‘Perplexidade’: Vasco emite nota após julgamento do Sport ser adiado

Vasco da Gama emitiu um comunicado oficial contestando a decisão do STJD de adiar o julgamento do Sport para depois do fim da Série B.

Torcedor do Sport agride bombeira na Ilha do Retiro
Torcedor do Sport agredindo bombeira na Ilha do Retiro (Foto: Reprodução)

O Vasco se posicionou nesta quarta-feira após o julgamento do Sport, que seria realizado nesta quinta, ser adiado. O STJD também adicionou denúncias contra a equipe carioca e o goleiro vascaíno Halls ao processo. Em nota, o clube se disse perplexo com a decisão.

– A denúncia contra o Vasco no processo por “rixa, conflito ou tumulto durante a partida”, apresentada após 15 dias da realização da partida, fruto de um pedido do Sport, é totalmente infundada. As imagens são absolutamente claras. A confusão foi promovida exclusivamente pela invasão da torcida Sport no campo, facilitada pela falta de segurança da Ilha do Retiro – afirmou o clube.

Nesta terça, o procurador do STJD, Ronaldo Piacente, pediu o adiamento do julgamento alegando a necessidade de inclusão de novos fatos ao processo. Entre eles a denúncia do Vasco no artigo 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto durante uma partida) e de Halls, goleiro reserva do clube carioca, por agressão. O clube carioca pode ser multado e o atleta suspenso por até seis jogos. As denúncias foram acatadas pela auditora relatora da 4ª Comissão Disciplinar do STJD, Adriene Hassen.

O Vasco ainda diz que o atacante Raniel foi ofendido e que funcionários do clube foram agredidos e pede “o combate firme à violência no futebol a possibilidade de interferências em um julgamento que deverá ser estritamente técnico”.

O novo julgamento ainda não tem data para acontecer e será marcado “para a imediata próxima sessão a ser realizada por esta 4ª Comissão Disciplinar”.

Leia a nota na íntegra:

“A diretoria do Vasco recebeu com perplexidade e desapontamento o adiamento do julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), às vésperas do mesmo. O Vasco da Gama entende que nada pode ser mais prejudicial à competição do que os incidentes violentos e a falta de segurança que interromperam o jogo Sport x Vasco na Ilha do Retiro.

A denúncia contra o Vasco no processo por “rixa, conflito ou tumulto durante a partida”, apresentada após 15 dias da realização da partida, fruto de um pedido do Sport, é totalmente infundada. As imagens são absolutamente claras. A confusão foi promovida exclusivamente pela invasão da torcida Sport no campo, facilitada pela falta de segurança da Ilha do Retiro.

Deve preocupar a todos que prezam pelo respeito às regras e defendem o combate firme à violência no futebol a possibilidade de interferências em um julgamento que deverá ser estritamente técnico.

A nova era do futebol brasileiro não permite mais esse tipo de situação. O julgamento é consequência das barbaridades ocorridas no jogo.

O atleta Raniel foi ofendido moralmente antes, durante e depois da partida por torcedores e dirigentes do Sport. Funcionários do Vasco e bombeiros, que estavam lá para cuidar da integridade física de todos, foram covardemente agredidos. Os dois atletas do Vasco, inclusive, foram punidos sumariamente e sem um julgamento, ficando fora de duas rodadas decisivas do campeonato.

O Vasco, o Campeonato Brasileiro e o futebol são vítimas da invasão do campo e paralisação da partida. A diretoria do Vasco confia na Justiça e na lisura do Tribunal para cumprir os regulamentos, após gravíssimas ocorrências durante a partida, que foram, inclusive, reprovados de forma enfática pelos corretos pronunciamentos da CBF e do próprio STJD após a partida”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Sport
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
7 comentários
  • Responder

    Eu já desconfiava que haveria maracutaia do tipo, desde quando a Globo veio toda faceira para mudar o jogo contra o Ituano para ser o principal de domingo. Pois, pensem comigo, quando ainda havia a possibilidade do julgamento ser na quinta, com 3 pontos sendo dados ao Vasco, o jogo seria um ” amistoso oficial ” de despedida de temporada, sem apelo de audiência, e a Globo não investiria tanto num jogo sem apelo . Pois é, não deu outra.

  • Responder

    777 nao se preocupem a cbf e o STJD estão forçando uma barra para o Vasco não subir.fiquem de olho na arbitragem do jogo se preparem porque o árbitro vai fazer tudo pro Vasco perder se os nossos atletas não fizerem a parte deles vocês podem contar que mesmo o STJD e a cbf sabendo do ocorrido no jogo contra o Sport.com todas as provas com câmeras mostrando todo o ocorrido mesmo assim eles mudaram a data do julgamento só pra prepudiar a instituição documento cego não vê qui e isso mesmo.

  • Responder

    Se Vasco tiver bons Advogados os pontos daquela partida já são do Vasco. STJD deverá aplicar o Art. 205 perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento. Esse Art. Rege a falta de segurança e a invasão de campo por torcida adversária, comprometendo a integridade física e segurança dos atletas e comissão. Caso o STJD julgue a favor do Sport estará sendo a favor das Invasões e estimulando outras torcidas a fazer o mesmo.

  • Responder

    Como confiar em uma entidade que não presa pelo regulamento! Pior que a invasão dos torcedores colocando em risco a vidas dos outros e a posição do STJD que age com parcialidade favorecendo o infrator e a poderosa Rede Globo . Como confiar ? Que vergonha!!! Estamos desepsionados com STJD. Não deveria ter o nome de Superior Tribunal.

  • Responder

    Se o Vasco não ganhar na bola o acesso à série A do brasileiro, não será no tapetão que conseguirá….time tinha tudo pra ganhar do Sampaio e subir mas conseguiu o inimaginável

  • Responder

    O lugar do Vasco é na série B esse time ridículo que está com medo de jogar contra Ituano que está se achando o Barcelona só o Vasco mesmo.

  • Responder

    O STJD liberou: quem se sentir ofendido em uma comemoração adversária , está livre para vandalizar . cadê o Paulo Braks ?
    Por que o Vasco não exigiu que o julgamento fosse semana passada?
    Cadê a pressão ?
    Primeiro foi o adiantamento da concessão do Maracanã,depois que Fla e Flu souberam da proposta irrecusável do Vasco .Agora o adiantamento do julgamento e o indiciamento do Vasco depois de 2 semanas do jogo ?

Comente

Veja também
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.

Sair da versão mobile