PC Gusmão aposta em periodização tática para evolução do Vasco

PC Gusmão, coordenador técnico do Vasco
PC Gusmão, coordenador técnico do Vasco

O Vasco da Gama é um dos clubes brasileiros que se destacam na revelação de jogadores vindos das categorias de base, e este trabalho tem empolgado profissionais que se dedicam em aperfeiçoar a parte técnica da equipe.

Paulo César Gusmão, coordenador de transição do Clube, é um dos que pensam na evolução da equipe, utilizando métodos do futebol moderno.

Em entrevista ao Globo Esporte, o coordenador explicou um procedimento que tende a melhorar a qualidade técnica do Gigante, a periodização tática, que consiste em um jogo mais consciente.

– Não existe outra fórmula para o Vasco que não seja hoje formar jogador dentro do próprio clube e resgatar DNA, mas trabalhar com nova metodologia e conceitos e ideias. A gente procurou fazer trabalhos para colocar dentro do profissional atletas que fossem feitos dentro do Vasco, mas com uma nova visão para o que o futebol te pede hoje em dia.

PC ainda relembrou o tempo em que trabalhou no futebol português, ressaltando que há uma resistência em relação a formação de atletas no Brasil, por não apresentarem um conhecimento de jogo.

– Quando estive em Portugal, o que eu vi que eles tinham de resistência à nossa formação de atletas no Brasil? O não conhecimento do jogo. A forma que é febre no mundo hoje é a periodização tática.

O Vasco efetivou recentemente Ramon Menezes ao cargo de treinador. O profissional de 48 anos tem demonstrado um trabalho voltado ao futebol moderno, desenvolvendo estilos de jogos diferentes dos apresentados por outros treinadores que passaram pelo Clube nos últimos anos.

Mais sobre:PC Gusmão
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Payet em campo pelo Vasco em São Januário
Payet, Medel, Hugo e mais: Vasco encara o Criciúma com novidades

O meio-campista Dimitri Payet ainda será avaliado, mas deve ser a grande novidade do Vasco da Gama contra o Criciúma.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.