Luis Fernandes é benemérito do Vasco
Vasco deve buscar repactuação dos contratos com a 777, orienta CB

O presidente do Conselho de Beneméritos, Luis Manoel Fernandes, disse ainda para que o Vasco sigam os alertas feitos na época da venda.

Wilson Seneme é o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF
Exaltado, Seneme reclama de não expulsão de Ganso no jogo contra o Vasco

Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, se mostrou indignado com a não expulsão de Paulo Henrique Ganso no clássico.

João Victor em São Januário
Banco de reservas do Vasco custou quase R$ 100 milhões

Os jogadores que ficarão no banco de reservas contra o Criciúma custaram quase R$ 100 milhões aos cofres do Vasco da Gama.

João Victor sofreu um acidente leve a caminho da concentração do Vasco
João Victor sofre acidente leve a caminho do Vasco; zagueiro está entre relacionados

O zagueiro do Vasco da Gama, João Victor se acidentou a caminho da concentração, mas não se machucou e não será problema para o jogo.

Claudio Tencati durante treino do Criciúma
Olho no rival! Escalação do Criciúma contra o Vasco

Confira a escalação do Criciúma para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela 4ª rodada do Brasileiro.