Payet de falso 9? Vejas opções para a vaga de Vegetti contra o Goiás

Com Pablo Vegetti suspenso, o técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, terá dor de cabeça para escolher um substituto contra o Goiás.

Dimitri Payet em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Dimitri Payet em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho / Vasco)

O desfalque de Vegetti contra o Cuiabá, na próxima quinta-feira, abre uma lacuna enorme no time do Vasco. Presente em todos os jogos desde que chegou ao clube em agosto – só não foi titular em sua estreia, contra o Grêmio -, o argentino foi expulso contra o Goiás e está fora da próxima partida.

Além dos oito gols marcados em menos de três meses, Vegetti tem uma presença de área muito forte e vem sendo um jogador fundamental. O problema é que o Vasco não tem outro atleta com características semelhantes, e arranjar um substituto será uma tarefa árdua para Ramón Díaz.

Centroavante reserva vive jejum

Na teoria, Sebastián Ferreira seria o substituto natural. Único centroavante disponível para o jogo contra o Cuiabá, o paraguaio surge como opção para quinta-feira. O problema é que ele ainda não correspondeu desde que chegou e vem sendo pouquíssimo aproveitado por Ramón Díaz. Nos últimos cinco jogos, por exemplo, Sebastián esteve em campo por apenas cinco minutos, contra o Flamengo.

Apesar de ter sido uma indicação de Ramón Díaz, com quem trabalhou e fez sucesso no Libertad, em 2020, Sebastián está em baixa com a comissão técnica do Vasco. Além disso, o centroavante vive uma seca enorme e não balança as redes há mais de um ano.

O último gol de Sebastián aconteceu em 9 de outubro do ano passado, nos Estados Unidos, em jogo do Houston Dynamo contra o LA Galaxy, pela MLS. Desde então são 22 jogos de jejum. Nove deles pelo Vasco.

Em sua defesa, no entanto, o fato de ter jogado poucos minutos em sua posição de origem desde que chegou ao Vasco. Sebastián só atuou como centroavante em sua estreia, contra o Corinthians, e no jogo seguinte, diante do Grêmio. Na ocasião, ele foi substituído por Vegetti, que estreou, fez um gol, deu a vitória ao time e não saiu mais.

Na sequência, Sebastián atuou como uma espécie de segundo atacante, jogando um pouco atrás de Vegetti ou caindo pelos lados de campo, apesar de não ser um jogador de velocidade. Na quinta, contra Cuiabá, o paraguaio pode ter novamente uma oportunidade como centroavante.

Payet como falso 9?

Sebastián é de fato o único centroavante do elenco disponível para o jogo contra o Cuiabá. Rayan está com a Seleção no Mundial sub-17, enquanto Figueiredo, que quebra um galho esporadicamente na função, está nos Jogos Pan-Americanos.

Ramón Díaz, no entanto, pode improvisar. Nesse caso, escalar Payet como um falso 9 surge como opção. Com a volta de Paulinho, que cumpriu suspensão diante do Goiás, seria uma forma de colocar o francês, sem abrir mão da consistência e velocidade no meio de campo.

Payet é um bom finalizador, sabe usar bem o corpo no um contra um e pode ser testado como falso 9. O Vasco perderia em estatura e presença de área, mas ganharia em qualidade e teria alguém para dialogar com os demais jogadores.

Nesse mesmo cenário, Alex Teixeira é outro jogador que poderia ser utilizado no ataque. O camisa 7, inclusive, já foi escalado como falso 9 no Vasco antes de Ramón Díaz e conseguiu corresponder. Nos últimos dois jogos, fez gol e deu assistência.

De Goiânia, o Vasco segue para Cuiabá. O técnico terá três dias para recuperar e preparar o time para a próxima final. Vencer é cada vez mais urgente.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Goiás
1 comentário
  • Responder

    Agora a culpa é do calendário?! Todos estão jogando no mesmo nível e quantidade de jogos e o Vasco inclusive está em uma única competição desde a eliminação da Copa do Brasil, então em vez de ficar aperfeiçoando a desculpa “Ratamón Díaz”, aprimore o time sem imbecilidades grotescas!

Comente

Veja também
Marinakis e Radrizzani têm interesse na SAF do Vasco
Novo investidor da SAF do Vasco pode desembolsar até R$ 1 bilhão

Diretoria do Vasco da Gama já sinalizou que pretende ter um investimento inicial de R$ 350 milhões por uma possível compra de 31% das ações.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Reunião do Conselho do Vasco é interrompida após confusão

Encontro dos Conselho Deliberativo do Vasco da Gama discutia a aprovação do plano de recuperação judicial do Clube.

Elenco do Vasco treina no CT Moacyr Barbosa
Saiba a data de reapresentação dos jogadores do Vasco em 2025

Elenco do Vasco da Gama entrou de férias após o fim do Brasileiro e terá praticamente um mês de descanso até a volta aos treinamentos.

Maicon e Léo, zagueiros do Vasco, em ação contra o Palmeiras
Vasco dá prioridade a contratação de um zagueiro que chegue para ser titular

Com problemas na defesa nos últimos anos, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um zagueiro que seja a referência

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Vasco exige que Coritiba pague o salário integral de Zé Gabriel para renovar empréstimo

Volante que pertence ao Vasco da Gama, Zé Gabriel disputou a Série B pelo Coritiba em 2024 e pode seguir no time paranaense.