Piton relembra início no Futsal e revela mudança de posição no começo da carreira

Destaque do Vasco da Gama, o lateral-esquerdo Lucas Piton contou detalhes do seu começo no profissional do Corinthians.

Lucas Piton comemorando gol contra o Botafogo
Lucas Piton comemorando gol contra o Botafogo (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O Vasco da Gama tem um dos melhores goleiros do Brasil, um craque internacional no meio-campo e um centroavante matador no comando do ataque. Mesmo assim, é provável que o melhor jogador da equipe seja o lateral-esquerdo Lucas Piton.

Destaque da equipe mesmo na fase ruim do ano passado, Piton contou em entrevista ao UOL começou sua carreira profissional no Corinthians como ponta direita. A chance para brilhar no lado oposto do campo surgiu ainda na base do time paulista.

Piton foi chamado para a lateral para um amistoso, já no Sub-20. Ele atuou no futsal até quase os 18 anos, e fez a transição para o campo como ponta direita. Quem o fez mudar de posição foi o ex-lateral Coelho, que era técnico da base corintiana.

– Eu era ponta direita e surgiu uma brecha na lateral esquerda, no terceiro time. E foi ali que tudo começou a andar.

No profissional do Timão, teve o ex-lateral Fábio Santos como mentor. Hoje, consolidado como um dos melhores laterais do país, Piton tenta passar um pouco da sua experiência para Leandrinho e Julião, jovens laterais do Gigante da Colina.

– Quando subi para o profissional, era o [Danilo] Avelar e o Carlos Augusto. Aprendi muitas coisas. E quando o Fábio chegou, me ajudou tanto em posicionamento, quanto na parte psicológica. Coisas extracampo e dentro de campo. Se tornou um espelho. Hoje, tento ajudar ao máximo, assim como me ajudaram lá atrás.

Piton começou no futsal. Na primeira temporada no Corinthians, foi campeão do Mundial de Clubes sub-18, em final contra o Barcelona. Paralelamente a isso, buscava oportunidades no campo.

– Comecei no futsal e vi que é um esporte que eu podia evoluir, mas pensando no campo. Acredito que me ajudou em muitas coisas… E ganhou meu coração. Tenho amigos no futsal até hoje, assisto aos jogos.

Arma ofensiva desde que chegou ao Time da Cruz de Malta, Piton marcou seu primeiro gol em 2024 na vitória por 4×2 diante do Botafogo. O lateral também já deu uma assistência na atual temporada. 

Mais sobre:Lucas Piton
Comente

Veja também
Atlético-MG perde jogadores importantes para o jogo contra o Vasco

O Atlético-MG terá desfalques importantes para o confronto com o Vasco da Gama, nesta quarta-feira (4), pelo Brasileiro.

Bruno Lopes é relacionado para jogo contra o Atlético-MG

Felipe deve observar os jovens na reta final de 2024 e Bruno Lopes está entre os relacionados do Vasco da Gama para enfrentar o Atlético-MG.

Sport anuncia saída de Riquelme

O lateral Riquelme estava emprestado ao Sport e retornará Vasco da Gama, mas ainda não tem definição sobre o futuro.

Colados na tabela, Vasco e Atlético-MG sofreram sequência de frustrações em 2024

Vasco da Gama e Atlético-MG se enfrentam nesta noite em busca de uma vaga para disputar a Sul-Americana em 2025.

Vasco tenta encerrar ano em casa com vitória para espantar crise

O Vasco da Gama tenta a vitória diante do Atlético-MG para encerrar jejum e se despedir de São Januário em paz com a torcida.

Sair da versão mobile