Paulo Victor chega ao Vasco em busca de equilíbrio e de olho em retomada na carreira

Contratado após a lesão de Riquelme, o lateral Paulo Victor tem características ofensivas, mas com deficiências na recomposição.

Paulo Victor, novo lateral-esquerdo do Vasco, em São Januário
Paulo Victor em São Januário (Foto: Daniel Ramalho)

Apresentado pelo Vasco na última quarta-feira, Paulo Victor foi contratado para preencher a lacuna deixada pela lesão de Riquelme, mas tem credenciais para brigar pela titularidade com Edimar.

Os dois jogadores têm características diferentes. Edimar é um lateral mais defensivo e que chega menos à linha de fundo, até pela dificuldade de recomposição aos 36 anos. Já PV tem atributos mais ofensivos e busca o equilíbrio para se firmar no Vasco após perder espaço no Inter.

PV teve uma ascensão rápida na carreira. Subiu ao time profissional do Botafogo em 2021 após as lesões de Guilherme e Hugo, opções do time para o setor naquele momento. Coincidentemente, o lateral fez sua estreia no empate em 1 a 1 contra o Vasco, pela quarta rodada do Campeonato Carioca, teve bom desempenho e ganhou a posição.

O destaque no Rio o fez ser vendido para o Inter, onde não conseguiu se firmar. Mesmo assim, conseguiu bons números ofensivos no Sul. PV é um jogador que conduz bem a bola, dribla, arrisca, ataca, tem força física, altura e velocidade, além de bom aproveitamento nos cruzamentos. Apesar das dificuldades defensivas, o lateral teve boa média de desarmes levando em conta os jogos como titular.

No Inter, um episódio específico marcou a temporada do garoto e culminou na perda de espaço. No dia 19 de março, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho contra o Grêmio, PV foi expulso aos 16 minutos do segundo tempo após deixar o pé em Campaz (vídeo abaixo). O Grêmio vencia por 2 a 0 e ainda fez o terceiro após a expulsão do lateral. Desde então, ele nunca mais jogou.

– Faltou amadurecimento (no Inter). Às vezes temos que ter erros para amadurecer. Lá eu cometi um erro que me fez pensar sobre mim. O erro foi a expulsão no Gre-Nal, me arrependo. Foi um lance bastante infantil que acabou tendo consequência negativa para mim – reconheceu PV em sua apresentação no Vasco.

– Eu tenho poder ofensivo bom. Edimar tem características diferentes, quando precisar de um lateral mais ofensivo, pode contar comigo. Eu vou continuar treinando para melhorar na defesa. O torcedor do Vasco pode esperar que eu dê sangue em cada bola disputada – completou o lateral.

É um atleta com virtudes parecidas com as de Riquelme, que só vai voltar a atuar no ano que vem após uma cirurgia no joelho. PV, porém, tem mais experiência que o cria da base vascaína, o que pode ajudá-lo a encontrar esse equilíbrio para exercer as funções defensivas e ofensivas na equipe.

O mais importante: é um jogador que escolheu vir para o Vasco e que tem história como torcedor do clube. Seu pai, Carlos, afirmou na coletiva de apresentação que o lateral foi informado que voltaria a ter chances no Inter, mas optou por jogar no time do coração.

– O Inter negociou um lateral-esquerdo recentemente (Moisés foi emprestado ao CSKA), a informação que tínhamos lá é que ele voltaria a ter espaço. Mas quando pintou a oportunidade, falei para o empresário: “O Vasco é uma convocação, não tem como recusar” – disse o pai de PV.

Bruno Ravazzolli – setorista do Internacional no ge

“O PV chegou para ser o reserva imediato do Moisés e recebeu algumas oportunidades. A gente viu muito pouco, mas pelo que vimos é um lateral ofensivo, com boas características do meio pra frente e que apresentou dificuldades do meio pra trás. O PV entrou naquela onda positiva da vitória por 4 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, uma goleada histórica do time do Renato, e ele foi titular. Se pegar o VT daquele jogo, nos primeiros minutos o Flamengo cria umas duas chances de gol pelo lado do Paulo Victor. Isso depois é amenizado, porque o Inter ganhou de 4 a 0, e o resultado puxa pra cima.

Nesse ano, com o Cacique Medina, ele chegou a ter algumas oportunidades como titular. O que a gente viu no Gauchão, um campeonato de nível menor, foram novamente características boas do meio pra frente e dificuldades do meio pra trás. Ele tem dificuldades para marcar e chega com facilidade à frente. Nessa sequência, o torcedor pegou muito no pé dele, porque o time do Medina era muito desorganizado, e o PV já tinha problemas defensivos. Seu último jogo pelo clube foi no Gre-Nal da semifinal do Campeonato Gaúcho, quando o Inter leva 3 a 0 , ele vai muito mal e é expulso num lance juvenil por uma falta dura no adversário.

O Medina foi demitido, o Mano Menezes chegou e ele não recebeu nenhum minuto com o treinador. O Paulo Victor foi comprado pelo Inter, que agora o empresta ao Vasco em busca de valorização”.

“Paulo Victor foi uma surpresa do Botafogo na temporada passada. Inicialmente contratado no fim de 2020 por empréstimo do Nova Iguaçu para o time sub-20, se destacou e começou a frequentar a equipe principal no ano seguinte, principalmente com a dificuldade que o clube tinha para encontrar um lateral-esquerdo, tendo até improvisado um zagueiro na função. A estreia dele pelo profissional foi, inclusive, num clássico com o Vasco, que terminou empatado em 1 a 1.

No Estadual, PV mostrou as credenciais que o fizeram ser contratado de vez pelo Botafogo, e, pouco depois, vendido ao Inter. Lateral mais forte no apoio ao ataque do que na ajuda na defesa, fez boas partidas no Campeonato Carioca e em algumas na Série B. Passou a oscilar, compreensível pela idade, e se despediu do Botafogo com péssima atuação diante do Náutico, quando cometeu dois pênaltis.

Ao sair, deixou opiniões distintas na torcida alvinegra. Houve quem achasse que o garoto tinha potencial e conseguiria se desenvolver, ainda mais numa Série B. Por outro lado, a oscilação e a partida diante do Náutico fizeram com que a ausência não fosse tão sentida, apesar de o clube ter tido dificuldades de encontrar um titular na posição ao longo de toda a temporada”.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Paulo Victor
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    Será ele um novo Henrique ? pelo que li no seu currículo ,vai trazer problemas na defesa ,eu sou das antigas ,lateral é pra marcar si puder ajuda o ataque ,mas este setor é de responsabilidade do atacante e não de um defensor ,si for este o seu forte ou seja ataque e fraco na defesa com pênaltis e expulsão vamos correr risco .

Comente

Veja também
Claudio Tencati durante treino do Criciúma
Olho no rival! Escalação do Criciúma contra o Vasco

Confira a escalação do Criciúma para o jogo deste sábado, contra o Vasco da Gama, em São Januário, pela 4ª rodada do Brasileiro.

Criciúma 1x0 Vasco pela Série B de 2016
Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Criciúma

O Vasco da Gama enfrenta o Criciúma neste sábado (27), em São Januário, pelo Brasileirão; os times já duelaram 24 vezes.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Vasco enfrenta o Criciúma neste sábado, às 16h, em São Januário, pelo Brasileiro

Após duas derrotas fora de casa, o Vasco da Gama contará com o apoio da torcida para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro.

Rodrigues foi goleiro do Vasco nos anos 40
Conheça o goleiro que ganhou na loteria e abriu caminho para Barbosa no Vasco

Ídolo do Vasco da Gama e maior goleiro da história, Barbosa foi premiado com a sorte do seu antecessor na posição.

Jogadores do Vasco comemorando gol contra o Grêmio
Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco e Criciúma

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Criciúma, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.