Piton revela segredo para o festival de cruzamentos perfeitos no Vasco

Lateral do Vasco da Gama, Lucas Piton tem sido o grande garçom do time desde que foi contratado no ano passado.

Lucas Piton em atuação pelo Vasco contra o Corinthians
Lucas Piton em atuação pelo Vasco contra o Corinthians (Foto: André Durão)

“Ele não cruza, ele faz amor”. Assim a torcida do Vasco da Gama define as assistências do lateral-esquerdo Lucas Piton. Desde o ano passado, o jogador deu oito passes para gol e lidera o quesito no elenco, a maioria em cruzamentos.

O segredo para Piton, que renovou até 2028 com o Vasco, ter tanta precisão nas bolas jogadas na área é a repetição do movimento nos treinamentos. Aprimorar o fundamento é o grande desafio do lateral no dia a dia.

Para isso, o atleta revelou em entrevista ao Globo Esporte que toda a ação do corpo no instante do passe importa. A parte física como corrida, posicionamento da perna e o jeito de chutar fazem total diferença na hora de ser eficiente.

– A palavra que levo comigo é repetição. Quando você repete as coisas que você quer evoluir a margem de acerto vai crescer. É muita repetição, muito treino, são muitos detalhes… Posicionamento, o jeito de correr e chutar. Uma coisa que eu busco evoluir a cada dia. Assim como outras características, como marcação, parte física. O que eu mais evoluo é com a repetição.

O portal GE divulgou um vídeo com dez jogadas de Lucas Piton que terminaram em grandes chances de gol para a equipe. Os lances mostram como o lateral consegue “colocar a bola com a mão” e deixar os companheiros em boas condições de marcar.

Veja

Na temporada passada, Lucas Piton fez 65 cruzamentos que terminaram em finalização, cinco deles terminaram com bola na rede. Isso considerando que ele é o autor da assistência, ou participando da origem dos lances.

Destes 65 cruzamentos para finalização, 43 saíram dos pés de Piton diretamente para algum jogador do Vasco finalizar, sem que um defensor adversário cortasse, por exemplo.

Quem mais tira proveito das jogadas é o centroavante argentino Vegetti, que recebeu 17 cruzamentos do lateral-esquerdo para finalização. O segundo que mais recebeu foi Puma Rodríguez (5), e o terceiro é Pedro Raul (4).

Confira o ranking completo

Jogadores que mais receberam cruzamentos de Lucas Piton que terminaram em finalização no Brasileirão em 2023
Jogadores que mais receberam cruzamentos de Lucas Piton que terminaram em finalização no Brasileirão em 2023 (Fonte Espião Estatístico)

A maior qualidade de Piton tem sido potencializada na atual temporada em função do esquema com três zagueiros. O lateral fica mais livre para subir, sem se preocupar tanto em defender. O resultado tem sido uma dobradinha com o francês Payet.  

Pré convocado para a seleção italina ano passado (Piton tem dupla cidadania), Piton vive grande fase no Cruzmaltino. Ele é o líder de assistências desde que chegou a equipe no ano passado, com oito passes para gol.

O Gigante da Colina contará com o bom momento de Lucas Piton para confirmar sua classificação para as semifinais do Campeonato Carioca. Para não depender de ninguém, basta que a equipe vença a Portuguesa, neste domingo (03), em São Januário.

Mais sobre:Lucas Piton
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.