Paulo Henrique é o 12º jogador do Vasco na Seleção no Século 21; veja lista

Lateral-direito do Vasco da Gama, Paulo Henrique foi convocado para a Seleção Brasileira após a lesão de Wesley.

Paulo Henrique comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Paulo Henrique comemorando gol contra a Portuguesa-RJ (Foto: Matheus Lima/Vasco)

A convocação de Paulo Henrique para os amistosos desta Data Fifa recoloca o Vasco no mapa das convocações da seleção brasileira. Ele é o 12º jogador chamado para defender o Brasil em partidas no século 21, de acordo com levantamento do Gato Mestre (veja a lista completa no fim da matéria). Foram 66 convocações de vascaínos no período.

Paulo Henrique é o segundo jogador convocado como atleta do Vasco no atual elenco. O outro representante que também já representou o país defendendo o clube foi Léo Jardim. O goleiro esteve no banco nos amistosos contra Espanha e Inglaterra, em março do ano passado.

O último jogador de linha convocado antes de Paulo Henrique havia sido o volante Andrey Santos, titular no amistoso contra o Marrocos, em março de 2023, quando ainda defendia as cores do Vasco.

O jogador com mais convocações como representante do time de São Januário no século 21 foi Dedé, com 16 partidas entre os relacionados da seleção brasileira. Depois de ser campeão da Copa do Brasil pelo clube em 2011, o defensor teve sua primeira convocação para o Brasil em agosto daquele ano. O zagueiro viveu um de seus melhores momentos na carreira atuando pelo Vasco e figurou nas listas até o fim de sua passagem, em 2013, quando se transferiu para o Cruzeiro.

Em segundo lugar, aparece Juninho Paulista, com 15 jogos. O meia, no entanto, foi quem mais entrou em campo pela Seleção no período, com 12 partidas.

Romário fecha o pódio na terceira posição. Apesar de mais de 70 jogos pela Seleção e título de Copa do Mundo em 1994, o atacante teve seis partidas convocado depois da virada do século como jogador do Vasco, em 2001 e em 2005.

Paulo Henrique é o primeiro lateral-direito convocado pelo Vasco desde Zé Maria, em 1999. Logo depois do triunfo sobre o Vitória por 4 a 3, o jogador viajou para Santa Catarina, onde passaria a folga durante a Data Fifa com a família em Blumenau, quando recebeu a ligação de Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF. O dirigente o informou sobre a convocação para os amistosos contra o Japão e a Coreia do Sul. Ele herdou a vaga de Wesley, cortado por lesão.

O técnico Carlo Ancelotti conta com a apresentação do lateral no treino da manhã desta quarta-feira. O Brasil enfrenta a Coreia do Sul na sexta-feira. Depois, viaja para Tóquio, onde encara o Japão na terça-feira que vem, também em amistoso de preparação para a Copa do Mundo de 2026.

Veja todas as convocações do Vasco no século 21

(Fonte: Gato Mestre)

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Cria da base assume protagonismo e Vasco deixa de depender de Vegetti

O Vasco diminui a dependência de Vegetti e vê Rayan virar o artilheiro da equipe sob o comando de Fernando Diniz.

Júnior elogia Paulo Henrique e indica outro vascaíno para Seleção Brasileira

Comentarista do Grupo Globo, Júnior destacou a boa fase de Paulo Henrique e apontou nome do Vasco da Gama para a Seleção Brasileira.

Leila Pereira se manifesta após fala de Bap sobre empréstimo da Crefisa ao Vasco

Leila Pereira respondeu às insinuações feitas pelo presidente do Flamengo a respeito do empréstimo da Crefisa ao Vasco.

Jornal português exalta Rayan e o chama de ‘novo Hulk’

Atacante do Vasco da Gama, Rayan ganhou destaque na imprensa internacional após mais uma grande atuação com a camisa Cruzmaltina.

Pesquisa aponta quem é o jogador mais valioso do elenco do Vasco

Estudo mostra atletas com maior “preço justo” de transferência estimado de cada um dos 20 times do Campeonato Brasileiro.

Laterais participam de um terço dos gols do Vasco em 2025

Jogadores que atuam no lado de campo do Vasco da Gama tem mostrado muita força ofensiva ao longo da temporada.

Diniz muda chave no Vasco e mira vaga na Libertadores

Com a quarta melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama ocupa a 10ª colocação e busca entrar no G6.

Vegetti enfrenta jejum de gols e vê titularidade ameaçada no Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti atravessa má fase com a camisa Cruzmaltina e pode perder vaga na equipe.

Coutinho ganha descanso no Vasco após 16 jogos seguidos

Voltando à velha forma, Philippe Coutinho tem sido um dos destaques do Vasco da Gama na recuperação do time na temporada.

Vasco se reapresenta nesta quarta com questões no elenco para resolver

Vasco da Gama volta a campo no dia 15 de outubro, quando irá visitar o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.