Participante do ‘No Limite’, Ipojucan tem nome inspirado em craque do Vasco

Integrante do programa da TV Globo foi batizado com o mesmoo nome de ídolo do Expresso da Vitória do Vasco da Gama.

Ipojucan do Programa 'No Limite' e Ipojucan do Vasco da Gama
Ipojucan do Programa 'No Limite' e Ipojucan do Vasco da Gama (Foto: Montagem Extra)

Quantos Ipojucan estão entre o seu círculo de amigos? O nome de um dos participantes de “No limite” andou chamando a atenção. Mas de onde vem? O significado é indígena e já teve até astro do Vasco, um dos “cérebos do esquadrão” nos anos 40, como xará. O avô do isolado é que era fã do atleta e batizou o filho, que decidiu passar para a geração seguinte, quando viu nascer o seu Ipojucan Ícaro.

— Meu pai era vascaíno doente. Ele queria colocar o nome do meu irmão mais velho de Ipojucan, por causa do jogador, mas minha mãe não deixou. Em 1957, que o atelta já estava na seleção brasileira, meu pai insistiu: “o próximo filho será Ipojucan”. Minha mãe aceitou, porque ela achou que ia nascer uma menina. Só que aí veio outro homem, que sou eu, e fui batizado de Ipojucan em homenagem ao ídolo dele — diz Ipojucan, que acabou seguindo com a tradição ao batizar o filho: — Eu quis colocar o nome dele de Ipojucan também porque eu gostava do meu, achava diferente e bonito. O Vasco ficou só na inspiração do meu pai mesmo, avô do Ipojucan Ícaro.

Segundo o “SuperVasco”, site especializado em notícias sobre o Clube de Regatas Vasco da Gama, em 1954, Ipojucan bateu na trave para ser convocado para a Copa do Mundo. Já que era um astro do time, um jogador de destaque e decisivo. O gol que o jogador Ademir marcou para o bicampeonato estadual do time, foi assistência de Ipojucan. A estreia dele pela seleção foi em 1952 no Pan-americano, a vitória do Brasil por 3×0 contra o Chile contou com assistência do ídolo para o gol de Pinga. Por mais que o astro tenha tido muito sucesso, parece que colocar o nome não surtiu efeito em torcer pelo time.

— Meu pai, coitado, ele não brigava, mas não esperava que eu seria flamenguista. E não só eu, como o neto (o Ipojucan que está em “No limite”) é torcedor do Flamengo também — diverte-se.

O site “Nomes info”, que pesquisa e informa nas redes o significado dos nomes, definiu o nome Ipojucan como de origem indígena, com o significado de “matador” vindo de variação tupi-guarani. E são poucos: o levantamento na internet mostra que apenas 127 pessoas são registradas com esse nome. Segundo crenças, os pontos positivos de quem carrega esse nome são a solidariedade, organização, amor, tolerância e sensualidade. Já os negativos são a arrogância, intolerância, irresponsabilidade, apego ao passado e inquietação. Será que o jogador do “No Limite” carrega essas características?

Nascido no Rio de Janeiro, mas atualmente morando em Minas Gerais, Ipojucan Ícaro é artista, filmmaker e circense. Ele garante que a vida dele tem sido no limite desde que saiu de casa para acreditar no impossível.

“Sai de casa para acreditar nos meus sonhos, vivendo a vida como artista de rua nos metrôs, calçadas e praças. Sou ariano, uma pessoa quente então chuto o balde várias vezes, mas aprendi que temos que resolver as coisas com diálogo. Só que ai meu karma é que sou o chato que fica chamando para conversar sempre”, contou o artista circense na entrevista ao programa.

Fonte: Extra

1 comentário
  • Responder

    Por ser Flamenguista quase mancha o nome de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro .

Comente

Veja também
Definida a arbitragem para o jogo entre Vasco e Palmeiras

Arbitragem para o jogo entre Palmeiras e Vasco da Gama neste domingo, no Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro.

Confira quais canais transmitem o jogo entre Palmeiras e Vasco

Confira quais canais transmitem o jogo entre Vasco da Gama e Palmeiras neste domingo, no Mané Garrincha, pelo Brasileiro.

Saiba quem é José Peseiro e o que ele já conquistou para ser cogitado no Vasco

Em busca de um novo técnico, José Peseiro é cogitado no Vasco da Gama; saiba quem é e as conquistas do português.

Zinho é sincero e não demonstra otimismo com título do Vasco em 2025

O comentarista Zinho afirmou que o Vasco da Gama com o atual elenco não brigará por títulos nesta temporada.

Pedrinho estaria interessado na contratação de José Peseiro

Pedrinho demonstrou interesse na contratação do técnico português José Peseiro, após negociação com Diniz travar.

Vegetti tenta encerrar jejum de gols em 2025 contra rival que é pedra no sapato

Vegetti quer voltar a balançar as redes neste domingo para encerrar sua seca em 2025 e por fim a escrita incômoda contra o Palmeiras.

Adson não jogou contra o Operário-PR por decisão de Felipe; veja motivos

Adson teve evolução nos treinos e a decisão de não colocar o atacante no 2º tempo contra o Operário foi técnica.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Palmeiras

Confira a lista de jogadores do Vasco da Gama relacionados para o jogo contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

Pedrinho se manifesta sobre negociação com Fernando Diniz

Pedrinho afirmou que as conversas com Fernando Diniz ainda estão em estágio inicial e que pode ou não ser concretizada.

O que esperar de Vasco x Palmeiras na próxima rodada do Brasileiro

Vasco da Gama e Palmeiras duelam pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um embate que reserva objetivos distintos.