Presidente da Federação Pernambucana detona Raniel e Luiz Henrique
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, não poupou críticas a Raniel e Luiz Henrique, do Vasco da Gama.
Ainda sem data definida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o julgamento sobre o caso envolvendo a confusão na Ilha do Retiro durante a partida entre Sport e Vasco, pela Série B, pode punir o clube pernambucano, inclusive com a perda dos pontos da partida, que terminou empatada por 1 a 1.
Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, o Sport estrutura a sua defesa para o caso e tenta evitar as possíveis punições que pode sofrer após o julgamento.
Por conta da invasão de campo de seus torcedores, que levou o árbitro Raphael Claus a encerrar a partida antes do previsto, o Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Se punido, o clube corre riscos como perder mando de campo (com a pena podendo chegar a até 10 mandos), multa (que pode chegar a R$ 100 mil), além da perda dos pontos da partida contra o Vasco, que então seria declarado o vencedor.
Esta última opção, porém, é totalmente descartada pelo presidente da Federação Pernambucana.
“A invasão não ocorreu dentro de campo, ela ficou na margem externa que dá acesso ao campo, entre a arquibancada e o campo. Em 31 segundos o Batalhão de Choque conteve e retrocedeu as pessoas que invadiram o campo. Dos envolvidos, 9 já foram presos. Além disso, o policiamento foi retomado no estádio, o estádio foi evacuado naquela área específica, portanto havia completas e totais condições de dar continuidade à partida. Então o Sport vai se pegar nisso”, disse o dirigente, em entrevista ao canal no Youtube do jornalista Wellington Campos.
“Além disso, é preciso que haja uma dosimetria. O Grêmio teve uma invasão, interditou a área aonde aquela torcida fica. A decisão no tribunal já foi severa demais quando interditou o estádio (Ilha do Retiro) e proibiu. Ela deveria interditar só aquela faixa da arquibancada, ou no máximo transferir o jogo do Sport, com público. O clube ingressou com um pedido de reconsideração, que está nas mãos do presidente do STJD e esperamos que tenha a sensibilidade de analisar e possa aplicar. Tivemos uma tentativa de invasão que por perfeitamente é absolutamente contida pela força pública. Confiamos em uma decisão justa e qualitativamente. Não há motivo algum para perder os pontos, confiamos inclusive que retorne o estádio com as devidas cautelas legais”, afirmou.
Evandro Carvalho ainda detonou o atacante do Vasco Raniel, que segundo ele foi o grande responsável pelo início da confusão no estádio, após comemorar o gol de empate em frente à torcida do Sport. O mandatário também falou do meio-campista Luiz Henrique, que assim como o atacante do Cruzmaltino, recebeu punição preventiva válida por 30 dias (podendo chegar no máximo a 2 jogos).
“Na verdade, quem deu causas, quem ensejou a invasão do campo foi exatamente o irresponsável, o moleque do jogador do Vasco, que eu esqueci o nome dele, é um pernambucano… Raniel. Foi cria (do Santa Cruz), vivia envolvido em drogas, etc, o Santa Cruz fez um trabalho muito grande, recuperou ele, graças a Deus ele saiu de um antro de marginalidade e entrou em uma profissão correta, mas parece que não construiu caráter”, atacou o dirigente.
“Então ele para a comemoração, procedeu condutas obscenas, apresentou genitália, ofendeu a torcida (do Sport), e isso gerou uma comoção e uma raiva de torcedores, um grupo lá de 10 ou 20, que conseguiram quebrar o portão e entrar no campo. Evidentemente que isso não inibe a irresponsabilidade desses bandidos, que têm que ser presos. Mas a causa, o fator ensejador, o núcleo da questão que provocou o incidente foi a conduta desse irresponsável desse jogador do Vasco”, disse.
“Além disso, tem outro irresponsável lá, jogador do Vasco (Luiz Henrique), apanhou uma cadeira de plástico, que atende a imprensa, e atirou a cadeira contra a torcida. Uma pessoa qualquer da sociedade, um marginal ou uma pessoa de bem que perca o controle, é até, em tese, defensável, por quando não justificável. Mas um profissional ele tem obrigação… Não tem cabimento e não e não justificaria, jamais, eu perder o meu autocontrole e cometer qualquer gesto, independentemente da motivação, da causa, do sentimento de raiva ou de revolta meu. Por quê? Eu fui treinado, sou um profissional, então não posso me permitir agir dessa forma. Um jogador que faz e tem aquela conduta dos dois (Raniel e Luiz Henrique) têm que ser punidos exemplarmente”, complementou.
Por último, o mandatário ainda questionou a decisão do árbitro Raphael Claus, que encerrou a partida antes do previsto por conta da falta de segurança na Ilha do Retiro. Segundo Evandro Carvalho, havia condições de o jogo continuar, já que a polícia militar garantiu segurança para que o jogo fosse retomado.
“Infelizmente o árbitro (Raphael Claus), não sei a causa, uma surpresa para mim, eu o reputo um grande árbitro e um homem de coragem, mas seguramente faltou coragem naquele dia de retomar o jogo, porque o Coronel Washington garantiu toda, plena e total condição de segurança no estádio, ninguém compreendeu porque ele foi ao vestiário e não retornou para concluir o jogo, que teria mais 8, 9 minutos de partida, o que seria um grande jogo, com duas equipes disputando com muita dinâmica, muita força, muita qualidade aquela partida. Mas já passou, paciência, agora é provisionar, fazer o planejamento para no próximo ano o Sport se manter firme no propósito de retornar à Série A”, finalizou.
Fonte: ESPN
Esse sem vergonha do presidente da federação pernambucana (nem deveria ser) é um falastrão de bosta….a torcida infeliz do sport é que invadiu o campo….(o que é proibido) o Ranigol só comemorou e foi pra torcida que estava chingando e ofendendo ele..apenas isso…não justifica a invasão nunca…porque se comemorar com dancinha, mão na orelha etc…for proibido,,,imagina invadir, agredir uma bombeira,,,tumultuar a partida….vai pra tonga, da mironga do caburetê, antes que me esqueça…ÔOO
na verdade presidente do Sport também