Pelé e Barbosa travaram duelo particular na final do Rio-São Paulo de 1959

Craques de Vasco da Gama e Santos, Pelé e Barbosa tiveram atuações de gala na decisão do Torneio Rio-São Paulo de 1959.

Barbosa enfrentava o Pelé na decisão do Torneio Rio-SP de 1959
Barbosa enfrentava o Pelé na decisão do Torneio Rio-SP de 1959 (Foto: Reprodução Estude Vasco)

No fim da década de 60, quando o Brasil havia acabado de ser campeão do mundo na Suécia, Santos e Vasco da Gama, duas das equipes mais fortes do cenário nacional, fizeram uma final eletrizante do Torneio Rio-São Paulo de 1969. Entre os craques em campo, ninguém menos que o ainda jovem Pelé, e Barbosa, maior goleiro da história Cruzmaltina.

Ambos protagonizaram um duelo particular naquele 17 de maio, no Pacaembu, conforme relembrado pelo Estude Vasco. O Gigante da Colina precisava de um empate para ficar com a taça, no duelo válido pela última rodada da competição, que contava com dez equipes.

No fim, o Santos venceu o confronto por 3×0, com um gol do Rei e dois de Coutinho. Mesmo com a derrota, o arqueiro do Gigante da Colina, vice da Copa do Mundo em 1950, teve uma grande atuação, reconhecida até por Pelé, segundo relatos dos jornais da época.

Os registros mostram que Barbosa operou milagres e foi aplaudido pelo público que compareceu ao estádio. Em determinados momentos da partida o goleiro do Time da Cruz de Malta era cumprimentado por Pelé, que reconhecia a atuação descomunal do arqueiro, que terminou o campeonato como o menos vazado. 

Comente

Veja também
Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.

Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.