Paulinho está ‘seduzido’ pelo projeto do Atlético-MG

De saída do Bayer Leverkusen, da Alemanha, o meia-atacante Paulinho, cria da base do Vasco da Gama, está na mira do Atlético-MG.

Paulinho durante visita a São Januário
Paulinho durante visita a São Januário em 2022 (Foto: Thiago Mendes, W9 Press/GazetaPress)

O atacante Paulinho é um alvo concreto do Atlético-MG no mercado de transferências para 2023. O jogador, revelado no Vasco, está em reta final de passagem pelo Bayer Leverkusen-ALE, ficou seduzido com o projeto do Galo e tende a ser reforço quando o contrato no clube alemão se encerrar, em junho.

Galo e Paulinho não comentam situações de mercado. O ge apurou com uma fonte, entretanto, que há contatos entre as partes, mas sem nenhum acordo por ora, até para respeitar o prazo estipulado pela FIFA para os pré-contratos. Mas o jogador de apenas 22 anos está forte no radar do Atlético.

Paulinho poderá assinar pré-contrato com qualquer equipe do mundo a partir de 1º de janeiro, quando faltarão apenas seis meses de vínculo com o clube alemão. Por lá, vem sendo pouco utilizado na temporada, e não deve renovar. Foram apenas dois jogos (incompletos) na atual temporada 2022/23. Ele voltou a sequer pintar no banco de reservas nesta sexta, na partida contra o Bayern de Munique, pela Bundesliga.

Para o Atlético, seria o melhor dos mundos. O clube não precisaria gastar dinheiro na compra de direitos econômicos de outra agremiação, apresentaria uma oferta de trabalho robusta em termos de salários, direitos de imagem e bônus, e ainda teria um jovem atacante com experiência no futebol europeu.

No início deste ano, o Galo fez uma manobra parecida e bem-sucedida, que pode virar modelo no caso de Paulinho (sem garantia de sucesso, claro). Quando contratou Otávio, o Atlético fechou o pré-contrato em janeiro, notificou o Bordeaux, e conseguiu um empréstimo de seis meses antes do contrato definitivo, desonerando os salários do volante para o clube francês.

A notícia de que Paulinho caminha para ficar livre no mercado ano que vem atraiu vários interesses do Brasil. O próprio Vasco chegou a colocar o jogador em pauta, ainda mais com a presença da 777. O Flamengo também sondou, mas, até pela conexão do jogador com o clube da Cruz de Malta, o Rubro-Negro parece um concorrente distante.

Recentemente, Paulinho chegou a falar sobre sua situação no Bayer Leverkusen. Durante o intervalo do jogo contra o Hertha Berlin, em 10 de setembro, o atacante não foi relacionado, e postou um vídeo treinando a parte física. O jornal “Bild” escreveu que o ato seria uma provocação. Paulinho rebateu e disse:

“O Bayer teve a opção de me trocar por direitos financeiros e optou por me manter aqui e pagar meu salário. Vou preparar e apoiar meus companheiros de equipe como sempre”.

– A realidade é que fiz um contrato de cinco anos, estou finalizando o quarto. A princípio não tem renovação, mas temos que analisar as questões mais burocráticas. Já me perguntaram muitas vezes, estou aberto ao que for o melhor para mim. Tenho muito a crescer, a evoluir, futebol brasileiro e europeu são mercados muitos bons – disse o atacante, recentemente, ao “Bem, Amigos”.

Paulinho foi vendido pelo Vasco ao Bayer no segundo semestre de 2018, quando completou a maioridade. Os valores da transferência foram de R$ 18,5 milhões de euros (R$ 76 milhões na época). Na Alemanha, teve bons números na temporada passada – 24 jogos, com 4 gols e 2 assistências no Campeonato Alemão, além de 6 jogos e 1 assistência na Liga Europa.

Prodígio (e contra o Galo)

Paulinho deu seus cartões de visita para o futebol brasileiro em 2017. Era um jovem de 17 anos que pintava no time principal do Vasco. No duelo contra o Atlético em 23 de julho de 2017, ele fez os dois primeiros gols como profissional na vitória vascaína por 2 a 1. Virou o jogador mais jovem a marcar pelo Vasco no século XXI, superando Coutinho.

Curiosamente, o Atlético também foi um dos primeiros adversários de Roberto Dinamite, máximo goleador e ídolo do Vasco, que estreou também aos 17 anos em 1971, ano no qual o Galo foi campeão brasileiro pela primeira vez.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Paulinho
Comente

Veja também
Especialista? Carille encontra dificuldades para ajustar defesa do Vasco

Setor defensivo do Vasco da Gama cometeu diversos erros nas primeiras quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.

Maurício Lemos não emplaca sequência no Vasco e sofre com lesões

Zagueiro uruguaio contratado com status de titular, Maurício Lemos disputou poucos jogos com a camisa do Cruzmaltino.

Brasileiro de futsal 2025: veja tabela da 1ª rodada e grupo do Vasco

Vasco da Gama é um dos principais times que iniciam a disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, no dia 2 de maio.

Vasco perde para o Athletico-PR pelo Brasileiro Sub-20

O Vasco da Gama perdeu para o Athletico-PR pelo placar de 1×0 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco terá dura sequência fora de casa no Brasileiro e precisa pontuar

O Vasco da Gama terá 4 jogos pelo Brasileiro fora de casa e só retornará a jogar em São Januário no dia 17 de maio.

Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.