Pikachu o mais utilizado! Confira como Luxemburgo rodou o elenco do Vasco em 2019

Yago Pikachu foi o jogador mais utilizado por Vanderlei Luxemburgo em sua primeira passagem pelo Vasco da Gama.

Yago Pikachu em sua época de Vasco
Yago Pikachu em sua época de Vasco (Foto: Divulgação)

De volta à Colina agora em 2021, Vanderlei Luxemburgo fez seu primeiro jogo como treinador do Vasco em 19 de maio de 2019, no empate por 1 a 1 com o Avaí, em São Januário. Sem os medalhões Fernando Miguel e Leandro Castan lesionados, levou a campo o seguinte time: Sidão, Yago Pikachu, Werley, Ricardo Graça e Henrique; Lucas Mineiro, Andrey e Bruno César; Rossi, Marrony e Maxi López.

Muita coisa mudou na sequência do Campeonato Brasileiro, e o time que saiu da lanterna da competição para a Copa Sul-Americana terminou com uma espinha dorsal bem diferente. Algo que não se alterou foi a titularidade absoluta de Yago Pikachu, jogador mais utilizado por Luxa em sua primeira passagem pela Colina.

O lateral-direito jogou 32 dos 34 jogos em que Luxemburgo dirigiu o time no Brasileirão. Foi também o artilheiro da equipe, com cinco gols, todos marcados em penalidades.

Do atual elenco, outros jogadores que foram utilizados com muita frequência por Luxa são Fernando Miguel (30 partidas), Marcos Júnior (27) e o capitão Leandro Castan (23).

Miguel estreou na competição somente na oitava rodada, na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional. Depois disso, só esteve ausente no triunfo pelo mesmo placar diante do Fluminense, pela 11ª rodada.

Tal clássico com o Tricolor marcou a volta de Leandro Castan ao time após três meses (tinha uma lesão na coxa) e o primeiro gol do capitão com a Cruz de Malta. Ele, aliás, balançava a rede pela primeira vez depois de cirurgia no cérebro, realizada em 2014.

Algo que chamou atenção foi a queda de Andrey, que vinha de um 2018 muito bom. Luxemburgo deu oportunidades ao prata da casa, que jogou 15 vezes no Brasileiro de 2019. Mas a oscilação o fez jogar somente duas partidas inteiras – há de se fazer o registro que foi substituído nos acréscimos da vitória por 2 a 1 sobre o Inter, jogo no qual marcou seu único gol na competição.

Chegou a ficar nove partidas sem ser utilizado, entre 13 de outubro e 2 de dezembro. Em várias entrevistas concedidas, admitiu a queda em 2019 e afirmou que se dedicou a treinar mais no ano seguinte.

Após viver ótimos momentos na atual temporada com Ramon Menezes e oscilar sob o comando de Ricardo Sá Pinto, Andrey tem nova oportunidade de provar a Luxemburgo que tem qualidade para ser titular.

A espinha dorsal que terminou o Brasileiro de 2019 com Vanderlei Luxemburgo foi a seguinte. Em negrito os jogadores que seguem no atual elenco: Fernando Miguel, Pikachu, Leandro Castan, Oswaldo Henríquez e Henrique (Danilo Barcelos); Richard, Marcos Júnior e Guarín; Rossi, Marrony e Ribamar.

Confira o ranking de utilização e de gols com Luxemburgo (amistosos não foram computados):

Artilheiros do Vasco com Luxemburgo em 2019
Artilheiros do Vasco com Luxemburgo em 2019 (Foto: Reprodução ge)
Jogadores mais utilizado por Luxemburgo no Vasco em 2019
Jogadores mais utilizado por Luxemburgo no Vasco em 2019 (Foto: Reprodução ge)

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
2 comentários
  • Responder

    Discordo de vc Silvio, um jogador não faz o número de gols que o Pikachu fez por acaso, tá em má fase tá, mas não acho tão medíocre assim, temos muitos outros aí no elenco pior que ele. Acho que devíamos como torcedores invadir a rede social dele dando apoio e despejando uma recuperação na autoconfiança.

  • Responder

    Pelo amor de Deus, esqueça isso de utilizar o mediocre do Pikachu, já deu, basta.

Comente

Veja também
Caíque em campo pelo Juventude
Vasco faz sondagem por Caíque, do Juventude

O Vasco da Gama fez uma sondagem pelo volante Caíque, do Juventude, que também interessa a São Paulo e Corinthians.

Abel Braga é o novo diretor técnico do Vasco
Abel Braga mostra preocupação com menor uso da base e cita o Vasco

O ex-técnico do Vasco da Gama, Abel Braga, não gostou da mudança na regra que permite nove estrangeiros por jogo e vê base prejudicada.

Pedrinho na coletiva dos 60 dias à frente do Vasco
Entrevista de Pedrinho teria deixado a 777 Partners insatisfeita

Sem autonomia no futebol do Vasco da Gama, Pedrinho fez balanço dos 60 dias da sua gestão e desagrada a 777 Partners.

Jogadores do Vasco no Maracanã
Vasco é o 2º time da Série A do Brasileiro que tem o maior jejum de títulos

Sem conquistar um título desde a temporada de 2016, campeão do Carioca, o Vasco da Gama vive um longo jejum na sua história.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Relação entre associação e Vasco SAF já teve momentos de turbulência; relembre

Pedrinho tem relação fria com a SAF do Vasco da Gama e divergências já aconteceram em outras ocasiões dentro do Clube.