Pec fortalece status de jogador mais decisivo do Vasco em 2023; veja números

Camisa 11 do Vasco da Gama, titular na maior parte da temporada, tem nove gols e três assistências este ano.

Gabriel Pec em jogo contra o Corinthians
Gabriel Pec em jogo contra o Corinthians (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Gabriel Pec é o jogador mais regular do Vasco em 2023? Os números apontam para isso. No último domingo, contra o Grêmio, o atacante mostrou mais uma vez que pode ser uma importante peça para a campanha de recuperação do clube no Campeonato Brasileiro. Ele é o atleta vascaíno mais decisivo nesta temporada, com nove gols e três assistências.

Gabriel Pec foi procurado recentemente por um clube dos Estados Unidos para jogar a MLS, mas o Vasco não aceitou a proposta. Os valores não foram considerados bons. Como a janela americana fechou, a negociação não irá adiante.

Com a recusa do Vasco, Pec ficou em São Januário e foi novamente decisivo contra o Grêmio. Após passe em profundidade de Paulinho, ele invadiu a grande área e achou o estreante Vegetti para completar de cabeça e abrir o placar aos 34 minutos do segundo tempo. Gol que garantiu a vitória por 1 a 0 em São Januário.

O atacante ainda teve chance de deixar o dele no início do segundo tempo. Pec saiu cara a cara com o goleiro Gabriel Grando, mas na hora do chute foi travado por João Pedro e acabou mandando a bola para fora. Foi por pouco. Na rodada anterior, o atacante já havia marcado na derrota por 3 a 1 para o Corinthians.

O Vasco fez 12 pontos neste Brasileirão até o momento. Desses, sete tiveram participação direta de Gabriel Pec, o que equivale a 58,33% dos pontos da equipe na competição. Além disso, é o atleta vascaíno que mais contribuiu para gols na temporada, participando de 30% dos gols marcados pelo time. O atacante atuou em todas as partidas do clube no campeonato nacional, sendo 12 como titular.

Melhor ano da carreira

Essa é a temporada mais goleadora do atacante na carreira. Antes havia sido 2021, quando marcou sete gols e deu três assistências. O melhor ano dele como garçom foi 2022, com quatro passes decisivos.

Pec, ao lado de Pedro Raul, que já deixou o clube, é o artilheiro do Vasco na temporada. No Brasileiro, o atacante é o goleador da equipe, com três gols, e o segundo com mais passes decisivos (dois), atrás somente de Alex Teixeira, que virou reserva e tem três assistências no torneio. Apesar de ser canhoto, curiosamente todos os gols de Pec na competição foram com a perna direita.

O camisa 11 também é o jogador do Vasco que mais acertou dribles no Brasileirão. São 15 em 16 partidas, uma média de 0,94 por jogo. A equipe carioca é a sétima com melhor aproveitamento no quesito.

O mapa de calor do site ”Sofascore” aponta que Gabriel Pec pisa em todos os lugares do campo e, por isso, é um jogador que agrada aos técnicos. A atuação ofensiva e defensiva é o seu diferencial.

Outros números de Pec no Brasileirão (Sofascore):

  • 6 grandes chances criadas
  • 2,1 finalizações por jogo
  • 0,2 gols por partida
  • 9% de conversões em gols
  • 83% no acerto de passes por jogo
  • 67% dos passes certos no ataque
  • 1,3 desarmes por partida
  • 46% dos dribles bem sucedidos

Com Gabriel Pec à disposição, o Vasco volta a campo na próxima segunda, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, pela última rodada do primeiro turno.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Gabriel Pec
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.