PC Gusmão aposta em periodização tática para evolução do Vasco
O Vasco da Gama é um dos clubes brasileiros que se destacam na revelação de jogadores vindos das categorias de base, e este trabalho tem empolgado profissionais que se dedicam em aperfeiçoar a parte técnica da equipe.
Paulo César Gusmão, coordenador de transição do Clube, é um dos que pensam na evolução da equipe, utilizando métodos do futebol moderno.
Em entrevista ao Globo Esporte, o coordenador explicou um procedimento que tende a melhorar a qualidade técnica do Gigante, a periodização tática, que consiste em um jogo mais consciente.
– Não existe outra fórmula para o Vasco que não seja hoje formar jogador dentro do próprio clube e resgatar DNA, mas trabalhar com nova metodologia e conceitos e ideias. A gente procurou fazer trabalhos para colocar dentro do profissional atletas que fossem feitos dentro do Vasco, mas com uma nova visão para o que o futebol te pede hoje em dia.
PC ainda relembrou o tempo em que trabalhou no futebol português, ressaltando que há uma resistência em relação a formação de atletas no Brasil, por não apresentarem um conhecimento de jogo.
– Quando estive em Portugal, o que eu vi que eles tinham de resistência à nossa formação de atletas no Brasil? O não conhecimento do jogo. A forma que é febre no mundo hoje é a periodização tática.
O Vasco efetivou recentemente Ramon Menezes ao cargo de treinador. O profissional de 48 anos tem demonstrado um trabalho voltado ao futebol moderno, desenvolvendo estilos de jogos diferentes dos apresentados por outros treinadores que passaram pelo Clube nos últimos anos.