Piton revela segredo para o festival de cruzamentos perfeitos no Vasco
Lateral do Vasco da Gama, Lucas Piton tem sido o grande garçom do time desde que foi contratado no ano passado.
“Ele não cruza, ele faz amor”. Assim a torcida do Vasco da Gama define as assistências do lateral-esquerdo Lucas Piton. Desde o ano passado, o jogador deu oito passes para gol e lidera o quesito no elenco, a maioria em cruzamentos.
O segredo para Piton, que renovou até 2028 com o Vasco, ter tanta precisão nas bolas jogadas na área é a repetição do movimento nos treinamentos. Aprimorar o fundamento é o grande desafio do lateral no dia a dia.
Para isso, o atleta revelou em entrevista ao Globo Esporte que toda a ação do corpo no instante do passe importa. A parte física como corrida, posicionamento da perna e o jeito de chutar fazem total diferença na hora de ser eficiente.
– A palavra que levo comigo é repetição. Quando você repete as coisas que você quer evoluir a margem de acerto vai crescer. É muita repetição, muito treino, são muitos detalhes… Posicionamento, o jeito de correr e chutar. Uma coisa que eu busco evoluir a cada dia. Assim como outras características, como marcação, parte física. O que eu mais evoluo é com a repetição.
O portal GE divulgou um vídeo com dez jogadas de Lucas Piton que terminaram em grandes chances de gol para a equipe. Os lances mostram como o lateral consegue “colocar a bola com a mão” e deixar os companheiros em boas condições de marcar.
Veja
Na temporada passada, Lucas Piton fez 65 cruzamentos que terminaram em finalização, cinco deles terminaram com bola na rede. Isso considerando que ele é o autor da assistência, ou participando da origem dos lances.
Destes 65 cruzamentos para finalização, 43 saíram dos pés de Piton diretamente para algum jogador do Vasco finalizar, sem que um defensor adversário cortasse, por exemplo.
Quem mais tira proveito das jogadas é o centroavante argentino Vegetti, que recebeu 17 cruzamentos do lateral-esquerdo para finalização. O segundo que mais recebeu foi Puma Rodríguez (5), e o terceiro é Pedro Raul (4).
Confira o ranking completo
A maior qualidade de Piton tem sido potencializada na atual temporada em função do esquema com três zagueiros. O lateral fica mais livre para subir, sem se preocupar tanto em defender. O resultado tem sido uma dobradinha com o francês Payet.
Pré convocado para a seleção italina ano passado (Piton tem dupla cidadania), Piton vive grande fase no Cruzmaltino. Ele é o líder de assistências desde que chegou a equipe no ano passado, com oito passes para gol.
O Gigante da Colina contará com o bom momento de Lucas Piton para confirmar sua classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Para não depender de ninguém, basta que a equipe vença a Portuguesa, neste domingo (03), em São Januário.