Pec não é unanimidade entre a torcida, mas vira reforço fundamental no Vasco

O atacante do Vasco a Gama ganha nova oportunidade de mostrar seu bom futebol para a torcida e ser decisivo contra o Cruzeiro.

Gabriel Pec fez dois gols contra o Fluminense
Gabriel Pec comemorando gol contra o Fluminense (Foto: André Durão)

Há quatro anos como profissional, o atacante Gabriel Pec é um dos nomes com mais tempo no atual elenco do Vasco, mesmo com apenas 22 anos. Entre temporadas mais leves e outras mais complicadas, convive com a forte pressão da torcida cruz-maltina, que ainda não o vê como unanimidade mesmo com os ótimos números neste ano. Nesta quarta-feira, quando o Vasco visita o Cruzeiro no Mineirão (com portões fechados), a partir das 19h, em confronto direto na luta contra o rebaixamento, o atacante virou “reforço” fundamental, em mais uma oportunidade de mostrar por que é um jogador tão importante para o time de Ramón Díaz.

Isso porque Pec voltou em meio à data Fifa de um período de treinamentos com a seleção sub-23, após acordo do Vasco com a CBF. Um reconhecimento ao bom desempenho na temporada. São sete gols e quatro assistências em 32 jogos (24 como titular) neste Brasileirão. Incluindo momentos importantes: três gols e duas assistências vieram no terrível primeiro turno da equipe, incluindo jogos difíceis como a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG na primeira rodada, o empate em 2 a 2 com o Palmeiras na segunda e o triunfo sobre o Grêmio por 1 a 0 na 18ª — alguns dos poucos resultados positivos no período.

No segundo turno, brilhou no clássico contra o Fluminense, com dois gols, e pouco a pouco reassumiu a titularidade com a nova comissão técnica.

Mas os bons momentos alternam com jogos em que fica nítida a dificuldade do atacante na tomada de decisão. Lances como o gol perdido contra o América-MG, na última rodada, quando cabeceou por cima da trave uma bola que teve frente ao gol, ajudam a tornar a opinião sobre o atleta entre os torcedores dividida. Internamente, Ramón Diáz e sua comissão confiam totalmente no jogador.

Além dos gols e das assistências, Pec faz papel tático importante de recomposição. A principal arma do jogador, a velocidade, também é fundamental na proposta de jogo da equipe, que confia muito na dinâmica de posicionamento entre seus pontas e laterais.

Para se ter uma ideia, entre os jogadores com papel predominantemente ofensivo, Pec domina em ações com a bola: são 31,4 por jogo, uma média significativa dada ao alto número de partidas do atleta nesta temporada. Só Payet tem um pouco mais, com 31,7. Pec também é um dos jogadores com mais gols e assistências esperadas (xG e xA) do Vasco no campeonato, métrica que mede o potencial pelo andamento das partidas.

O atacante foi alvo de propostas do futebol da França e dos Estados Unidos neste ano. A primeira ultrapassava os R$ 30 milhões. O Vasco vê o atleta como um grande ativo e não deu prosseguimento às conversas.

Na terça-feira, o cruz-maltino teve uma ótima notícia. O atacante Vegetti, fundamental no time de Ramón, foi absolvido por unanimidade no Superior Tribunal de Justiça (STJD) por expulsão contra o Goiás e está liberado para a partida decisiva desta noite.

Fonte: Extra

Mais sobre:Gabriel Pec
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Impressionante como um jogador essencial para o atual momento do clube não seja unanimidade, mas um cabeça de bagre como Medel que ganha mais de 1 milhão e nos fez perder pontos importantes é babado pelos abobados. Não é à toa que temos um gênio do comando técnico no banco da Seleção Brasileira, destruindo todos os tabus… Prós, é claro! O cara convoca jogadores que atuam no Brasil para passearem?!

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.