Paulo Henrique ou Puma? Veja números dos laterais do Vasco em 2026
Compare os números de Paulo Henrique e Puma na temporada pelo Vasco e veja as estatísticas dos laterais na disputa pela posição.

Apesar da vantagem do empate diante do Boca Juniors-ARG, o Vasco receberá o time argentino no Maracanã, hoje, às 21h30, com uma dúvida na lateral-direita depois que Paulo Henrique se machucou na partida de sábado. Puma Rodríguez é o substituto direto, mas o brasileiro segue em recuperação para estar apto ao duelo.
Na partida de ida, PH foi a preferência do técnico Pedro Emanuel, e terminou como destaque da partida de ida depois que fechou o corredor direito em meio à pressão do time argentino no segundo tempo, quando esteve com superioridade numérica devido à expulsão de Andrés Gómez.
O jogador teve 13 divididas ganhas, nove recuperações de bola e sete cortes ao longo do jogo. Puma, embora tenha entrado nos minutos finais para dar novo fôlego ao setor, salvou o Vasco da última grande oportunidade do rival, quando antecipou Valência dentro da pequena área e tirou a bola do atacante, que entraria livre no gol.
Já diante do São Paulo, na partida de sábado, Paulo Henrique se machucou e foi substituido no intervalo pelo uruguaio, que viu a equipe sofrer com a pressão do rival na derrota por 1 a 0. Na Sul-Americana, o jogador chegou a ser alvo da torcida após ser facilmente superado no primeiro gol do empate por 2 a 2 com o Independiente Medellín-COL, pelos play-offs. Assim como também falhou em clássico com o Botafogo, quando o clube foi derrotado por 2 a 1, em abril, pela décima rodada. E no gol de Gabigol, na derrota para o Santos por 3 a 0.
No entanto, na temporada, Puma se destacou pelas participações ofensivas. Foram sete gols e sete assistências até o momento. O último dos gols na classificação sobre o Vitória, pelas quartas de final da Copa do Brasil, no início de setembro. E nestas mesmas partidas em que falhou, chegou a gerar lances perigosos ou até a participação efetiva em gol (deu assistência a David para descontar na derrota para o alvinegro).
Embora PH não tenha tido gols (deu três assistências), sua permanência no time principal de Pedro Emanuel é muito mais ligada à sua consistência para percorrer todo o corredor direito e solidez defensiva. Tanto que foi escolhido titular em 13 dos 23 jogos de Pedro Emanuel, com destaque para os clássicos e duelos diretos no Brasileiro, em que a equipe briga para se afastar da zona de rebaixamento.
No entanto, como dúvida, o jogador ainda será uma última vez testado pela comissão de Pedro Emanuel nesta terça-feira e caso não demonstre estar apto, dará lugar ao uruguaio.
O duelo entre Boca Juniors e Vasco ocorre às 21h30, no Maracanã, pela partida de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. Caso o cruz-maltino passe de fase, será a primeira vez que a equipe jogará uma final da Sul-Americana e a primeira vez em uma decisão de torneio continental desde o Mercosul em 2000, há 26 anos.
Fonte: O Globo