Presença no G4 separa campanha do Vasco de fracasso de 2021 na Série B

Vasco da Gama tem números semelhantes à Série B de 2021, com a diferença que nesta edição a equipe entrou e tem conseguido se manter no G4.

Cruzeiro 3 x 0 Vasco pela Série B 2022
Cruzeiro 3 x 0 Vasco pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Após um início de Série B tranquilo, quando chegou a perseguir o líder Cruzeiro e ficou invicto até a 15ª rodada, o Vasco vive uma tensa reta final de temporada. Antes encaminhado, o acesso está em perigo.

A situação não chega a ser desesperadora, mas está longe de ser confortável. O clube, inclusive, tem uma possibilidade remota de deixar o G-4 nesta sexta, pela primeira vez, desde a 7ª rodada. Para que isso aconteça, o Londrina precisa vencer a Ponte Preta por cinco gols de diferença. Algo muito improvável.

Com uma vitória simples, no entanto, o time paranaense empatará em pontos com o Vasco. O momento se deve à queda de desempenho no returno, e os números mostram que há motivos para preocupação.

Após 31 rodadas, o Vasco tem hoje 48 pontos. A campanha é praticamente igual à do ano passado, quando ficou longe do acesso. A principal diferença é a colocação na tabela. O sarrafo nesta temporada está mais baixo.

Em 2021, após a 31ª rodada, o Vasco tinha 47 pontos, 13 vitórias, oito empates e dez derrotas. Estava na sexta colocação, a cinco pontos do G-4, onde não ficou em nenhuma rodada. Nesse ano, apesar da campanha semelhante, o time está entre os quatro primeiros desde a 7ª rodada.

Campanhas do Vasco até a 31ª rodada da Série B
Campanhas do Vasco até a 31ª rodada da Série B (Fonte: GE

Desempenho despenca no returno

O Vasco ainda depende das próprias pernas e tem uma tabela aparentemente mais tranquila que o Londrina nas sete rodadas finais. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as chances de acesso hoje são de 61%. O desempenho no segundo turno é o que mais preocupa.

O Vasco terminou o primeiro turno da Série B com 35 pontos, na segunda colocação. Era o time com menos derrotas (2) e tinha a terceira melhor defesa da competição, com 11 gols sofridos. O aproveitamento foi de 61%.

No returno, o time conseguiu apenas 13 dos 36 pontos possíveis. O aproveitamento é de 36%. Foram quatro vitórias, um empate e sete derrotas. O discurso, no entanto, ainda é de confiança no acesso.

– Nós temos uma equipe que vai alcançar o objetivo e vai voltar para a Série A. Isso é certo, isso aí vai acontecer – disse o técnico Jorginho, após a derrota para o Cruzeiro.

O Vasco terá oito dias livres para se preparar para o jogo contra o Londrina. O clube carioca só volta a campo na próxima quinta-feira, em partida válida pela 32ª rodada da Série B, às 21h30, em São Januário. Os torcedores esgotaram os ingressos para o confronto que ganha ares de decisão.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:G4Série B
Comente

Veja também
Pedrinho, presidente do Vasco
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Thiago Carpini, técnico do Vitória
Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Estádio de São Januário
Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho em entrevista coletiva
Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Projeto da reforma do Estádio de São Januário
Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.