Philippe Coutinho é o ‘primeiro vascaíno’ a conquistar a Liga dos Campeões

Meia criado no Vasco da Gama contribuiu com gols e passes para o sexto título do Bayern de Munique na Champions League.

Philippe Coutinho com a taça da Champions League
Philippe Coutinho com a taça da Champions League

Com o título da Champions League conquistado pelo  Bayern de Munique neste domingo (23) após vitória por 1×0 sobre o PSG de Neymar, o meia da equipe alemã e cria do Vasco da Gama, Felipe Coutinho, se  tornou o primeiro jogador revelado no Cruzmaltino a levantar a ‘orelhuda’ (como popularmente é conhecido o troféu da campeonato europeu).

Coutinho entrou no segundo tempo e ajudou a equipe da Bavieria a conquistar o seu sexto título da competição. Embora não tenha marcado gols e nem dado assistência, o jogador foi decisivo no confronto das quartas de final, contra o seu ex-clube, o Barcelona. Na ocasião, Coutinho balançou as redes duas vezes e deu um passe pra gol.

Philippe Coutinho foi promovido ao time principal do Vasco da Gama no primeiro semestre de 2009 e marcou seus primeiros dois gols como profissional no dia 24 de janeiro de 2010 na vitória do Gigante por 6×0 contra o Botafogo.

A revelação das categorias de base do Vasco foi vendida ainda em 2008 para a Inter de Milão, por apenas 3,8 milhões de euros, ainda antes de tornar-se profissional. Sem conseguir se firmar na equipe italiana, ele teve passagem discreta pelo Espanyol, antes de brilhar com a camisa do Liverpool. Após seis temporadas no time inglês, o jogador foi contrato pelo Barcelona em 2018.

No clube catalão o meia não repetiu as boas atuações que teve nos Reds, e acabou sendo emprestado ao Bayern de Munique, em 2019, por uma temporada. Reserva na maior parte do ano pelo Bayern, Philippe Coutinho não permanecerá no clube alemão.

Em maio, o Bayern deixou expirar o prazo do direito de compra fixado em 120 milhões de euros, e, assim, anunciou o retorno do meio-campo ao Barça. O futuro do jogador, no entanto, segue indefinido.

Vale lembrar que, de acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa, uma possível venda do jogador pode render uma boa quantia aos cofres do Vasco, uma vez que o Gigante é o Clube formador do jogador e teria direito a 2,5% do valor da negociação.

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Vegetti comemorando gol contra o Bragantino
Com 2 gols, Vegetti está na disputa pelo Troféu Roberto Dinamite

O atacante do Vasco da Gama, Pablo Vegetti, está empatado na artilharia do Brasileirão com outros jogadores no momento.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Saiba 5 motivos que levaram o Vasco a escolher Pedro Martins

O novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, é aguardado no Rio de Janeiro e deve acompanhar ao jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins em coletiva no Cruzeiro
Cruzeiro oficializa saída de Pedro Martins

O Cruzeiro oficializou a saída do executivo de futebol Pedro Martins, que está próximo de ser anunciado pelo Vasco da Gama.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco completa penúltima etapa da preparação para o jogo contra o Criciúma; assista

O Vasco da Gama treino nesta quinta-feira, no CT Moacyr Barbosa, pela penúltima vez antes do jogo contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.