PC Oliveira ‘discorda totalmente’ da análise do gol anulado e questiona postura da CBF

O comentarista de arbitragem do Grupo Globo, Paulo Cesar de Oliveira, segue convicto da legalidade do gol do Vasco da Gama.

Paulinho comemorando gol contra o Palmeiras
Paulinho comemorando gol contra o Palmeiras (Foto: Fabio Moreira Pinto/AGIF)

Após o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, concordar com a anulação do gol de Paulinho, do Vasco, na partida contra o Palmeiras, no domingo passado, e criticar as opiniões de comentaristas, PC Oliveira reforçou entender que o lance foi legal.

Em participação no Seleção Sportv, nesta terça, o comentarista de arbitragem disse discordar da análise da Comissão de Arbitragem e questionou a postura da Comissão de Arbitragem da CBF.

– Existia uma expectativa muito grande para a divulgação dos áudios do VAR para entendermos qual foi o procedimento do VAR. Para mim ficou muito claro que o foco da análise foi a posição do Vegetti, uma vez que, de acordo com os gráficos, ele estava em impedimento e participou da jogada em um primeiro momento. A análise da ação do Richard Rios foi superficial. Só no final, após analisarem o jogo todo, alguém citou, mas, no meu ponto de vista, não fizeram uma análise sobre a ação do Richard.

– Essa análise foi feita hoje pela Comissão de Arbitragem. E aqui gostaria de reforçar meu respeito ao Wilson Seneme, Péricles Bassols (gerente de VAR da CBF) e Giuliano Bozzano (gerente técnico de arbitragem). São pessoas sérias. Mas todas as vezes que existiu esse material, eles insistem em desqualificar os comentaristas de arbitragem. Eles se colocam como os verdadeiros donos das regras do jogo. Eles estão se colocando sempre com uma prepotência muito grande. No meu ponto de vista, o gol foi mal anulado.

PC também reforçou que, em seu entendimento, Richard Rios teve o controle da bola e iniciou uma nova jogada. Portanto, na opinião do comentarista, o VAR não deveria ter acionado a arbitragem para apontar o impedimento de Vegetti.

– A gente reparada que o Richard Rios está totalmente livre na área. Não há uma pressão. Ele tem uma ação deliberada e controlada. Não é uma bola inesperada. Ele tem o controle absoluto e tira a bola da área. E o Paulinho está na intermediária. É uma nova jogada, é um gol legal. Eu discordo totalmente da análise da Comissão de Arbitragem. Mantenho o respeito, mas critico a prepotência deles que toda vez desqualificam os comentaristas – concluiu PC Oliveira.

Em vídeo publicado na tarde desta terça, a CBF divulgou os áudios do VAR e explicou as razões da decisão do árbitro Wilton Pereira Sampaio e do árbitro de VAR, Igor Junio Benevenuto. O principal argumento é de que não houve início de um novo lance de ataque do Vasco, ou seja, o impedimento de Vegetti foi corretamente assinalado.

Acompanhado de Péricles Bassols (gerente de VAR da CBF) e Giuliano Bozzano (gerente técnico de arbitragem), o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, concluiu que três aspectos da regra sustentam a interpretação de que o lance de ataque não foi interrompido:

  • A bola afastada por Richard Ríos permaneceu ao redor da área do Palmeiras
  • A bola afastada por Richard Ríos foi dominada por um jogador do Vasco, e não do Palmeiras
  • Richard Ríos estava sob pressão quando afastou a bola

Na avaliação da Comissão de Arbitragem da CBF, os três critérios foram preenchidos, inclusive aqueles subjetivos. Para Seneme, se a bola afastasse por Ríos fosse “para mais longe”, uma nova jogada seria iniciada. O corte parou no peito de Paulinho na intermediária. E o trio da CBF afirmou que o colombiano do Palmeiras estava sob pressão na área, apesar de não haver vascaíno muito perto dele.

O Vasco se queixou bastante da anulação do gol aos 15 minutos do primeiro tempo, quando a partida realizada no Allianz Parque ainda estava 0 a 0. O time foi derrotado por 1 a 0 e segue a cinco pontos de distância do primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

Imediatamente após a partida, o Vasco informou que iria formalizar nova reclamação à CBF contra a arbitragem – o que ocorreu em outras três ocasiões nesta edição do Brasileirão.

Fonte: SporTV

Mais sobre:CBFPC Oliveira
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Anulação inválida do gol, deve haver nova partida , com início depois dos 15 minutos de jogo, com o Vasco ganhado de um a zero.
    De preferência em campo neutro e portões aberto.

  • Responder

    Só descordou do PC quando ele diz que a comissão de arbitragem são sérios, não são… São corporativista, nunca assumirão seu erros, seja contra o Vasco ou qualquer outro …
    Vergonhoso, não tem como desqualificar o que todos viram… É chamar todos que viram o lance de malucos.

  • Responder

    Todos assaltam o vasco, e ninguém faz absolutamente nada. Não adianta recorrer, tudo termina em pizza. Nessas horas que vem a saudade do Eurico, Por que, árbitro como esse nunca mais iria apitar jogo do Vasco.

  • Responder

    Tudo farinha do mesmo saco !!
    Todos sábados !
    Essa comissão de arbitragem

Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.