Pássaro explica como será a reestruturação do elenco do Vasco para 2021

Alexandre Pássaro explicou como será feita a restruturação do elenco do Vasco da Gama para 2021 e prega calma com os jovens.

Alexandre Pássaro em entrevista nesta sexta-feira
Alexandre Pássaro em entrevista nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/Vasco TV)

O torcedor do Vasco tem um justificado carinho pelas categorias de base do clube. Também pudera. Além de ídolos que dela saíram, títulos são rotina. E há quem tenha se empolgado com a utilização de um time jovem nos dois primeiros jogos do Campeonato Carioca. Contudo, a média de idade deverá subir consideravelmente, principalmente na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

– Não podemos errar no processo. Nos últimos 16 times que subiram (da B para a A) a média era maior que 25 anos. Isso mostra que é assim. Não adianta a gente achar que uma base boa vai sustentar. Se não, os maiores clubes do mundo só usariam a base. Não podemos iludir nem antecipar – explicou o diretor executivo de futebol do Cruz-Maltino, Alexandre Pássaro, na última sexta-feira.

O que foi rebaixado no último brasileiro já era composto por muitos jovens, e vem sendo uma rotina do clube nos últimos anos. Mas nem sempre a resposta é imediata. O goleiro Lucão, de 20 anos, falhou num jogo decisivo; Bruno Gomes, de 19, teve as primeiras chances em 2019, perdeu espaço e o recuperou mais recentemente. Faz parte.

A formatação do elenco teve esperança no amadurecimento de Vinícius, Talles Magno e Gabriel Pec como pontas eficientes desde o início da temporada. No ano anterior havia Marrony, mais maduro, e Rossi.

– Hoje, 51% do nosso elenco é formado na base. Cinco ou seis acabam indo para o jogo e nós não podemos interferir, é trabalho do treinador. O que eu entendo é que todo time tem que ser equilibrado na idade. Tem um conceito americano usado em diversos esportes que diz que 33% do elenco tem que ser de atletas mais novos, 33% um pouco mais velhos e outros mais velhos ainda. Não vamos montar time assim só, mas vamos buscar equilíbrio – ponderou Pássaro. E completou:

– Hoje temos um número alto frente ao cenário que vamos enfrentar. No contrato do próximo treinador terá a diretriz de como o elenco precisa ser montado. No acordo vai ter a determinação de planejamento de que pelo menos um terço do time tem que ser formado na base do Vasco. Não adianta ter base frutífera e não ter espaço. Tudo isso vai ser conversado e assinado – garantiu o executivo.

Fonte: Lancenet

4 comentários
  • Responder

    Boa noite.
    Na minha opinião, tem que comecar contratando um bom goleiro, tipo o Gatito Fernandes, pois na minha opinião, o Fernando Miguel, é muito fraco!

  • Responder

    Da base eu só vi vantagem mesmo em Ricardo Graça e Tales Magno. O Tenório já sabe atacar mas ainda é fraco na marcação. Bruno Gomes tá imaturo ainda, aliás quase todos.

  • Tem jogador da base que e fraco e não adianta insistir. Por exemplo; Tenório, Vinícius, Tiago Reis, Miranda, Tales que andaram jogando e não tem condições de serem titulares. Se continuar aproveitando o Vasco vai cair pra série c. O Vasco precisa de reformulação com a contratação de dois laterais, um direito e um esquerdo; dois zagueiros, dois volantes, um meia e três atacantes, principalmente dois de beirada. Se não contratar e bons no FF adores vai sofrer pra subir e talvez até ir pra série C se continuar com Castan, Picachu, Henrique, Tales e Cia.

  • Responder

    Só falo uma coisa: deixa o novo técnico formar o elenco. Fica um monte de gente que nunca jogou bola, meter o bedelho. Aí tem! Empresário quer que o dele jogue para levar vantagem… olho nisso pessoal!!!

Comente

Veja também
Veja os bastidores da situação de Carille no Vasco

Fábio Carille terá sua permanência no Vasco da Gama reavaliada após confrontos contra Puerto Cabello e Sport.

Fluminense e Flamengo rebatem informação e esclarecem acordo com Vasco por Maracanã

Fluminense e Flamengo desmente informação de que o Vasco da Gama integraria o consórcio do Maracanã e esclarece acordo.

Vasco encaminha rescisão de contrato com De Lucca

Fora dos planos da comissão técnica para 2025, o volante De Lucca encaminha rescisão de contrato com o Vasco da Gama.

Vasco confia na força de São Januário em reencontro com competição internacional

Vasco da Gama volta a disputar um jogo internacional em SJ após quase 5 anos e confia na força do estádio para buscar a vitória.

Adson está fora do jogo contra o Puerto Cabello-VEN

Adson voltou a sentir dores na perna direita, mesmo local em que passou por cirurgia por causa da fratura na tíbia.

Maxime Dominguez se manifesta sobre saída do Vasco: ‘Não estava feliz’

O suíço Maxime Dominguez disputou 14 jogos com a camisa do Vasco da Gama, fez um gol e deu uma assistência.

Edmundo prevê futuro de Fábio Carille no Vasco

O ex-jogador Edmundo ainda criticou o técnico Fábio Carille por poupar jogadores na partida contra o Corinthians.

Lugano surpreende ao projetar futuro do Vasco na Sul-Americana

Lugano aposta na torcida e na força de São Januário como trunfos do Vasco nos confrontos de mata-mata da Sul-Americana.

Vasco anuncia contratação de Emanuel para o Sub-17

O atacante Emanuel Ribeiro, de 17 anos, assinou contrato profissional com o Vasco da Gama até março de 2028.

Matheus Curopos exalta evolução do Sub-20 e destaca trabalho da comissão

Matheus Curopos ressalta solidez ofensiva e defensiva do Sub-20 do Vasco e destacou os números da equipe na temporada.