PC de Oliveira analisa atuação da arbitragem após polêmicas em Vasco x Bahia
PC de Oliveira analisa todos os lances polêmicos em Vasco da Gama x Bahia, e cita erros e compensação da arbitragem.

O Vasco venceu o Bahia, de virada, por 3 a 1, na noite da última quarta-feira, em São Januário, em jogo marcado por muita reclamação da arbitragem pelas duas equipes. O clube carioca ficou na bronca pela não expulsão do volante Rezende e do atacante Sanabria, do Tricolor, enquanto os visitantes criticaram o cartão vermelho para Jean Lucas.
No Troca de Passes, o comentarista de arbitragem Paulo Cesar de Oliveira analisou que Rezende deveria ter sido expulso por entrada dura em Phillipe Coutinho no início do jogo.
– Nem falta, nem amarelo. Ele [árbitro] dá sequência no jogo, o Vasco joga a bola para fora, e ele fica insistindo para o Coutinho voltar. Repare no replay na forma que o Rezende entra, com a sola da chuteira, perna estendida, um risco gravíssimo de lesionar o adversário. Se o Coutinho não tivesse levantado o pé teria o risco de uma fratura. Entrada muito dura – disse Paulo Cesar de Oliveira.
Paulo Cesar de Oliveira avaliou a expulsão de Jean Lucas, que recebeu o cartão vermelho direto aos 35 minutos do primeiro tempo, por cotovelada em Cauan Barros. O comentarista opiniou que a ação do VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior se deu em função da “omissão” no lance anterior envolvendo Rezende.
– Entrada do Rezende aos 22 minutos. E a expulsão do Jean aos 37. E, na minha avaliação, para compensar um erro anterior. Foi claríssima a não chamada no lance do Rezende. Tem a ação do Jean Lucas, ele está com o braço muito próximo ao corpo. Não vejo ele tendo uma ação de gatilho da cotovelada, fazendo movimento para trás. Até tem o contato com o Barros que, obviamente, acaba dando valorizada. É um movimento que o Jean Lucas está virando para fazer proteção. Não é um absurdo. A gente parte do princípio que todo contato no rosto é para amarelo. Tem debate, é discutível. Mas acho que a ação do VAR é mais em função de ser omisso no lance do Rezende.
Paulo Cesar de Oliveira comentou também o cartão amarelo de Sanabria, no segundo tempo. O atacante do Bahia foi advertido por falta em Puma Rodríguez, e o árbitro recebeu a recomendação de um cartão vermelho, mas manteve a decisão tomada dentro de campo. Para PC, o lance deveria resultar em expulsão.
– É distante da bola a ação que ele tem. O Puma estava distante da bola. Ele vem com a sola da chuteira distante da bola. Vem com força excessiva, pega acima do tornozelo. A perna do Puma chega a dar uma virada, entortada. Entrada muito dura.
A partida ainda teve pedidos de expulsão para Cauan Barros, por entrada em Luciano Juba logo nos primeiros minutos da etapa inicial. Para PC, a arbitragem acertou neste lance.
Veja um resumo das opiniões de PC de Oliveira:
- Falta de Cauan Barros em Luciano Juba: não era lance para participação do VAR; ✅
- Falta de Rezende em Coutinho: deveria ser para cartão vermelho; ❌
- Falta de Jean Lucas em Cauan Barros: deveria ser um amarelo;❌
- Falta de Sanabria em Puma Rodríguez: deveria ser para cartão vermelho.❌
Fonte: Globo Esporte