Pedro Emanuel analisa empate e vê Vasco preparado para jogar em Assunção
Treinador lamentou falta de eficiência do Vasco da Gama no 0 a 0 com o Olimpia, mas destacou atuação da equipe e vê confronto aberto.

O Vasco empatou em 0 a 0 com o Olimpia nesta quinta-feira (13), em São Januário, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Apesar do resultado, o técnico Pedro Emanuel avaliou positivamente a atuação da equipe, destacou a postura defensiva do adversário e afirmou que o Cruzmaltino tem condições de fazer um bom jogo em Assunção.
Para o treinador, o Olimpia adotou uma postura mais defensiva do que o habitual e dificultou a transformação do domínio vascaíno em gols. Pedro Emanuel destacou o volume ofensivo apresentado pelo Cruzmaltino durante a partida.
– O Olimpia não vai fazer um jogo em casa como fez hoje. Foram extremamente defensivos, os números são evidentes. Isso nos levou a um tipo de jogo que não é comum no nosso campeonato, com 20 chutes, vários escanteios… Baita atitude da equipe.
O treinador também lamentou as oportunidades desperdiçadas, mas elogiou o comprometimento dos jogadores, inclusive daqueles que tiveram menos minutos recentemente.
– Criamos duas ou três boas oportunidades para pelo menos sair com um gol. Ficamos desiludidos porque queria essa vitória para a torcida. Fica o orgulho pelos jogadores que deram tudo de si, alguns não vêm sendo muito utilizados, mas mesmo assim deram tudo.
Técnico vê confronto aberto para o jogo de volta
Pedro Emanuel não considerou o empate um resultado definitivo e acredita que o comportamento do Olimpia será diferente atuando diante de sua torcida. Para ele, o fato de os paraguaios precisarem atacar pode abrir espaços para o Vasco.
– Não fiquei totalmente desapontado com o resultado, que está completamente aberto para os dois lados. O Olimpia também vai ter que fazer por isso. Em casa, o Olimpia é muito mais forte no sentido ofensivo. Isso também nos permite ter mais brechas para o que é o nosso jogo, que também cria dificuldades ao adversário.
O treinador resumiu a atuação do Vasco como uma etapa incompleta, principalmente pela falta de eficiência no ataque.
– Defendo muito isso: 50% do trabalho foi bem feito hoje, defensivamente. Os outros 50% foram só 30%. Faltaram os últimos 20%, que nos dariam o gol da vantagem.
Pedro Emanuel também ressaltou que a equipe precisará manter a confiança para a partida decisiva.
– Quando formos a Assunção, temos a capacidade de chegar lá e jogar olhos nos olhos. E aí vamos ver quem será o melhor.
Pedro Emanuel lamenta ansiedade e pressão por gols
O técnico avaliou que a ansiedade para marcar também influenciou o desempenho ofensivo do Vasco. Segundo ele, alguns jogadores que tiveram menos oportunidades acabaram sentindo a necessidade de mostrar serviço.
– A ansiedade de querer fazer gols, e alguns jogadores que não têm jogado tanto quererem mostrar que podem ser importantes na equipe, também não ajuda.
Pedro Emanuel ainda destacou a importância da torcida durante a partida e admitiu a frustração pelo resultado.
– Jogamos em São Januário cheio, com a torcida puxando para nós. Isso nos ajuda e nos empurra para a frente, e faz a gente ter essa desilusão no final, porque queríamos dar a vitória à nossa torcida. Não foi possível, mas estamos no intervalo do jogo. Ninguém ganha no intervalo.
Treinador explica desgaste e necessidade de rodízio
Com uma sequência de partidas em poucos dias, Pedro Emanuel também falou sobre a necessidade de administrar fisicamente o elenco. O treinador ressaltou que a recuperação dos jogadores não envolve apenas o aspecto físico.
– A importância da recuperação é fundamental, e ela por vezes não é só física, mas mental. Esta última, para mim, é a mais importante, para que o jogador possa se sentir com frescor mental e dar no jogo o que pode.
O técnico explicou que o rodízio muitas vezes ocorre por necessidade física e não apenas por escolha tática.
– Essa questão do rodízio às vezes nem é um rodízio, mas é uma questão física. Um jogador que fizer três jogos seguidos nesse contexto… Não posso exigir dele no quinto jogo consecutivo.
Segundo Pedro Emanuel, Robert Renan é uma exceção dentro desse planejamento. O zagueiro vem atuando com frequência e recebeu elogios pela regularidade.
– Tem feito praticamente todos os jogos, cresceu muito. Tem estado muito consistente e hoje fez um jogo quase perfeito. Por isso mesmo, eu o mantenho.
O treinador também explicou a decisão de preservar Cuesta diante do Olimpia.
– Neste jogo, chegou a vez do Cuesta. Já estava em quase desgaste máximo. Nós não queremos que isso aconteça.
Pedro Emanuel fala sobre lesões e planejamento do elenco
O técnico ainda abordou o trabalho de recuperação e prevenção de lesões dentro do clube. Ele destacou que alguns problemas, como as lesões traumáticas de Brenner e Andrés Gómez, não podem ser previstos, mas afirmou que a comissão técnica busca ter maior controle sobre o desgaste dos demais jogadores.
– A avaliação que acho importante até agora é que houve poucas lesões, tirando as traumáticas, como o Brenner e o Andrés Gómez, que são questões que não podemos prever. Agora, devemos ter controle sobre todo o resto, ou pelo menos avaliarmos bem essa questão.
Pedro Emanuel afirmou que o trabalho é feito em conjunto entre comissão técnica e os diferentes departamentos do clube.
– É isso que peço à minha comissão, a todos os departamentos do clube. Estamos pensando todos da mesma forma. Todos têm sua avaliação e opinião, e eu as respeito. No fim, decidimos.
Antes da decisão contra o Olimpia, o Vasco terá outro compromisso importante. O Cruzmaltino enfrenta o Santos no domingo, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Pedro Emanuel ressaltou a necessidade de recuperar os jogadores antes da partida.
– Vamos preparar bem o segundo jogo e, antes, recuperar bem porque no domingo temos um jogo importantíssimo para nós e para o Santos. Por isso mesmo, quem se apresentar e se recuperar melhor, naturalmente, vai ter mais possibilidades de fazer o resultado que pretende.