Payet completa 1 ano de Vasco, faz balanço do período e exalta torcida cruzmaltina

Craque francês do Vasco da Gama, Payet falou sobre sua relação com o futebol e de como está sendo a passagem no Gigante da Colina.

Dimitri Payet no jogo contra o Vitória
Dimitri Payet no jogo contra o Vitória (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

A madrugada da quarta-feira, 16 de agosto de 2023, nunca mais vai sair da memória de Dimitri Payet. Há quase um ano, o francês desembarcava no salão nobre do Aeroporto Internacional do Galeão e era recebido com uma linda festa por aproximadamente cinco mil vascaínos. Aquele era só o início de uma relação de carinho e respeito recíproco. Sempre que concedeu entrevistas, Payet falou sobre como o Vasco o salvou e como sua paixão pelo futebol o fez encarar esta oportunidade em vestir a camisa do Cruzmaltino.

– Sou apaixonado por futebol e, quando se é apaixonado por futebol, você quer jogar em clubes como o Vasco, com torcedores como esses, em um país como esse. Vem sendo uma linda experiência. Quando vim para cá, muitas pessoas disseram que seria impossível a permanência na Série A, mas aceitei o desafio e tudo deu certo. Fizemos algo memorável, que nunca um time havia feito, mas o Vasco pede mais. Quero deixar minha marca aqui, conquistar títulos, e venho me dedicando muito para isso todos os dias. Temos um bom bom grupo e sei que, se conseguirmos nos manter conectados, podemos ir longe. E as recompensas são títulos – contou o francês em papo exclusivo com a Revista do Vasco.

O axé Prefixo de Verão, da Banda Mel, rapidamente foi adaptado pela torcida do Vasco como música para o craque. Em todos os jogos que ele está em campo, é normal escutar o “Payet, Payet, Payet… ê ê ê, ôôôôô”. Outra situação que se tornou rotina quando o camisa 10 atua pelo Vasco é a forma como ele trata o torcedor. Independente do resultado, ele sempre dá uma volta por todo o campo aplaudindo e agradecendo ao apoio do torcedor.

E se a família de Payet só vem nas folgas ou férias da Europa, os companheiros de time, funcionários do clube e torcedores se tornaram sua família. A esposa do jogador, Ludivine, acompanhou algumas partidas do craque pelo Vasco, assim como os quatro filhos:

– É emocionante jogar para uma torcida tão incrível. Não há nada mais bonito do que ouvir um canto cantando em sua homenagem. É ótimo para sua confiança e moral. Recentemente, minha esposa e meus filhos estiveram no Brasil e foram algumas vezes a São Januário. Eles puderam sentir de perto todo esse carinho que os vascaínos possuem por mim. Quando a minha esposa vê tudo que venho construindo, o amor que recebo da torcida, companheiros e funcionários, percebe que todo nosso sacrifício valeu a pena. Só reforça a felicidade da nossa escolha. Como já disse antes, eu precisava dessa paixão. E sou muito grato aos vascaínos por tudo que fazem por mim.

Conexão com a história vascaína

#HistóriaMaisBonitaDoFutebol já era conhecida por Payet antes mesmo dele receber o primeiro contato do Gigante da Colina. O Vasco é o clube brasileiro que mais venceu equipes europeias e o craque ressaltou que quando saíram as primeiras notícias, recebeu diversos contatos de atletas brasileiros e franceses falando sobre o Cruzmaltino e reforçando a luta do Vasco contra o Racismo. Além disso, o camisa 10 recebeu um livro do clube na chegada e se aprofundou ainda mais em conhecimento:

– É impossível jogar aqui, se conectar com essa torcida e não se apaixonar. Antes de vir pra cá, eu já conhecia o Vasco. É um clube muito conhecido na Europa. E assim que saíram as notícias da minha vinda, muitos jogadores franceses falaram comigo e destacaram o fato do Vasco ser uma referência no mundo por todas as lutas contra o racismo. Recebi um livro do clube na chegada e estudei um pouco mais sobre sua história. Fiz a escolha certa e posso dizer hoje que o Vasco tem um lugar no meu coração.

Admiração por dinamite

O número 10 do Vasco foi historicamente vestido por grandes craques, mas ninguém a vestiu tantas vezes e marcou tantos gols e assistências como Roberto Dinamite. O #MaiorDeTodos já havia falecido quando Payet chegou ao Brasil, mas o craque teve a benção da família de Roberto. Desde o falecimento de Roberto, a camisa 10 vascaína possui um patch em homenagem a Dinamite, que também aparece ao lado do número na camisa I.

– A história do Dinamite é magnífica! E saber que a família dele aprovou minha escolha para vestir a camisa 10 é incrível. Sei que a pressão é alta, que a responsabilidade é enorme, mas amo desafios como esse, vivo para isso. O que posso dizer é vou sempre procurar fazer para honrar sua memória e tudo que ele fez pelo Vasco. E sei que através disso serei uma referência para todos os jovens do Vasco. Gosto do estilo deles, do controle de bola, da maneira como provocam e driblam. É um estilo de jogo autêntico, livre, menos quadrado. E isso combina comigo. Tenho uma relação muito boa com os garotos – explica Payet.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco recebe lideranças indígenas em São Januário

Grupo Cultural Tiwa Fulni-ô visitou o Complexo de São Januário e conversou com os alunos do Colégio Vasco da Gama.

Inteligência Artificial aponta vencedor de Vasco x Flamengo

Vasco da Gama e Flamengo se enfrentam neste sábado (19), às 18h30, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileiro.

Vampeta decreta destino de Carille no Vasco

Comentarista da Jovem Pan, Vampeta cravou o que irá acontecer com o técnico Fábio Carille no Vasco da Gama.

Cicinho afirma que Vasco vai brigar para não cair no Brasileiro

Comentarista da Band, Cicinho criticou o time do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro.

Vasco encara o Bauru fora de casa pelo NBB

Time de basquete do Vasco da Gama entra em campo nesta quinta-feira (17) na busca de reencontrar o caminho das vitórias no NBB.

Payet pode se despedir de São Januário contra o Lanús

Em fim de contrato com o Vasco da Gama, Payet deve fazer sua última partida ao lado da torcida Cruzmaltina em São Januário.

Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Sair da versão mobile